
Postado originalmente por
Girti
Ana, é recomendável instalar uma bateria de 65 Ah. é um pouco mais do que o Niva precisa, o que lhe dará uma reserva para lâmpadas mais fortes 100/90W nos faróis, faróis auxiliares (recomendo os de neblina, ajudam bastante em viagens noturnas, iluminando as laterais da pista), ou algo parecido. Não economize, para não ficar na mão, use boas marcas. Eu uso a Moura há anos, nunca tive problemas, mas há outras boas marcas, como a Heliar, a Delco, a Durex, por exemplo.
Quanto ao estepe, recomendo fortemente que você espere por algum tempo para fazer esta modificação. Ela é complicada e irá trazer alguns problemas (visibilidade, uso do porta-malas dificultado), só deve ser feita quando não houver outra possibilidade de instalação do estepe (motor maior do que o original, sem ter bagageiro, por ex.). O lugar onde o estepe está originalmente é ótimo, fica escondido (roubos mais difíceis) e serve para guardar objetos (litros de óleo de reserva, ferramentas, ou algo assim).
Ana, espero que você entenda o que vou escrever a seguir como um conselho amigo, e não uma crítica azeda. Também deixo claro que não estou fazendo uma crítica pessoal, o que escrevo abaixo é genérico, vale para uma grande parte dos novos proprietários de Niva, que se empolgam e acabam colocando a carroça na frente do burro, invertendo prioridades de despesas com o carro.
É muito importante que um novo proprietário se familiarize com o Niva, descubra o que há para ser feito na mecânica, elétrica e funilaria, se ele precisa de novos pneus, se os freios estão em ordem, etc... Entretanto, vejo muitos se preocuparem mais com adesivos, bagageiros, quebra-matos e faróis auxiliares, deixando de lado coisas importantes que deveriam ser feitas antes. Depois, o carro quebra, dá problemas, e a pessoa, lamentando o dinheiro gasto, põe o seu Niva à venda, e passa a maldizer todo e qualquer Niva.
Mande fazer um cuidadoso levantamento do que será necessário providenciar para deixar o seu Niva em dia, organize uma lista destas pendências, e vá eliminando estes problemas, em ordem de importância, conforme o seu bolso o permita. Se tudo correr bem, em pouco tempo você terá um carro confiável, e vai virar mais uma "doente por Niva", como muitos de nós!
Um abraço, boa sorte!