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Convex Datacenter
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  • #49



    Citação Postado originalmente por H. Reis Ver Post
    "... C/ faço p/ testar o bloqueio do meu Niva?? ... A redução ja testei e sei que funciona, mas o bloqueio tenho duvidas!!! ... "
    CAmaRAda Reis, primeiramente, bem-vindo ao fórum.
    Se você é "marinheiro de 1ª viagem" com o Niva, aqui você vai encontrar muuuuuuuuita coisa sobre o russinho.
    Uma dica que eu dou a todos os novos membros, é em relação à PRINCIPAL ferramenta do Forum: O botão Pesquisar!
    Com ele, você pode achar (quase) tudo o que se procura, pois certamente,
    alguém já padeceu das mesmas dúvidas que você, ok ?

    Bom, quanto ao teste do bloqueio, o meu eu testei na areia mesmo ,
    mas nesse link você encontra um sugestão de teste http://nivaclubecuritiba.v10.com.br/dicas_niva.htm .
    Ver a 4ª dica (contando "de baixo pra cima")....

    Outra coisa que você pode fazer, é encostar o Niva em um "canteiro" que seja de areia,
    ou outro piso de baixa aderência, e subir as rodas da frente no canteiro, de preferência, o mais perpendicular ao canteiro possível.
    Tente sair de ré com o carro. Se ele "ameaçar sair", acelere mais forte, de forma que as rodas dianteiras fiquem "atoladas".
    (O diferencial central vai jogar a tração para o eixo com menor resistência - no caso, o dianteiro - e ele não vai sair).
    Ao acionar o bloqueio, o Niva deve sair normalmente, pois as rodas de trás estarão tracionando no asfalto, e vão tirá-lo de lá.

    Ah, um detalhe:
    Talvez, quando você tente desengatar o bloqueio, a alavanca esteja um pouco dura e você não consiga .... Normal !
    Como seu último trajeto "foi de ré", ande um pouco pra frente (2 ou 3 metros tá bom) e tente desengatar novamente o bloqueio:
    Agora deverá ser beeeem mais fácil .... - importante NÃO FAZER CURVAS, uma vez que estará no asfalto ... -
    O "contrário" também procede: Se você andou "bloqueado" pra frente, antes de desengatar, rode alguns metros pra trás e verás a diferença !

    No mais, aproveite o "carrinho" e tudo que ele tem a lhe oferecer: Não irás se arrepender !

    []'s

  • #50
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    Moçada,

    O imbecil aqui, por ter um Painel não-original no Niva, onde não há luz de indicação de Bloqueio ligado, SE ESQUECEU de desligar o bloqueio após seu uso (só tirei a reduzida ) e andou uns 3 km em estrada de terra muito ruim (no máx 30 km/h) e também uns 2 km no asfalto, indo até uns 90 km/h, muito embora sem fazer curvas, era uma reta longa.

    Senti o Niva "preso", me toquei da merda feita, encostei de imediato e desliguei o bloqueio.

    Continuei andando normalmente, embora sentisse que a vibração tenha aumentado um pouco.

    O Niva já está na oficina, devendo ficar pronto na data de hoje (12/06). Aparentemente, apenas alguns rolamentos foram pro saco, bem como o alinhamento dos eixos cardãs. Já que pelo visto eu virei cobaia, assim que eu tiver um diagnóstico mais preciso, volto aqui e posto o que reamente aconteceu nesse caso, de forma a contribuir para a Comunidade aqui entender melhor esse tema.
    4X4 Brasil Razão: ortografia

  • #51
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    Citação Postado originalmente por Soldier Ver Post
    Já ouvi "entendidos" e mecânicos especialistas dizerem que andar direto na reduzida sem necessidade pode danificar/quebrar o prisioneiro do diferencial... aliás, tb li no manual que não se deve passar dos 60 km/h com ela acionada.

    Se é lenda eu não sei, mas por via das dúvidas, eu não faço e não recomendo.

    []s

    Eu tb não ! Até porque é muito difícil passar de 60 km/h em um Niva reduzido, a não ser que o proprietário esteja a fim de fazer um "stress test" no aperto de todos os parafusos do Jipe.

  • #52
    Usuário Avatar de Prieto 4x4
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    Citação Postado originalmente por Luciano SHAKALL Ver Post
    Pietro, o CAmaRAda Cassiano instalou no eixo traseiro do "X-Niva" um bloqueio que ele mesmo produziu,
    mas não é 100%, e sim do tipo LSD... veja no link: http://www.natal4x4.com.br/limitador.htm .

    []'s
    Valeu Shakall.

    O X-Niva do Cassiano realmente emprega soluções muito engenhosas.

    Vou manter contato com ele à este respeito.

    Obrigado.

    Cesar

  • #53
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    Citação Postado originalmente por Pinaudmaster Ver Post
    Moçada,

    O imbecil aqui, por ter um Painel não-original no Niva, onde não há luz de indicação de Bloqueio ligado, SE ESQUECEU de desligar o bloqueio após seu uso (só tirei a reduzida ) e andou uns 3 km em estrada de terra muito ruim (no máx 30 km/h) e também uns 2 km no asfalto, indo até uns 90 km/h, muito embora sem fazer curvas, era uma reta longa.

    Senti o Niva "preso", me toquei da merda feita, encostei de imediato e desliguei o bloqueio.

    Continuei andando normalmente, embora sentisse que a vibração tenha aumentado um pouco.

    O Niva já está na oficina, devendo ficar pronto na data de hoje (12/06). Aparentemente, apenas alguns rolamentos foram pro saco, bem como o alinhamento dos eixos cardãs. Já que pelo visto eu virei cobaia, assim que eu tiver um diagnóstico mais preciso, volto aqui e posto o que reamente aconteceu nesse caso, de forma a contribuir para a Comunidade aqui entender melhor esse tema.

    Pessoal, perguntas de um inexperiente:

    Ao se trafegar em pisos firmes com o diferencial central "bloqueado", o que normalmente pode ser danificado? O próprio diferencial central? Os diferenciais traseiros ou dianteiros? Outras peças?

    É tão frágil assim, ou seja, rodou um pouco nesta situação é pronto......"foi pro saco".......????


    abs

    Cesar

  • #54
    Citação Postado originalmente por Prieto 4x4 Ver Post
    Pessoal, perguntas de um inexperiente:

    Ao se trafegar em pisos firmes com o diferencial central "bloqueado", o que normalmente pode ser danificado? O próprio diferencial central? Os diferenciais traseiros ou dianteiros? Outras peças?

    É tão frágil assim, ou seja, rodou um pouco nesta situação é pronto......"foi pro saco".......????


    abs

    Cesar
    Não se preocupe, César, a coisa não é tããão radical assim! Se você rodar com o carro bloqueado por algum tempo, em condições normais, tudo bem, o que não se pode fazer é forçar o sistema. Exemplo: várias curvas fechadas em alta velocidade, ou várias arrancadas fortes em piso de boa aderência. São situações pouco prováveis, e o ruído das engrenagens irá alertá-lo de que algo está errado, permitindo a correção do erro. Isto me aconteceu uma vez em um posto de gasolina próximo a Lima Duarte. Eu estava em viagem, com meu Niva 98, seguindo de Ibitipóca para Visconde de Mauá, quando o carro começou a fazer um ruído muito forte de engrenagens. Fiquei preocupadíssimo (estava a mais de 400 Km de casa!), liguei para o Wilson, e ele, após ouvir a dewscrição do problema, me perguntou se o bloqueio não estava engatado. Eu respondi que não, pois a luz de aviso não estava acesa, mas, logo em seguida, constatei que o boloqueio estava engatado, mas a luz não estava acesa (mau contato, descobrimos depois). Desengatei o bloqueio e segui viagem, chegando são e salvo em Visconde de Mauá. Neste dia, rodei os vários Km entre Ibitipóca e o posto de gasolina com o bloqueio engatado, sem perceber, pois as curvas eram abertas e a estrada era de terra, mas nada de mal aconteceu com as engrenagens.
    Gil Roberto
    Niva 95 - "SUVdesenvolvido"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/album.php?albumid=204

  • #55
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    Citação Postado originalmente por Girti Ver Post
    Não se preocupe, César, a coisa não é tããão radical assim! Se você rodar com o carro bloqueado por algum tempo, em condições normais, tudo bem, o que não se pode fazer é forçar o sistema. Exemplo: várias curvas fechadas em alta velocidade, ou várias arrancadas fortes em piso de boa aderência. São situações pouco prováveis, e o ruído das engrenagens irá alertá-lo de que algo está errado, permitindo a correção do erro. Isto me aconteceu uma vez em um posto de gasolina próximo a Lima Duarte. Eu estava em viagem, com meu Niva 98, seguindo de Ibitipóca para Visconde de Mauá, quando o carro começou a fazer um ruído muito forte de engrenagens. Fiquei preocupadíssimo (estava a mais de 400 Km de casa!), liguei para o Wilson, e ele, após ouvir a dewscrição do problema, me perguntou se o bloqueio não estava engatado. Eu respondi que não, pois a luz de aviso não estava acesa, mas, logo em seguida, constatei que o boloqueio estava engatado, mas a luz não estava acesa (mau contato, descobrimos depois). Desengatei o bloqueio e segui viagem, chegando são e salvo em Visconde de Mauá. Neste dia, rodei os vários Km entre Ibitipóca e o posto de gasolina com o bloqueio engatado, sem perceber, pois as curvas eram abertas e a estrada era de terra, mas nada de mal aconteceu com as engrenagens.

    Obrigado pelas informações, Gil.

    Realmente eu imaginava que não poderia ( ao menos não deveria ) ser tão frágil assim.

    abs

    Cesar

  • #56
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    Moçada, saiu o diagnóstico: NENHUM PROBLEMA. Apenas foi necessário o realinhamento do conjunto e a vibração desapareceu. Aliás, já quase não vibrava antes e agora vibra ainda menos .

    Aproveitando, consegui instalar no painel a luz vermelha original LADA de indicação do bloqueio ligado, pra evitar mais cagadas.

    Abraços !



    Citação Postado originalmente por Pinaudmaster Ver Post
    Moçada,

    O imbecil aqui, por ter um Painel não-original no Niva, onde não há luz de indicação de Bloqueio ligado, SE ESQUECEU de desligar o bloqueio após seu uso (só tirei a reduzida ) e andou uns 3 km em estrada de terra muito ruim (no máx 30 km/h) e também uns 2 km no asfalto, indo até uns 90 km/h, muito embora sem fazer curvas, era uma reta longa.

    Senti o Niva "preso", me toquei da merda feita, encostei de imediato e desliguei o bloqueio.

    Continuei andando normalmente, embora sentisse que a vibração tenha aumentado um pouco.

    O Niva já está na oficina, devendo ficar pronto na data de hoje (12/06). Aparentemente, apenas alguns rolamentos foram pro saco, bem como o alinhamento dos eixos cardãs. Já que pelo visto eu virei cobaia, assim que eu tiver um diagnóstico mais preciso, volto aqui e posto o que reamente aconteceu nesse caso, de forma a contribuir para a Comunidade aqui entender melhor esse tema.

  • #57
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    Citação Postado originalmente por Pinaudmaster Ver Post
    Moçada, saiu o diagnóstico: NENHUM PROBLEMA. Apenas foi necessário o realinhamento do conjunto e a vibração desapareceu. Aliás, já quase não vibrava antes e agora vibra ainda menos .

    Aproveitando, consegui instalar no painel a luz vermelha original LADA de indicação do bloqueio ligado, pra evitar mais cagadas.

    Abraços !

    No meu é Amarela.....

  • #58
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    Opa, falha nossa !
    É a luz vermelha de indicação do nível baixo de óleo de freio, que na realidade é vizinha da luz amarela original ! Preferi a vermelha pois chama ainda mais atenção quando acesa.
    Obrigado pela ajuda !

  • #59
    Citação Postado originalmente por Prieto 4x4 Ver Post
    No meu é Amarela.....
    No meu é LARANJA !

  • #60
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    Citação Postado originalmente por Luciano SHAKALL Ver Post
    No meu é LARANJA !

    Agora, danou-se.....qual será a original???

    Seria, verde???

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