1 Anexo(s)
Homocinética Recondicionada uma furada
Pessoal ,
Esse fim de semana finalizei a montagem dos cubos de roda de meu Niva , após um acidente de percuso num passeio trilha do verde 2 em BH :
Quebrou a ponta da Homocinética lado roda ( na hora pensei que fosse a interna , bloquiei e sai da trilha andando 4x2 ) , já no asfalto a roda quase caiu e voltei na Prancha :
Sobre a análise:
Quebrou o eixo da ponta da Homocinética lado roda
Consequentemente soltou o cubo de roda ( quebrou a ponta do eixo que que prende todo o sistema )
Na sequencia estorou os rolamentos conicos
O que segurou a roda para não cair foi o cavalete da pinça do freio , mas foi para o espaço também, junto com o disco e pastilhas .
Como que um eixo pode quebrar ? Porque não quebrou a gaiola ? SE tivesse quebrado a gaiola , voltava numa boa 4x2 .
Resposta : Fadiga Mecânica , uma ruptura gerada pela ação de forças ciclicas que enfraquece a estrutura do aço .
Veja na fotos a parte da peça que quebrou , inclusive pelas estrias na parte da ruptura da para notar que a ponta torceu como se fosse um arame dúctil .
Agora imagina colocar uma homocinética recondicionada , que vc não sabe quanto tempo ela esta na vida :putz:
Esse eixo é a parte mais crítica com relação à segurança do veículo pois ele que prende todo o sistema do cubo de roda .