Otávio, não estão faltando furos nestes alargadores? :shock: Como eles são fixados no cubo? Como as rodas são fixadas nos alargadores? Os furos são poucos e feitos de forma irregular, será que eu comi bola e não estou entendendo algo?
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Hoje eu fui entregar ao comprador os pneus 205/75 R15 que eu estava vendendo. Ao lado de meu carro, no estacionamento onde estávamos, havia uma Kia Sportage, modelo novo. Coloquei um dos meus pneus ao lado do pneu da Sportage, e vi que os diâmetros eram praticamente iguais. Infelizmente, não anotei as medidas dos pneus da Sportage, sei que eram 2X5/65 R16 (o "X" pode ser de 0 a 3 :mrgreen:), mas não deve ser difícil, para um eventual interessado, ver em qualquer Sportage (modelo novo!) que encontrar qual é o valor deste "X". Talvez esta possa ser mais uma opção de pneu para o Niva!
Pois é, Otávio, eu fui depois olhar as suas fotos novamente, e percebi que estes alargadores são "universais", ou seja, servem para diferentes furações de roda!
O problema de usar espaçadores que aproveitam os prisioneiros originais é que, em alguns casos, as porcas não são parafusadas totalmente, ou seja, uma parte das porcas não estará fixa no prisioneiro. Você saber dizer se, no Niva em que estavam instaladas, houve troca dos prisioneiros originais por mais longos?
No meu Niva, os "alargadores" são arruelas de aço superpostas, eram três em cada prisioneiro, enquanto eu usava as rodas originais, depois apenas dois em cada prisioneiro, pois as rodas Mangels dão de chapa mais grossa, o que faria com que as porcas não fossem totalmente parafusadas nos prisioneiros.
Por isso que "só" tem 8mm de espessura.
Eu tinha outro tipo de espaçadores no CJ, que eram de 50mm. Estes tinham furos p/ serem fixados nos cubos através do prisioneiro e prisioneiros próprios pra prender na roda.
Não sei se foram trocados os prisioneiros, mas acredito que sejam originais.
eu tenho pneus 0% terra, e as medidas sao 205/75 R16, e os trazeiros raramente (muito raramente) raspam na parte trazeira, os dianterios nao raspam nada.
Nota: nao tenho suspensao levantada!!
Bem pessoal, parece que no meio do caminho o topico desvirtuou então vou voltar a pergunta original: colocando pneus 7.50x16 o que eu deveria verificar para não ter problemas com suspenção etc... é que apareceu um jogo destes pneus por um bom preço e como eu estou usando o Niva para trilhas gostaria de pneus com um pouco mais de tração...
No meu Niva tenho pneus pirelli scorpion 205x70x15 para andar na cidade, que deixam o volante muito, muito pesado, mas são ótimos para ambientes urbanos, estrada e um pouco de terra, mas nada mais complicado que terra batida.
Para trilha uso pneus 650x16 argentinos (Fate), que são ótimos, deixam o volante bem mais fácil nas manobras e me levam por todo tipo de lama, sem problemas, mesmo aquelas bem molhadas e soltas. Outra vantagem é que sendo mais altos, deixam os diferenciais mais longe do chão e evitam que eles prendam o carro na terra. Como nem tudo é bom, eles vibram muito e fazem muito barulho e deixam o carro mais instável na estrada, principalmente em piso molhado, por isso eu os coloco somente para encarar barro mesmo.
No último final de semana mesmo, depois de tanta chuva percorri estradas perto de Monte verde que só os tratores estavam passando, até pick-up S10 4x4 eu vi atolada (com pneus originais) sendo retirada por tratores, mas o meu Niva passou sem grande dificuldade, 'graça ao piloto', Rs, e aos pneus...
Abraços.