Eu tentei colocar um do Kadett/Monza no Niva 1.7i mas não consegui. O problema maior foi a falta de detalhes sobre o computador... Não creio ser complicado de fazer, principalmente se o computador de bordo foi programável... Acho mais fácil colocar um Toten, ou ainda ligar um PALM na injeção do que adaptar...
Cara, eu instalei um Totem no meu Niva... muito bom, mas como gosto de instalar tranqueiras que tragam o máximo de informações possíveis, também coloquei um inclinômetro e há pouco coloquei um navegador/pda Airis T620... muito massa!!! Fiz umas pesquisas na net e vi que vale a pena pegar um notebook usado, ligar um GPS via porta USB e um mini modem PCMCIA Vivo Zap... o investimento sai em torno de uns R$1.000,00... pega no mínimo um AMD K6II ou Pentium II... com esses equiptos vc faz maravilhas!!! Com o Trackmaker vc consegue planilhar todos seus passeios... aí é só pegar os waypoints e transferir para o Google Map... fica show de bola!!! Outra possibilidade é acessar o Google Map de onde vc estiver e explorar melhor o local em que vc está passeando, mas para isso tem que instalar uma antena externa para o mini modem. Outra possibilidade é, ao invés de um notebook, vc pegar um desses pocket pc mais antigos (um HP Jornada 720 ou 728 sai por R$350,00), mas não é possível usar com mini modem e o GPS tem que ser via slot compact flash (custa uns R$150,00 no e-Bay), dependendo do caso. Para pocket PC vale a pena usar o programa GPS Pocket PC Creation, gratuito. Se vc optar por um GPS compact flash, vc tb poderá instalar no notebook, mas tem que comprar um adaptador para instalar no slot PCMCIA... custa em torno de R$35,00. O bom do notebook ou do pocket pc é que vc poderá instalar uns joguinhos... hehehe!!!
Edson, me diga mais sobre placas PCMCIA GPS para lap top. Tenho lap top e quero usar ocmo gps, mas nao consegui encontrar esta placa ainda...queria com antena externa via usb, pois a sensibilidade é maior e na mata nao fica sem sinal.
Valeo.
Bom dia a todos. Outra coisa interessante é o que estou fazendo, pegando o HD do meu notebook de 12 polegadas e torcando por um cartão ssd de 16 G (existe adaptadores para isso). Com isso o notebook pode "PULAR A VOTADE" e não tem risco de danificar o HD (Nas trilhas naturalmente).
ideal:
1- Notebook -pequeno (12 polegadas)
2- GPS se comunicando via USB
3 - Modem (vivo, claro ou Tim)
4 - Radio Amador com antena de 10 a 40 m
Bom dia a todos. Outra coisa interessante é o que estou fazendo, pegando o HD do meu notebook de 12 polegadas e torcando por um cartão ssd de 16 G (existe adaptadores para isso). Com isso o notebook pode "PULAR A VOTADE" e não tem risco de danificar o HD (Nas trilhas naturalmente).
ideal:
1- Notebook -pequeno (12 polegadas)
2- GPS se comunicando via USB
3 - Modem (vivo, claro ou Tim)
4 - Radio Amador com antena de 10 a 40 m
e sumir nesse mundo afora
um abraço a todos
Do jeito que estão as estradas e as ruas do Brasil, não é só nas trilhas que ele vai pular, não.
Quanto ao modem, seja ele de qual operadora for, acho que ainda leva tempo para funcionar de forma eficaz. Não sei como estão as coisas pelo Sul/Sudeste, mas aqui pelo Nordeste, nem nas capitais está prestando, no interior não existe.
Serviço caríssimo e ruim.
A propósito: Dia desses vi uma reportagem sobre Internet Banda Larga. No Brasil, o serviço é o pior e mais caro do mundo. Havia uma comparação com vários países. No Japão, o 1º colocado, a Internet lá era comparada a uma estrada com sete pistas de rolamento onde podía-se andar a uma velocidade de 250km/h pagando R$ 5,00 de pedágio. No Brasil, o último, era uma pista única, esburacada, onde trafegava-se a 10km/h , pagando-se um pedágio de R$ 125,00.
Quanto a sumir nesse mundo, sem rumo... É o que planejo quando o Pangaré se aprumar. (Quando será?)
Ideal:
- Pangaré totalmente reformado, com um motor de preferência a diesel ou gasolina injetado.
- Rádio Px/Py.
- Celular.
- Notebook
- GPS
- Máquina fotográfica digital (Ou uma LOVE, né Fábio?)
- Inversor CC/CA
- Barraca de camping e equipamentos afins.
- Kit de medicamentos básicos e primeiros socorros.
- Equipamento de caça e pesca, apenas para sobrevivência (só matos os animais irracionais SE necessário e os racionais SEMPRE que necessário ) - Equipamento de monitoramento e sensor de presença de perímetro, quando acampado. (Não se iludam. Viajar por aí como os "hippies" faziam antigamente, deixou de ser romântico para ser extremamente perigoso, principalmente com todo esse material acima).