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Mitos da troca de motor original po AP (duvidas)

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  • 02/07/2008, 12:09
    Girti
    Citação:

    Postado originalmente por camaradaboris Ver Post
    Como comprei este Niva com motor literalmente "desmontado numa caixa" e o bloco tirei do terreno do antigo dono onde fazia +-2 anos que estava lá, e o antigo Dono foi muito honesto em falar tudo isto comigo, p saber onde estava pisando..:lol:

    Minhas suspeitas foram confirmadas,:putz: qd o mecanico de minha confiança, levou o motor p retifica p fazer um orçamento, e lá disseram q os pistões estavam muito ruins, o cabeçote nem tanto, mas o bloco teria que passar por um processo q não entendi muito, em q seria cortado e poderia ficar mais fino, e com o tempoooo "poderia" haver até alguma rachadura no bloco... Enfi mpraticamente condenou o coitado...:parede:

    Mas de acordo com o rapaz da retifica, o motor AP se incorpora muito bem no Niva não precisando de muita adaptação já que a caixa cai legal p o AP, qd perguntei se lá tinha algum AP usado, achei ele muito sincero ao dizer q tinha um mais de santana 2000 com injeção e q não valia apena p mim ele disse q eu procurasse um AP CARBURADO , de Passat, Del Rey, Pampa, Escort, Verona,Versailes, Golm, Logus... estes carros mais antigos q com certeza acharia um bem mais em conta do que o dele com injeção.

    Aí vem minha dúvida o motor AP destes carros tb antigos, se encaixam como uma "luva" no Niva???? :?:

    Qto a Documentação, outra pessoa me disse q como o niva é 1991, naquela época os motores não eram marcados,por isto não precisa de nota fiscal do motor na hora do DETRAN , basta mostrar o contrato de venda do motor autenticado e só !! E aí tem fundamento
    isto galera???:oops:

    e por ultimo achei em um desmanche um motor de um LAIKA, onde o sucateiro disse q era o mesmo motor do Niva, não é nehuma Brastemp rsrs mas tava até baratinho:dance:,e como estava funcionado na propria sucata do LAIKA, ele ligou e pegou sem muito esforço, e me disse que era tirar de um e colocar no outro, achei meio suspeita a conversa pois qd vejo muita facilidade e preço fico desconfiado...

    Quem pode me ajudar Galera????

    Os motores AP não "caem como uma luva" nos Niva, é necessário comprar um kit de adaptação, e esta adaptação deve ser feita com muito cuidado e critério, senão é problema garantido!

    Muitos Laikas (e poucos Nivas) vieram com motores 1.5, portanto, todo cuidado é pouco, são grandes as chances do motor ser 1.5 (que, externamente, é igual ao 1.6, fica difícil descobrir). Caso seja 1.5, a mudança para 1.6, com retífica e troca de pistões não é recomendável, pois as paredes do bloco ficarão extremamente finas, portanto frágeis.
  • 02/07/2008, 12:10
    Girti
    Citação:

    Postado originalmente por shuther4x4 Ver Post
    1.5 é o do Samara. Do laika é 1.6. É o mesmo motor do niva!
    Abraços

    Os Samara vieram também como motor 1.3
  • 02/07/2008, 22:02
    shuther4x4
    Essa eu não sabia!
    Citação:

    Postado originalmente por Girti Ver Post
    Muitos Laikas (e poucos Nivas) vieram com motores 1.5, portanto, todo cuidado é pouco, são grandes as chances do motor ser 1.5 (que, externamente, é igual ao 1.6, fica difícil descobrir). Caso seja 1.5, a mudança para 1.6, com retífica e troca de pistões não é recomendável, pois as paredes do bloco ficarão extremamente finas, portanto frágeis.

    Gil, tem certeza que veio niva 1.5?. Essa sinceramente eu não sabia!
    E o laika 1.5 só 91 e 92, sendo que 1.6 91, 92, 93, 94 e 95 (ou seja, provavelmente tem mais laika 1.6)
    Então o mais garantido para o camarada não tomar bola é olhar o doc do carro certo?
    Abraços.
  • 03/07/2008, 11:37
    Girti
    Citação:

    Postado originalmente por shuther4x4 Ver Post
    Gil, tem certeza que veio niva 1.5?. Essa sinceramente eu não sabia!
    E o laika 1.5 só 91 e 92, sendo que 1.6 91, 92, 93, 94 e 95 (ou seja, provavelmente tem mais laika 1.6)
    Então o mais garantido para o camarada não tomar bola é olhar o doc do carro certo?
    Abraços.

    Certo!

    Não só Laikas vieram com o motor 1.5, mas alguns poucos Nivas tiveram o bloco do 1.5 modificado para 1.6 (na fábrica), e seus donos só irão descobrir isto quando forem fazer uma retífica e descobrirem que as paredes são mais finas. Coisas da extinta URSS....
  • 03/07/2008, 18:38
    f_buco
    Fala, blz, então tem um camarada aqui do forum, Walter Louzan, q está trocando o motor dele por um Ap, ele falou q ta tentando vender o motor dele, entre em contato, para ver o estado do mesmo e tbm se vale a pena vc comprar o motor com ele,
    boa sorte!!!
    Entre nesse link q ele aparece, mande um MP para ele.
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=42128
  • 05/07/2008, 19:38
    wltreis
    camarada Boris, vou trocar meu motor em breve, ele é original lada com carburador weber, no entanto o consumo para min ainda está alto, então vou colocar um xud a diesel do jpx, até onde pesquisei é a melhor opção, pode ser encontrado na faixa de 2 mil R$ , dependendo do que for rodar vale a pena o maior investimento. Boa sorte !
  • 06/07/2008, 18:10
    shuther4x4
    Putz!
    Citação:

    Postado originalmente por Girti Ver Post
    Certo!

    Não só Laikas vieram com o motor 1.5, mas alguns poucos Nivas tiveram o bloco do 1.5 modificado para 1.6 (na fábrica), e seus donos só irão descobrir isto quando forem fazer uma retífica e descobrirem que as paredes são mais finas. Coisas da extinta URSS....

    Só falta eu ter sido o premiado!!!!!!!!
  • 13/07/2008, 11:11
    eniomurara
    Caracas ... quando estava pesquizando NIVAS a venda ... muitos deles eram anunciados com sendo equipados com AP 1.8 ou 2.0 ... aLgo perto dos 50% ... entãoses .., onde foram parar os motores originais ??? Deve ter motor 1.6 NIVA encostado por ai ... esperando por um comprador ... só não vale pedir uma grana alta ... por um preço justo da pra comprar e dar uma geral no bixinho. Abraço.
  • 25/10/2008, 11:50
    MUSQUITO, André Luzório
    NIVA AP 2.0 sem numero do motor no documento
    Tem um NIVA - motor AP 2.0 gasolina - que estou decidido a comprar e que está com GNV vistoriado e homologado. Fez sua última vistoria em 2006, mas tá pago (IPVA) até 2008.

    Ele tem documento como "1.6 4X4", porém já passou pela vistoria do GNV e do Detran em 2006 COM O MOTOR AP 2.0 NELE.

    Como procedo, no caso do antigo dono não ter a nota fiscal do motor AP no NIVA?

    Já decidi que quero o carro : anda muito, bebe 8,5 - 9,5 km/l na GASOLINA, está com pneus BF 32", suspensão levantada e lataria e pintura 100%. Ainda tem o GNV e todos os acessórios...

    Só não vem com direção aliviada e ar condicionado... :oops:

    Ajudem-me, por favor.
  • 25/10/2008, 12:14
    Marcio Rossetto
    Camarada , o meu também esta com o ap 2.0 e não fiz nenhuma regularização no Detran, mas eu comprei com o motor original .

    Na última vez que fiz uma vistoria , isso a 4 anos atrás eles nem olharam o motor , só numero de chassis .

    Se agora ( se informe com um despachante ) eles olham numero de motor na transferência , também não vai adiantar só a nota fiscal .

    Vc vai ter que também homologar a troca do motor no Detran
    " Alteração de motor " , cujo procedimento é específico .
    Eles aceitam uma declaração de origem idônea do motor .

    Agora se a transferência for direta , sem vistoria , verifica a consulta do motor , se nada consta , compra o Niva e um abraço .
  • 25/10/2008, 12:29
    MUSQUITO, André Luzório
    Meu caro Camarada Rosseto,

    Primeiramente, muito obrigado.

    Olha, como faço esta tal declaração de idoineidade do motor se o atual dono já o comprou com o Ap nele? E se eu não achar o bendito dono do moror AP que está no Niva? O dono do Niva é um cara que parece ser sério, Oficial do Bombeiro. Ele se comprete a fazer a venda em cartório, além de me propor uma carta de responsabilidade legal se algo der errado lá na transferência do DETRAN.

    Mas talvez nem ele saiba o risco dos carinhas do Detran ficarem com o "motor" lá...

    O problema maior é que eu andei no Bicho Amarelo e ele está porreta. Só tem que calçar a caixa de trasmissão - bate um pouco em certas ocasiões, sei lá, por causa do ap? - e consertar o limpador dianteiro.

    No mais, ele está parrudo e com lataria e cambio ok.

    Que dúvida esta minha...

    Me ajudem!!!
  • 25/10/2008, 15:02
    Revoltz
    Sobre essas documentações, eu irei levar a M.Bison para vistoriar nesta terça feira ela ja esta com motor AP e ja consta no DOC. Bem sobre o seu caso eu havia levantado que basta uma carta de responsabilidade sobre o motor do propietario que se encontra o veiculo assumindo qualquer responsabilidade criminal sobre o motor que eles ja passam para o seu nome com o nr do motor no documento pelo menos foi assim com o meu fusca 66 em Junho, Terça Feira posso confirmar melhor para voce corre atras por que pelo que vi parece que eles não vão mais aceitar a partir do ano que vem motor com cilindrada diferente do que o original no carro, agora quem ja tem não muda nada. ;)
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