x
Convex Datacenter
Página 3 de 3 PrimeiroPrimeiro 123
Resultados 25 a 35 de 35

Citação Postado originalmente por baseggiov Ver Post
    Colegas,
    Os fluidos são os mesmos, mesmo?
    Ouvi falar que a embreagem usa fluido de freio, mas que um era 30 e o outro 40.
    Há 99% de chance de eu estar confundindo os números, mas parece que tem dois tipos de fluido de freio mesmo.
    Alguém sabe alguma coisa disso?

Em ambos os casos usa fluido hidraulico conf. DOT-3 ou DOT-4
    [ ] s
    Peter

Usuário Avatar de Soldier
    Entrada
    20/06/2007
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 0

Exclamation

Colegas,
    Os fluidos são os mesmos, mesmo?
    Ouvi falar que a embreagem usa fluido de freio, mas que um era 30 e o outro 40.
    Há 99% de chance de eu estar confundindo os números, mas parece que tem dois tipos de fluido de freio mesmo.
    Alguém sabe alguma coisa disso?
    Tantufaz...

Citação Postado originalmente por Peter Ver Post
    Em ambos os casos usa fluido hidraulico conf. DOT-3 ou DOT-4
    Complementando o que disse o Peter, tanto na embreagem quanto no freio os dois podem ser usados sem alterar a eficiência dos sistemas...

Acrescentando ao assunto, conversei hoje com o "seu" Wilson e segundo o mago, o "sintoma" da falta de fluido na embreagem seria a impossibilidade de engatar ou desengatar as marchas.

[]s
    SOLDIER ADVENTURES
    Land Rover Defender 110 - Peregrina

" ... Os fluidos são os mesmos, mesmo?
    Ouvi falar que a embreagem usa fluido de freio, mas que um era 30 e o outro 40 ... parece que tem dois tipos de fluido de freio mesmo ... Alguém sabe alguma coisa disso? ..."
    Citação Postado originalmente por Prieto 4x4 Ver Post
    "... Tem um convencional e um "alta performance", não é isso? ..."
    Citação Postado originalmente por Peter Ver Post
    Em ambos os casos usa fluido hidraulico conf. DOT-3 ou DOT-4 ..."
    CAmaRAda, como o Peter bem falou, pode-se usar em ambos os casos, o tipo DOT-3 ou DOT-4
    (o 1º era usado em carros mais antigos, e a principal diferença é o ponto de ebulição menor).

Existe também o tipo DOT-5, que é totalmente baseado em Silicone (os DOT-3 e 4 são baseados - se não me engano - em Glycol).
    Esse fluido (DOT-5) não é higroscópico, além de "não manchar a pintura" ; contudo, tem um grande desvantagem - além do preço beeem mais alto - que eu não consigo me lembrar qual é ...

Ah, falando em Higroscopia... no caso dos fluidos de freio, além de aumentar a compressibilidade (como já citei acima), lembrei de outro detalhe: DIMINUIÇÃO DO PONTO DE EBULIÇÃO DO FLUIDO, o que pode fazê-lo ferver em uma situação de uso severo...

É bom lembrar também, que "esse lance de absorver umidade" não acontece apenas com o fluido que está no carro não....
    Aquele frasquinho já aberto que está na garagem (ou porta-malas) para uma eventual "completadada de nível" também sofre os mesmos efeitos...

Quanto ao fato de usar "Fluido de freio na embreagem hidráulica, não é adaptação, é o mesmo fluido mesmo;
    tanto que alguns sistemas usam um só reservatório conjugado, pra freio e embreagem...
    - ou eu muito me engano, ou o sistema de alguns VW eram (são?) assim ...

A utilização de mesmo tipo de fluidos pela indústria não é incomum,
    por exemplo o fluido da Direção Hidráulica é o mesmo do Câmbio Automático ...

[]'s
    4X4 Brasil

Isso DOT 3 e DOT4 e não 30 e 40, como eu já sabia que estava falando errado.
    Valeu pelas explicações.

Responsável por transmitir a pressão que faz acionar as lonas e pastilhas contra os tambores e discos, o fluido de freio raramente é lembrado por muitos motoristas -- um erro que pode deixar o carro sem freios quando mais se precisa deles, como em uma descida de serra.
    O sistema de freios trabalha em alta temperatura, que um fluido novo suporta com segurança. Como o fluido é higroscópico, vai absorvendo aos poucos a umidade do ar e baixando o ponto de ebulição (fervura). Num momento de maior solicitação, atinge uma temperatura crítica e surgem bolhas de ar – que, ao contrário do fluido, podem ser comprimidas –, deixando o pedal "esponjoso", como se diz. Ou, pior, o fluido ferve e ocorre a falha completa do freio.
    Para evitar isso, substitua todo o fluido uma vez ao ano, no caso dos antigos DOT3, ou a cada dois anos, no caso dos DOT4 e DOT5 -- não importa a quilometragem percorrida no período. A classificação DOT (sigla originária do Departamento de Transportes americano) mais elevada indica apenas um fluido mais resistente às altas temperaturas, não influindo no desempenho dos freios.
    A AC Delco, por exemplo, informa que os fluidos de sua fabricação "resistem a severas condições de uso nas temperaturas até 232º C, no caso do DOT3, e até 265º C, no caso do DOT4". Por outro lado, o mesmo fabricante recomenda a troca total do fluido a cada 30.000 km, o que não tem qualquer fundamento: em um carro que roda pouco, essa quilometragem pode levar quatro ou cinco anos para ser atingida, com risco à segurança.
    O fluido tem outras funções, como lubrificar e proteger da corrosão componentes metálicos, como molas e êmbolos, e de borracha, como as de vedação e os tubos flexíveis. É mais um motivo para se exigir o uso de marca reconhecida e de uma embalagem lacrada: um fluido guardado pode não mais conservar suas propriedades originais.
    É normal uma pequena queda do nível de fluido pelo desgaste das pastilhas. Ao completá-lo, evite ultrapassar a marca "máximo", o que pode fazê-lo transbordar com a dilatação do sistema. Uma perda mais acentuada de fluido, contudo, pode indicar vazamento. Quando ocorre, é comum que o curso do pedal aumente e o freio fique "elástico". Mas isso pode indicar também que os tubos flexíveis não mais suportam a pressão e devem ser substituídos.
    (http://www2.uol.com.br/bestcars/ct/fluido.htm)
    (http://www.estradas.com.br/materia_freios.htm)
    (http://www.inmetro.gov.br/consumidor...os/fluidos.asp) ESTA PREOCUPA
    4X4 Brasil

Entrada
    20/06/2007
    Local
    São Paulo/SP

Question Graxa sem graça!

Citação Postado originalmente por Otávio Luiz Ver Post
    E não esqueçam de engraxar a cada 3/4 meses.
    São sete pontos ...
    Otávio e camaradas... assim como fluidos e óleos, existe alguma especificação ou tipo de graxa específica para esses "sete pontos" ou qualquer uma serve

[]s
    SOLDIER ADVENTURES

Citação Postado originalmente por BACALHAU Ver Post
    Responsável por transmitir a pressão que faz acionar as lonas e pastilhas contra os tambores e discos, o fluido de freio raramente é lembrado por muitos motoristas -- um erro que pode deixar o carro sem freios quando mais se precisa deles, como em uma descida de serra.
    O sistema de freios trabalha em alta temperatura, que um fluido novo suporta com segurança. Como o fluido é higroscópico, vai absorvendo aos poucos a umidade do ar e baixando o ponto de ebulição (fervura). Num momento de maior solicitação, atinge uma temperatura crítica e surgem bolhas de ar – que, ao contrário do fluido, podem ser comprimidas –, deixando o pedal "esponjoso", como se diz. Ou, pior, o fluido ferve e ocorre a falha completa do freio.
    Para evitar isso, substitua todo o fluido uma vez ao ano, no caso dos antigos DOT3, ou a cada dois anos, no caso dos DOT4 e DOT5 -- não importa a quilometragem percorrida no período. A classificação DOT (sigla originária do Departamento de Transportes americano) mais elevada indica apenas um fluido mais resistente às altas temperaturas, não influindo no desempenho dos freios.
    A AC Delco, por exemplo, informa que os fluidos de sua fabricação "resistem a severas condições de uso nas temperaturas até 232º C, no caso do DOT3, e até 265º C, no caso do DOT4". Por outro lado, o mesmo fabricante recomenda a troca total do fluido a cada 30.000 km, o que não tem qualquer fundamento: em um carro que roda pouco, essa quilometragem pode levar quatro ou cinco anos para ser atingida, com risco à segurança.
    O fluido tem outras funções, como lubrificar e proteger da corrosão componentes metálicos, como molas e êmbolos, e de borracha, como as de vedação e os tubos flexíveis. É mais um motivo para se exigir o uso de marca reconhecida e de uma embalagem lacrada: um fluido guardado pode não mais conservar suas propriedades originais.
    É normal uma pequena queda do nível de fluido pelo desgaste das pastilhas. Ao completá-lo, evite ultrapassar a marca "máximo", o que pode fazê-lo transbordar com a dilatação do sistema. Uma perda mais acentuada de fluido, contudo, pode indicar vazamento. Quando ocorre, é comum que o curso do pedal aumente e o freio fique "elástico". Mas isso pode indicar também que os tubos flexíveis não mais suportam a pressão e devem ser substituídos.
    (http://www2.uol.com.br/bestcars/ct/fluido.htm)
    (http://www.estradas.com.br/materia_freios.htm)
    (http://www.inmetro.gov.br/consumidor...os/fluidos.asp) ESTA PREOCUPA
    CACILDA!!! Depois de uma aula dessas, posso desligar o computador, já não preciso ler mais nada hoje!
    Gil Roberto
    Niva 95 - "SUVdesenvolvido"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/album.php?albumid=204

Soldier, no CJ eu usava graxa comum. Engraxava nos postos de beira de estrada, pois eles prestam este serviço p/ caminhões.
    Já o Niva engraxo com graxa branca. Porquê? Por que é a graxa que o mecânico usa. Como os bicos das graxeiras do Niva são um pouco diferentes e de difícil acesso não consegui mais engraxar no posto.
    E nem toda cruzeta tem graxeira. As minhas não tem, segundo o mecânico que sempre cuidou dele porque não são as originais russas. Seriam as argentinas? Não sei...

Entrada
    20/06/2007
    Local
    São Paulo/SP
    Soldier, no CJ eu usava graxa comum. Engraxava nos postos de beira de estrada, pois eles prestam este serviço p/ caminhões.
    Já o Niva engraxo com graxa branca. Porquê? Por que é a graxa que o mecânico usa. Como os bicos das graxeiras do Niva são um pouco diferentes e de difícil acesso não consegui mais engraxar no posto.
    E nem toda cruzeta tem graxeira. As minhas não tem, segundo o mecânico que sempre cuidou dele porque não são as originais russas. Seriam as argentinas? Não sei...
    Ééééé... graxa branca

Valeu Otávio
    SOLDIER ADVENTURES

Usuário Avatar de Prieto 4x4
    Entrada
    03/09/2007
    Local
    Mogi das Cruzes/SP
    Otávio

Também estou levando o Niva para "banho e tosa" em um posto que lava caminhões. Foi o único que não ficou torcendo o nariz para lavar o carro após a trilha. Não sei porque....
    Eles já lavavam e lubrificavam os Willys da moçada, mas no meu Niva o rapaz que engraxava me disse que em algumas cruzetas as "graxeiras" estavam quebradas, que eu deveria levar até um mecânico. Talvez seja esta situação que você descreveu...

abs, bom feriado à todos.
    Espero ir para a lama este fim de semana

Cesar

Aula? Que aula?

Citação Postado originalmente por Girti Ver Post
    CACILDA!!! Depois de uma aula dessas, posso desligar o computador, já não preciso ler mais nada hoje!

Menos, Gil, menos.
    Frente as "feras" que frequentam este Fórum glorioso, quem sou eu para dar qualquer aula?
    Se você abriu o primeiro link da minha mensagem
    (http://www2.uol.com.br/bestcars/ct/fluido.htm), você deve ter reparado que só fiz a transcrição (copiar/colar) do que ali estava, afim de facilitar os companheiros. Ou seja, só repeti que nem papagaio.
    Agora, fiquei alarmado com os testes feitos pelo INMETRO, (último link). Teve uma marca de fluído que dos 10 testes realizados, foi reprovada em 9.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem