Deixa que eu faço isso camarada!! No máximo amanhã você vai estar ouvindo o som do meu Navio, ops, Niva,kkkkk.
Versão Imprimível
Vale lembrar, salvo engano, que o uso desse tipo de buzinas é PROIBIDO em áreas urbanas.
Quanto à instalação, acho "obrigatório" o uso do relé, visto que a corrente do circuito é relativamente elevada, normalmente superior a 10A, que normalmente é a capacidade máxima suportada pelos contatos da maioria dos interruptores (botões). Sem o relé, esses contatos sofrem um desgaste prematuros que pode levar à queima dos mesmos, provocando mau contato (vc fica apertando o botão com força para funcionar e o som sai intercortado) ou a "colar" os mesmos (sua buzina dispara e fica tocando direto bem na hora que aqueles "guardinhas" de trânsito estão passando :mrgreen:)
Do mesmo modo é ESSENCIAL o uso de um fusível (no positivo +) e de fios no diâmetro compatível com a corrente (amperagem) do circuito. Essa corrente deve ser no MÁXIMO 75% da capacidade do cabo elétrico e do fusível.
Normalmente essas instruções e especificações vêm junto com a buzina em um papel dentro da caixa ou impressas na própria caixa. No site dos fabricantes também estão, ou deveriam estar, disponíveis.
pessoal, to com um pequeno problemão
Coloquei minha buzina maritima no nivão, mas ela so funciona quando o niva esta desligado, ou seja, quando eu ligo o carro eu fico sem buzina.
oq vc´s acham q pode ser?
Camaradas, não manjo muito de elétrica automotiva e seguindo o esquema do site da Bergson com o botão de acionamento no negativo, cheguei em um ponto que fiquei com dúvidas... :parede:
1º O positivo da bomba/motor vai donde :?:
2º E o fio que sai do botão :?:
3º Não vai nenhum no negativo da bateria :?:
Desculpem se estou perguntando bobagem, mas fiquei com medo de queimar a danada e achei melhor tirar as dúvidas! Segue um desenho que fiz :lol:
Agradeço desde já:concordo:
Soldier
Ve se o croquis te ajuda?
Cuidado que inverti o + e - do motor.