x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 35
    Usuário Avatar de Prieto 4x4
    Entrada
    03/09/2007
    Local
    Mogi das Cruzes/SP
    Agradecimentos: 0

Lubrificação do Niva

Pessoal, antes de mais nada, quero dizer que pesquisei no forum sobre este assunto ( lubrificação / Niva ) e não encontrei nada. Peço desculpas caso o tópico aborde um assunto já discutido em outros tópicos.

Pode parecer simples, mas um simples descuido com a lubrificação pode custar caro com o comprometimento de partes importantes do veículo.

Por isso gostaria de estar discutindo os cuidados, os períodos de troca, os tipos de óleos e lubrificantes utilizados, casos que tenham ocorrido relacionados ao tema, dicas, sugestões, etc, etc....

E quem sabe elaborar uma tabela para facilitar a vida de muitos "Niveiros" inexperientes, como eu

abs

Cesar
    4X4 Brasil

Mensagem repetida
    4X4 Brasil

César, desculpe a pergunta, mas você tem o Manual do Proprietário do NIVA? Lá tem essas informações.
    Caso não tenha, no anexo, tem uma cópia que eu editei. Depois de imprimir (página par no verso da página impar), leve em uma papelaria, dessas que fazem encadernação com capa plástica. Mande cortar as folhas ao meio e mande colocar uma capa plástica com espiral. Fica no tamanho ideal para guardar no porta luvas.
    Espero ter ajudado.

Zabumbas

P.S.: Não consegui carregar o anexo. Se você quiser uma cópia me mande o seu e-mail via bacalhaucsb@hotmail.com que eu envio.

Usuário Avatar de Soldier
    Entrada
    20/06/2007
    Local
    São Paulo/SP

Thumbs up Só pra reforçar

Sei que o assunto é lubrificação e troca de óleos, mas segue uma dica relacionada a fluidos...

Acredito que a maioria já está cansada de saber, mas acho que pode ser uma boa dica principalmente para pretensos niveiros que nem imaginam que a embreagem do Niva é hidráulica e assim como o fluido de freio, precisa ser periódicamente verificada e quando necessário completada, sob pena de ficar sem embreagem... as mangueiras que saem dos bujões de fluido, tanto de embreagem quanto de freio, precisam ter seu estado verificado e se necessário, trocadas tb periódicamente...

[]s

PS: Boa César
    SOLDIER ADVENTURES
    Land Rover Defender 110 - Peregrina

E não esqueçam de engraxar a cada 3/4 meses.
    São sete pontos (em algum lugar do fórum tem um desenho destes pontos...): as cruzetas (5) e os estriados dos cardãs.

Entrada
    20/06/2007
    Local
    São Paulo/SP

Exclamation

Citação Postado originalmente por Otávio Luiz Ver Post
    E não esqueçam de engraxar a cada 3/4 meses.
    São sete pontos (em algum lugar do fórum tem um desenho destes pontos...): as cruzetas (5) e os estriados dos cardãs.
    Pesquisei por "pontos de lubrificação" e achei aqui a lista dos sete pontos:

(sic)

Os 7 pontos são:

1- Cruzeta do carda dianteiro junto ao diferencial dianteiro
    2- Estriado do cardã dianteiro (existe um parafuso allen que deve ser tirado e usar o bico que parecido cônico , " /\")
    3- Cruzeta do carda dianteiro junto ao diferencial central
    4- Cruzeta do carda traseiro junto ao diferencial central
    5- Estriado do cardã traseiro
    6- Cruzeta do carda traseiro ao diferencial traseiro
    7- Cruzeta entre o cambio e o diferencial central
    (acoplamento elástico) , alguns Nivas possuem um acoplamento homocinético, não sei exatamente a partir de que ano, me parece 94, ou aqueles que já substituíram estão livres deste ponto.

Retirado do site: http://www.nivacuritibae4x4.pop.com.br/dicas25.htm

[]s
    4X4 Brasil Razão: Correção
    SOLDIER ADVENTURES

Entrada
    20/06/2007
    Local
    São Paulo/SP

Red face

Ops! "Si isquici" da imagem

Segue lá!

[]s
    Imagens Anexas
    SOLDIER ADVENTURES

Entrada
    03/09/2007
    Local
    Mogi das Cruzes/SP
    Citação Postado originalmente por BACALHAU Ver Post
    César, desculpe a pergunta, mas você tem o Manual do Proprietário do NIVA? Lá tem essas informações.
    Caso não tenha, no anexo, tem uma cópia que eu editei. Depois de imprimir (página par no verso da página impar), leve em uma papelaria, dessas que fazem encadernação com capa plástica. Mande cortar as folhas ao meio e mande colocar uma capa plástica com espiral. Fica no tamanho ideal para guardar no porta luvas.
    Espero ter ajudado.

Zabumbas

P.S.: Não consegui carregar o anexo. Se você quiser uma cópia me mande o seu e-mail via bacalhaucsb@hotmail.com que eu envio.
    Fala aí, Bacalhau.

Tenho o manual sim. E também não é preguiça de ler não.
    É que o manual as vezes passa uma informação fria, e as vezes mais com o objetivo de se resguardar de uma eventual garantia do que propriamente informar ao usuário.
    Tente seguir as "orientações" de um manual de um carro 0 Km "convencional" para ver se você consegue.....eu acho quase impossível.

Existem "macetes" que não constam de manuais, como por exemplo, uma dica que recebi do Otávio, aqui no Forum, de se "elevar" a altura dos respiros dos diferenciais ( eu instalei mangueiras e elevei até a altura da entrada de ar do capô ). Não adiantaria nada trocar o óleo do diferencial como indica o manual e ao passar por um alagado, ter o óleo "contaminado" por água e lama....

Entendeu, mais ou menos onde pretendo chegar????

abraços

Cesar

Entrada
    03/09/2007
    Local
    Mogi das Cruzes/SP
    Citação Postado originalmente por Soldier Ver Post

Segue lá!

[]s
    Soldier

Desculpe-me a "inguinoranssia", mas os pontos marcados no desenho, não estão em desacordo com a os pontos indicados???

Cesar

Segue lá!

[]s
    Essa mesmo!!!

Entrada
    20/06/2007
    Local
    São Paulo/SP
    Citação Postado originalmente por Prieto 4x4 Ver Post
    Soldier

Desculpe-me a "inguinoranssia", mas os pontos marcados no desenho, não estão em desacordo com a os pontos indicados???

Cesar
    Tem razão... segue uma imagem com legenda... considere os pontos de lubrificação listados com "letras" de "a" até "g".

[]s
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -pontos-de-lubrificacao-ii.jpg  
    SOLDIER ADVENTURES

"... segue uma dica relacionada a fluidos ... para pretensos niveiros que nem imaginam que a embreagem do Niva é hidráulica e assim como o fluido de freio, precisa ser periódicamente verificada e quando necessário completada, sob pena de ficar sem embreagem ..."
    Realmente, é uma boa dar esse toque pra galera . . .
    Eu mesmo, pouco depois de pegar o NIVAder, fiquei sem embreagem por falta de fluido (no meu caso, devido a um vazamento no famigerado cilindro inferior...).

Convém lembrar também, que os fluidos de freio e embreagem (por sinal, o mesmo fluido ), possuem propriedades higroscópicas, ou seja, absorvem umidade.
    E DAÍ? Esses fluidos são relativamente imcompressíveis, o que faz "empurrar os êmbolos necessários quando preciso; mas ao absorver umidade,
    ele passa a ter uma compressibilidade muito maior, tornando o freio/embreagem "borrachudo" e ineficiente !
    SOLUÇÃO? Além de verificá-los regularmente, o sistema deve ser "sangrado" e ter seu fluido totalmente substituído periodicamente !

[]'s

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem