Postado originalmente por
Girti
César, espero que você não me entenda mal por aquilo que vou escrever, eu o faço baseado nos 13 anos em que acompanho listas de discussão sobre o Niva. Você está sendo vítima da SNPS - Síndrome do Novo Proprietário de Niva
Eu explico: 99,99% dos novos proprietários de Nivas se empolgam ao adquirir um, e, devido a esta empolgação, nem sempre agem racionalmente. Você não é o primeiro nem será o último, isto acontece com praticamente todos os recém-proprietários, há uma preocupação inicial em instalar faróis, bagageiro, quebra mato, pneus, adesivos, e depois, quando aparece algum problema mecânico, ou algo do gênero.... o dinheiro acabou....
Minha sugestão, já dada anteriormente, ainda é a mesma: ANTES de gastar dinheiro, rode com o seu Niva por um tempo, veja se ele realmente tem a sua cara, descubra se há algo a ser feito que seja mais urgente (o IPVA, por ex., acabo de receber a notificação de meu Niva 95, se você for pagar o IPVA e o DVAT de seu Niva à vista, serão quase R$300,00, a serem pagos em Janeiro/08!

). Depois de um ou dois meses, você já vai estar menos empolgado e vai também conhecer melhor as qualidades e defeitos de seu Niva, podendo então decidir sobre a instalação ou não de acessórios com mais conhecimento de causa.
Em todo caso, quanto à sua pergunta: os Rodo Rural têm 16", servem nas rodas originais do Niva, sendo eventualmente necessário levantar um pouquinho a suspensão dianteira (no máximo 2cm !!!), para que não raspem nos paralamas.
Não é recomendável colocar as rodas da F-1000, são muito largas para os rodo Rural e muito pesadas para o Niva (elas são são feitas para um veículo de carga que, vazio, já pesa bem mais que o Niva, e que leva até 1 tonelada de carga), irão forçar os rolamentos e a suspensão, além de piorar consumo e desempenho

, devido ao seu grande peso.
[ ]s