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  • #1
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    rotor distribuidor




    Bem o meu niva deixou-me a pé ontem, simplesmente deixou de trabalhar desligou-se e nao voltou a pegar.

    chega corrente ao distribuidor mas nao as velas, conclui que fosse o rotor do distribuidor ou mesmo a tampa (placa), fui tentar comprar para substituir mas nada feito. alguem sabe se ha outras peças de outro modelo mais comum que sejam compativeis com o distribuidor do niva?

  • #2

  • #3
    Usuário Avatar de VKASP
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    Citação Postado originalmente por mnunes Ver Post
    (...) alguem sabe se ha outras peças de outro modelo mais comum que sejam compativeis com o distribuidor do niva?
    Amigo,

    rotor e tampa do distribuidor aqui no Brasil, só mesmo originais. Será que a Magerit (www.lada-magerit.com) não poderia te ajudar?

    Um abraço,

    Valdomiro

  • #4
    Bacalhau, o gajo é de Portugal...
    Se não achares por aí talvez por aqui tenha, procure na Sarancar, etc...
    AH! Em breve devo trocar minha tampa do distribuidor também, pois rodo no GNV e estas peças tem desgaste maior neste combustível.
    Boa sorte!!!

  • #5
    Citação Postado originalmente por Otávio Luiz Ver Post
    Bacalhau, o gajo é de Portugal...
    Se não achares por aí talvez por aqui tenha, procure na Sarancar, etc...
    AH! Em breve devo trocar minha tampa do distribuidor também, pois rodo no GNV e estas peças tem desgaste maior neste combustível.
    Boa sorte!!!
    Ora pois, pois. Que o gajo é de Potugal sei-lo eu. Afinal mora na cidade que tem um dos mais belos castelos de Portugal, do qual se tem a vista de uma belíssima cidade que parece ter saído de um conto de fadas, Leiria. Próximo a ela ficam duas obras primas da arquitetura portuguesa que são o Mosteiro da Batalha e o Mosteiro de Alcobaça e ainda, não muito longe o Santuário de Nossa Senhora de Fátima. Como curiosidade, foi do Pinhal de Leiria, mandado plantar por um antigo rei de Portugal, D. Dinis, marido da Rainha e Santa Isabel, que saiu a madeira das naus portuguesas usadas no "descobrimento" do Brasil.
    Oh, saudade. Que eu não morra sem voltar a pisar aquele chão... (perdoem o meu desabafo)

    Agora, deixando de lado este fado que trago no peito, o que eu não entendi foi "pois rodo no GNV e estas peças tem desgaste maior neste combustível". Caríssimo colega, quem disso isso para você?
    Não entendo quase nada de mecânica, porém, rodei 5 (cinco) anos EXCLUSIVAMENTE no GNV, com um Ford/Verona, 1.6 CHT sem NUNCA trocar velas, platinado, condensador, tampa do distribuidor, rotor, cabo de velas e bobina, porque nunca precisei. Coloquei tudo novo quando instalei o GNV e depois nunca mais. O carro rodava todos os dias, pegava de primeira só na chave e NUNCA me deixou na mão.
    Depois disso mais 5 anos com uma Quantum AP 2.0 carburada. E, ao que me conste, tampa do distribuidor nem toma conhecimento do combustível que se usa.
    Se você me disser que carro que roda no GNV tem que estar com a parte elétrica (ignição) 100%, eu concordo, mas no álcool ou gasolina também não? Agora dizer que no GNV o desgaste é maior...
    A propósito, já reparou que rodando no GNV o óleo dura muito mais tempo sem ficar queimado (escurecido), porque será?
    Otávio, não leve o que escrevi como uma afronta ao que você disse, mas talvez você esteja mal informado por algum "mexânico" espertalhão que esteja visando o seu bolso. Usei GNV desde 1999, desde a época que em Fortaleza só tinha um posto desse combustível e, nesse período, escutei muitas lendas sobre o GNV que nunca se concretizaram no dia-a-dia.
    Quem não concordar com o que eu disse é favor não jogar pedras muito grandes pois não estou podendo desviar rápido. Apenas relatei a minha experiência com o GNV.

    Zabumbas


  • #6
    Citação Postado originalmente por BACALHAU Ver Post
    A propósito, já reparou que rodando no GNV o óleo dura muito mais tempo sem ficar queimado (escurecido), porque será?
    Óleo escuro = óleo com resíduos da combustão

    .

  • #7
    Citação Postado originalmente por Sukys Ver Post
    Óleo escuro = óleo com resíduos da combustão

    .
    Valeu, mestre Sukys. É muito bom "vê-lo" novamente.
    A propósito, poderia tecer algum comentário a respeito do que eu relatei aí em cima a respeito das minhas experiências com o GNV? "Falei" muita besteira?
    Refiro-me ao desgaste dos componentes da ignição. Como eu disse, existem muitas lendas a respeito do GNV x gasolina/álcool.

  • #8

    Cor do rotor

    Citação Postado originalmente por mnunes Ver Post
    Bem o meu niva deixou-me a pé ontem, simplesmente deixou de trabalhar desligou-se e nao voltou a pegar.

    chega corrente ao distribuidor mas nao as velas, conclui que fosse o rotor do distribuidor ou mesmo a tampa (placa), fui tentar comprar para substituir mas nada feito. alguem sabe se ha outras peças de outro modelo mais comum que sejam compativeis com o distribuidor do niva?
    O rotor para veículos com platinado tem uma potência de 5,12 OHMS a 5,61 OHMS, e o rotor para veículos de ignição eletrônica tem uma potência que varia de 1,00 OHMS a 1,51 OHS.

    Geralmente os rotores têm cores diferentes ou a bobina de resistência é cinza (ignição eletrônica) ou vermelha (platinado) conforme anexo.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos rotor distribuidor-rotor_ignicao.jpg   rotor distribuidor-rotor_platinado.jpg  

  • #9
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    Question

    Citação Postado originalmente por Carlão Pinheiro Ver Post
    O rotor para veículos com platinado tem uma potência de 5,12 OHMS a 5,61 OHMS, e o rotor para veículos de ignição eletrônica tem uma potência que varia de 1,00 OHMS a 1,51 OHS.

    Geralmente os rotores têm cores diferentes ou a bobina de resistência é cinza (ignição eletrônica) ou vermelha (platinado) conforme anexo.
    Buenas camaradas!
    Nesse fds meu Niva teve o rotor quebrado - isso mesmo, quebrado! - e me deixou na mão. Isso após ter voltado do mecânico???? e ele ter me cobrado 80 paus pela peça - disse que foi o frete mais não sei o que...
    Será que ele colocou o de platinado no lugar do de ignição, que é o meu caso? O que acontece se houver essa troca? Posso estar perguntando uma grande besteira, mas vou arriscar assim mesmo...
    Outra coisa : tenho visto sempre rotores de superfície da cor preta e esse que ele pôs é da cor cinza - a superfície cinza, não a bobina de resistência. Meus amigos que me resgataram nunca tinham visto dessa cor...alguém conhece? Será que era um produto Tabajara?
    No aguardo...
    Abçs e inté.

    Marius - BH
    Nivampiro

  • #10
    Usuário Avatar de VKASP
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    Citação Postado originalmente por MariusJr. Ver Post
    Nesse fds meu Niva teve o rotor quebrado - isso mesmo, quebrado! - e me deixou na mão. Isso após ter voltado do mecânico????
    Marius,

    Que parte do rotor quebrou? O rotor desse distribuidor é aparafusado na base, se o mecânico apertar demais quebra ou fragiliza a peça. Se quebrou em volta dos parafusos, pode pedir o dinheiro de volta.

    Citação Postado originalmente por MariusJr. Ver Post
    Será que ele colocou o de platinado no lugar do de ignição, que é o meu caso? O que acontece se houver essa troca?
    Bem, nesse caso você teria problemas elétricos.

    Citação Postado originalmente por MariusJr. Ver Post
    Outra coisa : tenho visto sempre rotores de superfície da cor preta e esse que ele pôs é da cor cinza - a superfície cinza, não a bobina de resistência.
    Usei um rotor desse material cinza, não tive problemas. Troquei em manutenção preventiva normal.

    Abraços!

    Valdomiro

  • #11
    Citação Postado originalmente por MariusJr. Ver Post
    "... tenho visto sempre rotores de superfície da cor preta e esse que ele pôs é da cor cinza ... Meus amigos que me resgataram nunca tinham visto dessa cor...alguém conhece? Será que era um produto Tabajara? ..."
    CAmaRAda, se é "Tabajara" eu não vou saber te responder , mas eu espero que não seja, pois o novo que eu comprei também é cinza .
    Bom, comprei na Apoio 4x4, e o Albino - até onde eu sei - vende produtos de procedência ...
    Também não posso nem opinar sobre o funcionamento , pois o "bichinho" ainda tá parado ...

    []'s

  • #12
    Citação Postado originalmente por MariusJr. Ver Post
    Buenas camaradas!
    Nesse fds meu Niva teve o rotor quebrado...Será que ele colocou o de platinado no lugar do de ignição, que é o meu caso?
    Caso houvesse diferença de raio (para maior) bastaria uma partida do motor para voar pedaço de rotor e até tampa. Ou seja, se quebrou só depois de um tempo a causa mais provável foi algum desajuste no encaixe da tampa, mola de fixação com pouca pressão, parafusos do rotor soltos, ou coisa do tipo.

    Citação Postado originalmente por MariusJr. Ver Post
    O que acontece se houver essa troca?
    Em termos práticos, simplesmente nada!

    .

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