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Hybrid View

  • #1
    Usuário Avatar de Prieto 4x4
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    Lubrificação do Niva




    Pessoal, antes de mais nada, quero dizer que pesquisei no forum sobre este assunto ( lubrificação / Niva ) e não encontrei nada. Peço desculpas caso o tópico aborde um assunto já discutido em outros tópicos.

    Pode parecer simples, mas um simples descuido com a lubrificação pode custar caro com o comprometimento de partes importantes do veículo.

    Por isso gostaria de estar discutindo os cuidados, os períodos de troca, os tipos de óleos e lubrificantes utilizados, casos que tenham ocorrido relacionados ao tema, dicas, sugestões, etc, etc....

    E quem sabe elaborar uma tabela para facilitar a vida de muitos "Niveiros" inexperientes, como eu

    abs

    Cesar
    4X4 Brasil

  • #2
    Mensagem repetida
    4X4 Brasil

  • #3
    César, desculpe a pergunta, mas você tem o Manual do Proprietário do NIVA? Lá tem essas informações.
    Caso não tenha, no anexo, tem uma cópia que eu editei. Depois de imprimir (página par no verso da página impar), leve em uma papelaria, dessas que fazem encadernação com capa plástica. Mande cortar as folhas ao meio e mande colocar uma capa plástica com espiral. Fica no tamanho ideal para guardar no porta luvas.
    Espero ter ajudado.

    Zabumbas

    P.S.: Não consegui carregar o anexo. Se você quiser uma cópia me mande o seu e-mail via bacalhaucsb@hotmail.com que eu envio.

  • #4
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    Thumbs up Só pra reforçar

    Sei que o assunto é lubrificação e troca de óleos, mas segue uma dica relacionada a fluidos...

    Acredito que a maioria já está cansada de saber, mas acho que pode ser uma boa dica principalmente para pretensos niveiros que nem imaginam que a embreagem do Niva é hidráulica e assim como o fluido de freio, precisa ser periódicamente verificada e quando necessário completada, sob pena de ficar sem embreagem... as mangueiras que saem dos bujões de fluido, tanto de embreagem quanto de freio, precisam ter seu estado verificado e se necessário, trocadas tb periódicamente...

    []s

    PS: Boa César
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  • #5
    E não esqueçam de engraxar a cada 3/4 meses.
    São sete pontos (em algum lugar do fórum tem um desenho destes pontos...): as cruzetas (5) e os estriados dos cardãs.

  • #6
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    Exclamation

    Citação Postado originalmente por Otávio Luiz Ver Post
    E não esqueçam de engraxar a cada 3/4 meses.
    São sete pontos (em algum lugar do fórum tem um desenho destes pontos...): as cruzetas (5) e os estriados dos cardãs.
    Pesquisei por "pontos de lubrificação" e achei aqui a lista dos sete pontos:

    (sic)

    Os 7 pontos são:

    1- Cruzeta do carda dianteiro junto ao diferencial dianteiro
    2- Estriado do cardã dianteiro (existe um parafuso allen que deve ser tirado e usar o bico que parecido cônico , " /\")
    3- Cruzeta do carda dianteiro junto ao diferencial central
    4- Cruzeta do carda traseiro junto ao diferencial central
    5- Estriado do cardã traseiro
    6- Cruzeta do carda traseiro ao diferencial traseiro
    7- Cruzeta entre o cambio e o diferencial central
    (acoplamento elástico) , alguns Nivas possuem um acoplamento homocinético, não sei exatamente a partir de que ano, me parece 94, ou aqueles que já substituíram estão livres deste ponto.

    Retirado do site: http://www.nivacuritibae4x4.pop.com.br/dicas25.htm

    []s
    4X4 Brasil Razão: Correção
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  • #7
    Usuário Avatar de Soldier
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    Red face

    Ops! "Si isquici" da imagem

    Segue lá!

    []s
    Imagens Anexas
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  • #8
    Citação Postado originalmente por Soldier Ver Post
    Pesquisei por "pontos de lubrificação" e achei aqui a lista dos sete pontos:

    (sic)

    Os 7 pontos são:

    1- Cruzeta do carda dianteiro junto ao diferencial dianteiro
    2- Estriado do cardã dianteiro (existe um parafuso allen que deve ser tirado e usar o bico que parecido cônico , " /\")
    3- Cruzeta do carda dianteiro junto ao diferencial central
    4- Cruzeta do carda traseiro junto ao diferencial central
    5- Estriado do cardã traseiro
    6- Cruzeta do carda traseiro ao diferencial traseiro
    7- Cruzeta entre o cambio e o diferencial central
    (acoplamento elástico) , alguns Nivas possuem um acoplamento homocinético, não sei exatamente a partir de que ano, me parece 94, ou aqueles que já substituíram estão livres deste ponto.

    Retirado do site: http://www.nivacuritibae4x4.pop.com.br/dicas25.htm

    []s
    Os Nivas, a partir de 95 vieram com estas homocinéticas. Entretanto, muitos niveiros já providenciaram a substituição em suas viaturas. Eu fui um deles, meu Niva anterior, mod. 90/91, tinha a homocinética.
    Gil Roberto
    Niva 95 - "SUVdesenvolvido"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/album.php?albumid=204

  • #9
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    Question Graxa sem graça!

    Citação Postado originalmente por Otávio Luiz Ver Post
    E não esqueçam de engraxar a cada 3/4 meses.
    São sete pontos ...
    Otávio e camaradas... assim como fluidos e óleos, existe alguma especificação ou tipo de graxa específica para esses "sete pontos" ou qualquer uma serve

    []s
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  • #10
    Citação Postado originalmente por Soldier Ver Post
    "... segue uma dica relacionada a fluidos ... para pretensos niveiros que nem imaginam que a embreagem do Niva é hidráulica e assim como o fluido de freio, precisa ser periódicamente verificada e quando necessário completada, sob pena de ficar sem embreagem ..."
    Realmente, é uma boa dar esse toque pra galera . . .
    Eu mesmo, pouco depois de pegar o NIVAder, fiquei sem embreagem por falta de fluido (no meu caso, devido a um vazamento no famigerado cilindro inferior...).

    Convém lembrar também, que os fluidos de freio e embreagem (por sinal, o mesmo fluido ), possuem propriedades higroscópicas, ou seja, absorvem umidade.
    E DAÍ? Esses fluidos são relativamente imcompressíveis, o que faz "empurrar os êmbolos necessários quando preciso; mas ao absorver umidade,
    ele passa a ter uma compressibilidade muito maior, tornando o freio/embreagem "borrachudo" e ineficiente !
    SOLUÇÃO? Além de verificá-los regularmente, o sistema deve ser "sangrado" e ter seu fluido totalmente substituído periodicamente !

    []'s

  • #11
    Usuário Avatar de Soldier
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    Citação Postado originalmente por Luciano SHAKALL Ver Post
    ...Convém lembrar também, que os fluidos de freio e embreagem (por sinal, o mesmo fluido ), possuem propriedades higroscópicas, ou seja, absorvem umidade.
    E DAÍ? Esses fluidos são relativamente imcompressíveis, o que faz "empurrar os êmbolos necessários quando preciso; mas ao absorver umidade,
    ele passa a ter uma compressibilidade muito maior, tornando o freio/embreagem "borrachudo" e ineficiente !
    SOLUÇÃO? Além de verificá-los regularmente, o sistema deve ser "sangrado" e ter seu fluido totalmente substituído periodicamente !
    []'s
    Bem lembrada a questão dos fluidos de freio e embreagem serem os mesmos... e a consequência da possível contaminação por água é uma dica para aqueles que adoram entrar em rios e lamaçais (apesar dos reservatórios ficarem em local alto) e tb para a hora de lavar o motor...

    []s
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  • #12
    Colegas,
    Os fluidos são os mesmos, mesmo?
    Ouvi falar que a embreagem usa fluido de freio, mas que um era 30 e o outro 40.
    Há 99% de chance de eu estar confundindo os números, mas parece que tem dois tipos de fluido de freio mesmo.
    Alguém sabe alguma coisa disso?

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