(Maiúsculas apenas para destaque no texto.)
Dollis, o fato é que um MÍNIMO percentual dos niveiros pratica a manutenção preventiva.
É claro que serão inevitáveis algumas panes, mesmo com a rigorosa manutenção preventiva. Mas sempre tive este pensamento em relação a qualquer carro, especialmente em se tratando de um Niva.
Porém, as panes serão SIM reduzidas apenas às surpresas completamente imprevisíveis e inevitáveis do tipo Lei de Murphy.
TODOS os problemas - com exceção de um: furo no radiador - que tive no Niva que me deixaram na mão, foram fruto das cabaçadas da minha parte e do mecânico safado que "cuidava" do meu carro nos primeiros 6 meses.
Não há segredo, nem fórmula mágica. Há método e disciplina. Além de fazer é preciso fazer bem feito.
Aí eu pergunto:
Pq meu Niva nunca moeu um diferencial?
R.: Pq a cada três meses eu lubrifico tudo.
Pq meu Niva nunca teve um pivô quebrado?
R.: Pq a qualquer MÍNIMA suspeita, eu troco. Já troquei inclusive contrariando o mecânico que dizia não ser necessário.
Pq meu Niva tem níveis bons de consumo de combustível?
R.: Pq ele é constantemente regulado por pessoas habilitadas e equipadas para tanto.
Pq meu Niva não tem o motor detonado:
R.: Pq religiosamente troco o óleo E o filtro a cada 3000km.
Pq meu Niva não tem super-aquecimento?
R.: Pq eu troquei todas as mangueiras antes de qqer vazamento e tudo mais no arrefecimento foi revisado. MAS, Murphy se fez presente numa coisa imprevisível: Um microscópico furo no radiador que me fez parar num dia qualquer.
Só Murphy pára meu Niva, me desculpe pela falta de "modéstia". Sabemos que há niveiros na mesma condição que eu. Meu post neste tópico não é uma crítica ao Pedro, mas o aproveitamento da oportunidade para tentar inculcar na cabeça de mtos Niveiros a necessidade destes cuidados.
Insisto: Por causa do comportamento desleixado de muitos é que o Niva é motivo de chacota. Por causa destes mesmos é que a diferença de preço entre um Niva "filé" e um Niva "meia-boca" é tão pequena.
Carro de trilha (seja Niva, Baja, CJ, Engesa) está fora dos meus comentários, pois são na verdade "brinquedos" onde o funcionamento e a diversão é o que importa.
Discordo dos seus argumentos quando eles se referem às panes dos F1, pois carros de competição são projetados para desempenho máximo, com a durabilidade MÍNIMA necessária. A linha que separa uma coisa da outra (durabilidade - desempenho) é muito tênue. Um motor projetado pra rodar 1000km parece confiável pra vc?
Abraços,
Fábio Aguilera
Dollis, o fato é que um MÍNIMO percentual dos niveiros pratica a manutenção preventiva.
É claro que serão inevitáveis algumas panes, mesmo com a rigorosa manutenção preventiva. Mas sempre tive este pensamento em relação a qualquer carro, especialmente em se tratando de um Niva.
Porém, as panes serão SIM reduzidas apenas às surpresas completamente imprevisíveis e inevitáveis do tipo Lei de Murphy.
TODOS os problemas - com exceção de um: furo no radiador - que tive no Niva que me deixaram na mão, foram fruto das cabaçadas da minha parte e do mecânico safado que "cuidava" do meu carro nos primeiros 6 meses.
Não há segredo, nem fórmula mágica. Há método e disciplina. Além de fazer é preciso fazer bem feito.
Aí eu pergunto:
Pq meu Niva nunca moeu um diferencial?
R.: Pq a cada três meses eu lubrifico tudo.
Pq meu Niva nunca teve um pivô quebrado?
R.: Pq a qualquer MÍNIMA suspeita, eu troco. Já troquei inclusive contrariando o mecânico que dizia não ser necessário.
Pq meu Niva tem níveis bons de consumo de combustível?
R.: Pq ele é constantemente regulado por pessoas habilitadas e equipadas para tanto.
Pq meu Niva não tem o motor detonado:
R.: Pq religiosamente troco o óleo E o filtro a cada 3000km.
Pq meu Niva não tem super-aquecimento?
R.: Pq eu troquei todas as mangueiras antes de qqer vazamento e tudo mais no arrefecimento foi revisado. MAS, Murphy se fez presente numa coisa imprevisível: Um microscópico furo no radiador que me fez parar num dia qualquer.
Só Murphy pára meu Niva, me desculpe pela falta de "modéstia". Sabemos que há niveiros na mesma condição que eu. Meu post neste tópico não é uma crítica ao Pedro, mas o aproveitamento da oportunidade para tentar inculcar na cabeça de mtos Niveiros a necessidade destes cuidados.
Insisto: Por causa do comportamento desleixado de muitos é que o Niva é motivo de chacota. Por causa destes mesmos é que a diferença de preço entre um Niva "filé" e um Niva "meia-boca" é tão pequena.
Carro de trilha (seja Niva, Baja, CJ, Engesa) está fora dos meus comentários, pois são na verdade "brinquedos" onde o funcionamento e a diversão é o que importa.
Discordo dos seus argumentos quando eles se referem às panes dos F1, pois carros de competição são projetados para desempenho máximo, com a durabilidade MÍNIMA necessária. A linha que separa uma coisa da outra (durabilidade - desempenho) é muito tênue. Um motor projetado pra rodar 1000km parece confiável pra vc?
Abraços,
Fábio Aguilera
