x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 33

Perigo!!! Manutenção frequente é importante!

Estava eu mexendo no Niva semana passada e percebi que alguma coisa estava pingando (nunca aconteceu)...
    Então abri o capo, tirei o estepe e nada...
    Liguei o carango e buuuuum!!!FOGOOOOO!!!
    Uma mangueira de combustível estava rasgada e jorrando no estepe, como tirei o estepe,foi direto nos cabos de vela,que estavam meio soltos...Resultado: fogo,e um belo de um susto...
    Portanto galera, sempre verificando esses detalezinhos ein?!?!
    Sorte que tínhamos água por perto........

Eh verdade manutenção eh bom mesmo

comigo senti cheiro forte de gasolina...( meio comum em niva como alguns dizem mas mto forte)
    a mesma merda mangueira que chega no carbura com um furim q jogada gasola no coletor do escape... ainda bem q naum pegou fogo acho q a gasola era bem ruim...hehehe
    mas arrumado e tb o o cheiro de gasola dentro dele, fiz uma vistoria no tanque e encontrei um caninho solto na parte de cima do tanque lado do passageiro... durepox e pronto acabou o cheiro de gasola dentro do carro... issu td pela reforma do assoalho que fiz esse fds... ferrugem depois do antigo dono deixar 2 furos do lado esquerdo do cambio no assoalho descobri q tinha pixe no assoalho uma mer..... pra tirar e bom pra enferrujar td...
    agora tah tratado com ferrox, tinta bate pedra Maxi RUBBER, e manta asfaltica aluminizada de 2mm (solta não colei) e por fim feltro de 5mm com betume do lado q ficou pra cima (tb solta pra tirar de vez em qdo!!!

acho q acabou...iuhauiauha Férias dah nisso.... viatura qse zerada

Se os niveiros "espertos" prestassem um pouco mais de atenção às palavras dos Niveiros mais "chatos", fatos como estes não aconteceriam.

Façam uma busca nos meus posts, do Gil Tichauer, Renato Chedid, Jossano e tantos outros camaradas que tratam seus Nivas com mais atenção do que tratariam um carro comum.

Passeios melados, fogo, Nivas desvalorizados e piadas serão sempre uma realidade incômoda para quem se dedica com esmero a cuidar do seu russo por conta da irreponsabilidade e descaso com que a maioria dos Niva é tratado.

As piores experiências que eu tive em relação a "Nivas" referem-se a problemas nos Nivas de OUTRAS PESSOAS e não no meu próprio. Incrível né? Junte 10 Nivas num passeio e verão que:

2 estarão impecáveis;
    3 estarão razoáveis;
    2 estarão ruins e
    3 não têm condições de circulação.

Espero que a cada dia mais niveiros tenham a consciência de que em se tratando de Niva, parafraseando meu sábio guru (Gil): "sabendo usar, nunca vai faltar."

Abraços a todos.
    http://dentrododireito.blogspot.com
    "Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim."

Citação Postado originalmente por fabioaguilera Ver Post
    Se os niveiros "espertos" prestassem um pouco mais de atenção às palavras dos Niveiros mais "chatos", fatos como estes não aconteceriam.

Façam uma busca nos meus posts, do Gil Tichauer, Renato Chedid, Jossano e tantos outros camaradas que tratam seus Nivas com mais atenção do que tratariam um carro comum.

Passeios melados, fogo, Nivas desvalorizados e piadas serão sempre uma realidade incômoda para quem se dedica com esmero a cuidar do seu russo por conta da irreponsabilidade e descaso com que a maioria dos Niva é tratado.

As piores experiências que eu tive em relação a "Nivas" referem-se a problemas nos Nivas de OUTRAS PESSOAS e não no meu próprio. Incrível né? Junte 10 Nivas num passeio e verão que:

2 estarão impecáveis;
    3 estarão razoáveis;
    2 estarão ruins e

Espero que a cada dia mais niveiros tenham a consciência de que em se tratando de Niva, parafraseando meu sábio guru (Gil): "sabendo usar, nunca vai faltar."

Abraços a todos.
    Sobrou prá mim... hehehe....

Mas devo concordar com o Fábio em grande parte, a maioria dos Nivas já tem mais de 15 anos, e precisam, como todo carro mais velhinho, de uma manutenção muito atenta. Todo barulhinho diferente é suspeito e deve ser examinado, para evitar um sufoco na trilha ou em viagens. Posso dar um exemplo: em minha recente viagem ao ES, em Setembro/Outubro, rodei mais de 3.000 Km, e tive apenas um problema com o Niva, bem no final da viagem, quando, no trecho entre Visconde de Mauá e Fragária, a bucha superior do amortecedor dianteiro direito estourou. Foi fácil trocá-la (eu tinha umas buchas parecidas com a destruída em minha caixa de bugigangas) e seguir viagem. Em São Paulo, pedi ao Wilson que fizesse uma revisão geral na suspensão, aproveitando para trocar as 4 buchas dos amortecedores dianteiros, o que foi feito. No último feriado, viajei sossegado para a região do Juncal, próxima a Gonçalves, pois o carro estava revisado. Muita chuva, muita lama e... não é que a bendita bucha superior do amortecedor dianteiro direito estourou de novo? Não consegui trocá-la, desta vez, por falta de ferramenta, fiz uma gambiarra que agüentou parte do trajeto de volta, e voltei resmungando e xingando a p*rr@ da bucha vagabunda. Hoje, levei o Niva ao Wilson e constatamos que as duas buchas haviam estourado devido a uma saliência formada pelo reforço de solda feito no suporte superior do amortecedor dianteiro direito, devido ao maior esforço exercido pelo Turbogás, em relação ao amortecedor original (convencional). Limamos um pouco a saliência e colocamos uma arruela entre o suporte e a bucha, acreditando que, com isto, a bucha não mais sofrerá um desgaste prematuro (e bota prematuro nisto!).
    Resumindo: por falta de observação minha e do Wilson, um mísero defeito de superfície causou muita aporrinhação. Bastava termos percebido a saliência da solda e tomado as precauções devidas, que minha viagem teria transcorrido sem nenhum problema.
    Hoje, ao sair da oficina do Wilson, notei um ruído estranho, uma espécie de estalo. Voltei, o Wilson levantou o carro e constatou que um dos pivôs dianteiros está com uma pequena folga. Nada grave, posso rodar por um tempo e trocá-lo sem pressa, mas, mais uma vez, constatei que, parafraseando o ditado da fumaça e do fogo, "onde tem barulho estranho, tem problema". E este problema pode ser pequeno ou não, mas é sempre bom descobrir do que se trata, para evitar surpresas e despesas desagradáveis!

[ ]s
    Gil Roberto
    Niva 95 - "SUVdesenvolvido"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/album.php?albumid=204

Cara,pegou fogo por causa de uma mangueirinha rasgada,vai dizer que o "chato" abre o capô e ve a tal mangueira todo dia? Mesmo se a reposta for positiva eu digo: DUVIDO!
    Foi sem dúvida um infortúnio...Não sei como a maldita rasgou,estava em ordem no dia anterior...

Usuário Avatar de GARCIA/SP
    Entrada
    20/02/2006
    Local
    Interior de SP/SP
    Agradecimentos: 0

2 estarão impecáveis;
    3 estarão razoáveis;
    2 estarão ruins e

Abraços a todos.

Usuário Avatar de GARCIA/SP
    Entrada
    20/02/2006
    Local
    Interior de SP/SP
    Citação Postado originalmente por pedrokadaka Ver Post
    Cara,pegou fogo por causa de uma mangueirinha rasgada,vai dizer que o "chato" abre o capô e ve a tal mangueira todo dia? Mesmo se a reposta for positiva eu digo: DUVIDO!
    Foi sem dúvida um infortúnio...Não sei como a maldita rasgou,estava em ordem no dia anterior...
    Pedro,
    Concordo, nesse caso específico, foi flata de sorte mesmo...

Agora, de vez em qdo. dar uma verificada em todas as mangueiras, é necessário!!

Citação Postado originalmente por RChedidGarcia Ver Post

Agora, de vez em qdo. dar uma verificada em todas as mangueiras, é necessário!!
    Todo sábado isso é feito. E faço com a maior boa vontade...Não faço as coisas "nas coxa". Ainda mais no que diz respeito ao meu niva. Quem já viu sabe, ele é um dos "impecáveis".

Citação Postado originalmente por pedrokadaka Ver Post
    Claro que não abro o capô todo dia pq a vida útil de uma mangueira não é de 1 semana. Mas também não é de 20 anos!

Me deixa ser chato de novo então hehehe, vou te mostrar que não é APENAS "falta de sorte" o que ocorreu contigo.

Qdo eu comprei o Niva troquei TODAS as mangueiras da linha de combustível que ficam no cofre do motor por simples frescura. De lá pra cá já fiz isso mais uma vez junto com uma limpeza completa em todo o sistema de combustível (incluindo uma lavagem do tanque).

(1,5 ano de Niva, 25.000km aprox).

Também troquei TODAS as mangueiras do arrefecimento 1 vez.

Falta de sorte seria se uma das MINHAS mangueiras rasgasse.

A manutenção preventiva e "estratégica" é que faz a sorte do Niveiro.

Abraços

Usuário Avatar de Leo
    Entrada
    13/03/2004
    Local
    Lauro de Freitas/BA

Cool

O ruim é que leva-se mais tempo preocupado com possíveis quebras e falhas mecânicas do que km rodados com a livre conciência despreocupada de tais riscos. Porque o niva é assim, na mesma hora em que tá tudo beleza, daqui a pouco dá pau em alguma coisa, ainda assim tô parescendo cão de rua não largo o osso velho. Ainda bem que a manuntenção não é cara pois já pensou se as peças de reposição fossem custar o olho cara. Tava todo mundo usando óculos escuro e andando de bengalas.

Abraços.

Thumbs down

Claro que não abro o capô todo dia pq a vida útil de uma mangueira não é de 1 semana. Mas também não é de 20 anos!

Me deixa ser chato de novo então hehehe, vou te mostrar que não é APENAS "falta de sorte" o que ocorreu contigo.

Qdo eu comprei o Niva troquei TODAS as mangueiras da linha de combustível que ficam no cofre do motor por simples frescura. De lá pra cá já fiz isso mais uma vez junto com uma limpeza completa em todo o sistema de combustível (incluindo uma lavagem do tanque).

(1,5 ano de Niva, 25.000km aprox).

Também troquei TODAS as mangueiras do arrefecimento 1 vez.

Falta de sorte seria se uma das MINHAS mangueiras rasgasse.

A manutenção preventiva e "estratégica" é que faz a sorte do Niveiro.

Abraços
    Fábio,

vc sabe a idade da mangueira do Niva do Pedro ?

mesmo uma mangueira nova pode se romper, se for uma mangueira de fabricaçào russa ou chinesa a chance desse rompimento é maior.
    não sabemos se a mangueira quebrou por ressecamento, se sofreu alguma pancada, se foi esticada, não sabemos de nada, so sabemos que houve um problema.

manutenção preventiva pode evitar boa parte das panes, mas fazer manutenção preventiva ou preditiva não te da imunidade a panes.

pra quem usa o Niva de verdade, em situações mais estremas, como trilhas (não to falando de passeios) está sujeito a ter uma pane como essa e outras muito piores.
    até mesmo carros de formula 1 sofrem panes e não é por falta de manutenção.

equipamentos industriais sofrem panes, mesmo com as empresas gastando milhões por ano com manutenções preventivas e preditivas.

preventiva ajuda ? muito, muito mesmo, mas não faz nenhuma mágica.

(Maiúsculas apenas para destaque no texto.)

Dollis, o fato é que um MÍNIMO percentual dos niveiros pratica a manutenção preventiva.

É claro que serão inevitáveis algumas panes, mesmo com a rigorosa manutenção preventiva. Mas sempre tive este pensamento em relação a qualquer carro, especialmente em se tratando de um Niva.

Porém, as panes serão SIM reduzidas apenas às surpresas completamente imprevisíveis e inevitáveis do tipo Lei de Murphy.

TODOS os problemas - com exceção de um: furo no radiador - que tive no Niva que me deixaram na mão, foram fruto das cabaçadas da minha parte e do mecânico safado que "cuidava" do meu carro nos primeiros 6 meses.

Não há segredo, nem fórmula mágica. Há método e disciplina. Além de fazer é preciso fazer bem feito.

Aí eu pergunto:

Pq meu Niva nunca moeu um diferencial?
    R.: Pq a cada três meses eu lubrifico tudo.

Pq meu Niva nunca teve um pivô quebrado?
    R.: Pq a qualquer MÍNIMA suspeita, eu troco. Já troquei inclusive contrariando o mecânico que dizia não ser necessário.

Pq meu Niva tem níveis bons de consumo de combustível?
    R.: Pq ele é constantemente regulado por pessoas habilitadas e equipadas para tanto.

Pq meu Niva não tem o motor detonado:
    R.: Pq religiosamente troco o óleo E o filtro a cada 3000km.

Pq meu Niva não tem super-aquecimento?
    R.: Pq eu troquei todas as mangueiras antes de qqer vazamento e tudo mais no arrefecimento foi revisado. MAS, Murphy se fez presente numa coisa imprevisível: Um microscópico furo no radiador que me fez parar num dia qualquer.

Só Murphy pára meu Niva, me desculpe pela falta de "modéstia". Sabemos que há niveiros na mesma condição que eu. Meu post neste tópico não é uma crítica ao Pedro, mas o aproveitamento da oportunidade para tentar inculcar na cabeça de mtos Niveiros a necessidade destes cuidados.

Insisto: Por causa do comportamento desleixado de muitos é que o Niva é motivo de chacota. Por causa destes mesmos é que a diferença de preço entre um Niva "filé" e um Niva "meia-boca" é tão pequena.

Carro de trilha (seja Niva, Baja, CJ, Engesa) está fora dos meus comentários, pois são na verdade "brinquedos" onde o funcionamento e a diversão é o que importa.

Discordo dos seus argumentos quando eles se referem às panes dos F1, pois carros de competição são projetados para desempenho máximo, com a durabilidade MÍNIMA necessária. A linha que separa uma coisa da outra (durabilidade - desempenho) é muito tênue. Um motor projetado pra rodar 1000km parece confiável pra vc?

Abraços,

Fábio Aguilera

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem