Aconselhável não, necessário.
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Buenas camaradas!
Nesse fds meu Niva teve o rotor quebrado - isso mesmo, quebrado! - e me deixou na mão. Isso após ter voltado do mecânico???? e ele ter me cobrado 80 paus pela peça - disse que foi o frete mais não sei o que...
Será que ele colocou o de platinado no lugar do de ignição, que é o meu caso? O que acontece se houver essa troca? Posso estar perguntando uma grande besteira:parede:, mas vou arriscar assim mesmo...
Outra coisa : tenho visto sempre rotores de superfície da cor preta e esse que ele pôs é da cor cinza - a superfície cinza, não a bobina de resistência. Meus amigos que me resgataram nunca tinham visto dessa cor...alguém conhece? Será que era um produto Tabajara?:pensativo:
No aguardo...
Abçs e inté.
Marius - BH
Nivampiro:twisted:
Marius,
Que parte do rotor quebrou? O rotor desse distribuidor é aparafusado na base, se o mecânico apertar demais quebra ou fragiliza a peça. Se quebrou em volta dos parafusos, pode pedir o dinheiro de volta.
Bem, nesse caso você teria problemas elétricos.
Usei um rotor desse material cinza, não tive problemas. Troquei em manutenção preventiva normal.
Abraços!
Valdomiro
CAmaRAda, se é "Tabajara" eu não vou saber te responder :pensativo: , mas eu espero que não seja, pois o novo que eu comprei também é cinza :mrgreen: .
Bom, comprei na Apoio 4x4, e o Albino - até onde eu sei - vende produtos de procedência :concordo: ...
Também não posso nem opinar sobre o funcionamento :oops: , pois o "bichinho" ainda tá parado :cry: ...
[]'s
Caso houvesse diferença de raio (para maior) bastaria uma partida do motor para voar pedaço de rotor e até tampa. Ou seja, se quebrou só depois de um tempo a causa mais provável foi algum desajuste no encaixe da tampa, mola de fixação com pouca pressão, parafusos do rotor soltos, ou coisa do tipo.
Em termos práticos, simplesmente nada!
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Velas gastas? Se entender por isso o desgaste dos eletrodos, é só reajustar o gap que a vela fica nova! :D
Agora, se entender por "velas gastas" eventual problema de isolação ou condutividade... lixo.
Sobre a resistência que existe no rotor, sua função principal é limitar picos de corrente no enrolamento secundário da bobina, coisa que com o tempo (e bota tempo nisso) pode danificar o enrolamento caso não exista nenhuma resistência em série.
A outra função deste resistor tem a ver com supressão de ruídos, que é a mesma função da resistência que existe em cabos ou chupetas resistivas.
Se alguns kOhm a mais ou a menos fizessem diferença, a simples troca de cabos resistivos por não-resistivos seria o suficiente para alterar o funcionamento do motor, e parafraseando o padre Quevedo, "esso non ecxiste" :D
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Camaradas, ja comprei o rotor novo, comprei de um fiat 127 não sei se tem esse modelo ai no brasil mas é um fiat bem popular em portugal, deu certinho e a funcionar a 100% custou 6€ deve dar ai uns $18 reais.
Pedi a informaçao a ladapart.ru que por sinal não é em moscovo mas sim em st petersbourgh, inclusive pedi para me enviarem um distribuidor electronico unidade de controlo bobine etc para tentar adpatar no niva mas ate agora ainda nao recebi resposta....