Postado originalmente por
Otávio Luiz
Aí galera, como fui que levantei a lebre do inclinômetro volto aqui pra dizer que foi uma brincadeira. Acho o inclinômetro inútil, apenas enfeite.
Na minha viatura tem porque veio com, e se tirar vai ficar os buracos. Estou procurando um ventilador pra colocar no lugar.
Voltando ao inclinômetro gostaria de saber se alguém consegue ler a inclinação quando passa de 15º. Nesta hora a última coisa que você vai lembrar ou conseguir ver é o inclinômetro...

A dica p/ evitar tobamentos laterais, quando o c. apertar, gire o volante pro lado que a viatura está tombando, geralmente fazemos o contrário instintivamente.
Quando for subir e faltar força engate a ré e volte, nunca na banguela. A manobra tem que ser rápida, se o carro pegar velocidade talvez a marcha não engate. Pode fazer mesmo se o carro morrer...
E pra descer avalie a inclinação e o piso e desça engrenado, em 1º ou 2º reduzida. Se precisar freiar faça ao estilo "ABS", com pequenas "bombadas" no pedal. Se os pneus começarem de deslizar acelere! Isso mesmo, acelere na descida, isso faz o carro retornar o traçado.
Bom, nem sei porque escrevi tudo isso, mas já que foi...