x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 16

Exclamation Instabilidade eixo traseiro

Moçada, coloquei pensu cavocators hoje.
    Ficaram show.
    Medida 205x65xR16.

O que notei foi que a traseira está muito instável...ela parece que ganhou vida!!! De vez em qdo ela quer ir pra um lado diferente do que eu quero...kkkk...to com medo.

Pergunto: qual a causa dessa instabilidade? Qdo usava militar notava mas em menor intensidade...agora mais que 60km/h sem chance.

Pra ajudar: buchas braços superiores - novas
    Barra panhard - um pouco torta, mas buchas ok.
    Amortecedores...nao prestam mais.
    Balancei o carro lateralmente, parado, e ele desloca no sentido lateral mas bem pouco, mas acredito que seja esse pouco que dá o balanço.
    Pneus 40 libras.

Help!

Citação Postado originalmente por Nivoide Ver Post
    Moçada, coloquei pensu cavocators hoje.
    Ficaram show.
    Medida 205x65xR16.

O que notei foi que a traseira está muito instável...ela parece que ganhou vida!!! De vez em qdo ela quer ir pra um lado diferente do que eu quero...kkkk...to com medo.

Pergunto: qual a causa dessa instabilidade? Qdo usava militar notava mas em menor intensidade...agora mais que 60km/h sem chance.

Pra ajudar: buchas braços superiores - novas
    Barra panhard - um pouco torta, mas buchas ok.
    Amortecedores...nao prestam mais.
    Balancei o carro lateralmente, parado, e ele desloca no sentido lateral mas bem pouco, mas acredito que seja esse pouco que dá o balanço.
    Pneus 40 libras.

Help!
    Dilmar, é quase certo que o principal motivo sejam os amortecedores estourados, sem eles, a traseira fica "boba".

A pressão correta dos pneus é de 26 libras na frente e 24 atrás, independentemente da medida dos pneus, uma vez que, ao falar de pressão dos pneus, estamos falando de pressão x área interna do pneu. 40 libras é um absurdo, é até perigoso!

[ ]s
    Gil Roberto
    Niva 95 - "SUVdesenvolvido"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/album.php?albumid=204

Usuário Avatar de Flugêncio
    Entrada
    13/07/2006
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Agradecimentos: 0

Vai virar carrapeta!

Citação Postado originalmente por Girti Ver Post
    Dilmar, é quase certo que o principal motivo sejam os amortecedores estourados, sem eles, a traseira fica "boba".

A pressão correta dos pneus é de 26 libras na frente e 24 atrás, independentemente da medida dos pneus, uma vez que, ao falar de pressão dos pneus, estamos falando de pressão x área interna do pneu. 40 libras é um absurdo, é até perigoso!

[ ]s
    A barra panhard empenada joga a carroceria prum lado
    Pneus "cavocators" não são muito bons no asfalto, com 40 libras então...

O que podemos dizer é " CUIDADOOOOOOOOOOOOOOOOOO" "PUUMMMM"

Usuário Avatar de Grassmann
    Entrada
    29/03/2006
    Local
    Curitiba/PR
    Agradecimento: 1
    Pô Dilmar...
    Vc comentou da instabilidade, mas não tinha falado da pressão dos pneus...
    Taí a primeira fonte do problema... Baixe essa pressão para algo entre 25 e 30 libras (Máximo!). Deve ajudar muito.
    Os amortecedores traseiros também precisam estar em boas condições. Tire o escorpião do bolso e coloque 2 novos, não va te custar mais que uns R$200!...
    O resto (barra e amortecedores dianteiros), se trocados, ajudam muito. Mas tem menor influência...
    Arruma esse russo aí, e vamos pro mato testar os cavocartors...

O chato agora vai ser ver todo mundo passar nos atoleiros, e só o meu Vitara ficar... tsc tsc...
    Leandro J Grassmann
    PU5-MVA
    PX5-G5610

Dilmar,

qdo meu russinho estava equipados com pneus borrachudos, 80% off-road, qq irregularidade na estrada fazia meu Niva rebolar... ui!!! Geralmente eu calibrava com pressão acima das 30lbs, o que acentuava mais ainda o rebolado, jogando a traseira principalmente para a esquerda. Troquei por pneus 80% onroad, pressão entre 26 e 28lbs, e todas as buchas e amortecedores foram trocados. Melhorou bastante, porém, em estradas de terra bem irregulares, tipo batatinha Ruffles, meu Niva ainda sai de traseira. Acredito que seja problema da barra Panhard, pois a minha foi cortada (ou se quebrou) e soldada no meio, mas não está perfeitamente alinhada. Comprei uma nova, mas ainda não troquei. Talvez com a troca o problema seja sanado de vez. Este final de semana verei se troco e depois posto o resultado aqui.

Edson,
    pode até melhorar, mas o meu tem a barra no tamanho certo, amortecedores, buchas, etc td ok, pneus 50/50 geralmente com 26 na frente e 25 atrás (GNV)... e sempre que passo em costelas de vaca ou irregularidades parecidas ele vai jogando a traseira pra esquerda.... mas, pra ser sincero, até curto heheheheh

Complementando (edição): Acho que pra resolver mesmo isso só trocando a panhard por uma daquelas que não sei o nome... tipo a dianteira...
    4X4 Brasil

por partes:

Vou baixar a calibragem, 23 a 25. Pula menos tb.
    Trocar amortecedores...da kombi saem por 50 conto.
    Desentortar a barra panhard...

TEstar e ver no que dá.

Sei que um pouco, principalmente em estrada de terra ondulada, sai de esquerda, mesmo assim, ele tá jogando pra todo lado a qq hora...sinistro.

Obrigado.

Ah, testei os pneus...afe...virou definitivamente o "poder russo"...nervosíssimo...sobe parede!

iaeeee

Citação Postado originalmente por emtsuhako Ver Post
    Dilmar,

qdo meu russinho estava equipados com pneus borrachudos, 80% off-road, qq irregularidade na estrada fazia meu Niva rebolar... ui!!! Geralmente eu calibrava com pressão acima das 30lbs, o que acentuava mais ainda o rebolado, jogando a traseira principalmente para a esquerda. Troquei por pneus 80% onroad, pressão entre 26 e 28lbs, e todas as buchas e amortecedores foram trocados. Melhorou bastante, porém, em estradas de terra bem irregulares, tipo batatinha Ruffles, meu Niva ainda sai de traseira. Acredito que seja problema da barra Panhard, pois a minha foi cortada (ou se quebrou) e soldada no meio, mas não está perfeitamente alinhada. Comprei uma nova, mas ainda não troquei. Talvez com a troca o problema seja sanado de vez. Este final de semana verei se troco e depois posto o resultado aqui.
    Edson, a saída de traseira e/ou pulinhos são uma característica do Niva, a gente acaba se acostumando e corrigindo, quando necessário. Mas a pressão dos pneus é um dos fatroes determinantes da intensidade dessas saídas. Se você está usando 28 libras na traseira com o carro vazio (ou qause), ele vai pular meeeesmo. Use a pressão indicada pelo manual, 26 na frente (alguns manuais indicam 25, mas pode usar 26) e 24 atrás, com até meia carga, 28 libras atrás com carga total (situação rara). Em viagens mais longas em que predomine o asfalto, coloque 2 libras a mais em cada pneu, para reduzir o aquecimento dos mesmos e a conseqüente diferença de calibragem temporária entre os 4 pneus.

[ ]s
    Gil Roberto
    Niva 95 - "SUVdesenvolvido"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/album.php?albumid=204

Pessoal,
    Meu niva sempre apresentou este comportamento tambem, mas sempre atribui isso a tração full-time, tendo em vista que o niva joga a tração para a roda livre, sendo qualquer uma das 4. Em estradas irregulares, quando o carro da pequenos saltos uma das rodas traseiras acaba recebendo mais tração e quando toca o solo da um "empurrão" a mais que a outra. Em estradas planas, em curva, acontece o mesmo efeito que é normal na dianteira, só que não estamos acostumados com esse efeito na traseira, então temos a sensação que a traseira do carro está "fugindo" como se o carro fosse rodar.
    Sempre analisei desta forma. Será que pensei besteira?
    Os outros fatores colocados nas outras mensagens tambem são validos, mas pela explicação que dei acredito que a unica solução definitiva seja a adaptação da barra estabilizadora no eixo traseiro proposta pelo natal, ainda vou testar ela, só falta achar a barra de caravan.

Marcio Farias
    Cascão/Niva 91
    Feira de Santana - Ba

Usuário Avatar de ANDRÉHUFF
    Entrada
    25/08/2007
    Local
    Indaiatuba/SP
    Agradecimento: 1

Saida de traseirsa

Rapaziada muito provavelmente alguns aqui ja tiveram Opala e Chevette, esses carros tem a suspensão traseira com as mesmas caracteristicas do Niva, acertadas mais para asfalto é claro, mas o projeto e bem igual, nesses carros citados as saidas de traseira em "costelas de vaca" era comum, mais acentuda na linha chevette, não me lembro mais em qual revista quatro rodas saiu um artigo sobre isso, andar com buchas quebradas ou folgadas, barra torta ou quebrada, carro levantado sem alongar a barra, só aumenta essa tendencia de sair de traseira por isso é bom sempre estar atento nesse tipo de piso.
    Andrehuff - Indaiatuba

Citação Postado originalmente por boimev Ver Post
    ...sempre atribui isso a tração full-time...
    mas pela explicação que dei acredito que a unica solução definitiva seja a adaptação da barra estabilizadora...
    Não sei se isso sobre a fulltime tá certo, mas se estiver, pra resolver um "erro de projeto" na tração não adianta tu mexer na suspenção heheheheh... pra esse caso acho que o ideal seria deixar 4x2... dianteiro

Citação Postado originalmente por Gustavo Niva Ver Post
    Acho que pra resolver mesmo isso só trocando a panhard por uma [estabilizadora de chevette ou caravan]
    Mas como nao existe almoço grátis, tu ganha em estabilidade mas perde em ____________.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem