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Tópico: Bateria Ideal

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  • #1

    Bateria Ideal




    Tenho uma dúvida, qual a bateria ideal para o Niva, o meu é 91 e não tem PX

  • #2
    Ana, use preferencialmente uma bateria de 65Ah, já que vc, penso eu, não tem guincho, milhas e outras parafernálias tão desejadas pelos off-roaders...

  • #3

    Não

    Meu carro veio só com o engate e o quebra matos da frente, e o antigo dono me deu um teto solar de golf que ele comprou prá instalar e acabou não colocando, mas nem vou instalar também, quero colocar um bagageiro no teto(a pintura do teto tá meio feia).
    Eu vi em um site uma forma legal de colocar o estepe na parte de trás como em alguns off roads tem, o qeu acha disso?
    Conhece alguém que tem?

  • #4
    Ana, geralmente o pessoal faz uma adaptação com porta-estepe de outros carros, tais como o do Fox, Ecosport, etc... Sinceramente, na minha opinião, não vale a pena pq vc terá que fixar na lataria, geralmente em pontos que não foram feitos para isso... Se mesmo assim vc quiser, outros camaradas que tem te darão as dicas...

  • #5
    Bateria: qq uma....funcionando.
    Estepe, tenho no meu niva e nao é fixado na lata, e sim sob o engate. Bate um pouco em estrada esburada, perde a visao na trilha, atrapalha no uso do porta-malas...fora isso é bom.

  • #6
    Citação Postado originalmente por anacris1000 Ver Post
    Meu carro veio só com o engate e o quebra matos da frente, e o antigo dono me deu um teto solar de golf que ele comprou prá instalar e acabou não colocando, mas nem vou instalar também, quero colocar um bagageiro no teto(a pintura do teto tá meio feia).
    Eu vi em um site uma forma legal de colocar o estepe na parte de trás como em alguns off roads tem, o qeu acha disso?
    Conhece alguém que tem?

    Ana, é recomendável instalar uma bateria de 65 Ah. é um pouco mais do que o Niva precisa, o que lhe dará uma reserva para lâmpadas mais fortes 100/90W nos faróis, faróis auxiliares (recomendo os de neblina, ajudam bastante em viagens noturnas, iluminando as laterais da pista), ou algo parecido. Não economize, para não ficar na mão, use boas marcas. Eu uso a Moura há anos, nunca tive problemas, mas há outras boas marcas, como a Heliar, a Delco, a Durex, por exemplo.

    Quanto ao estepe, recomendo fortemente que você espere por algum tempo para fazer esta modificação. Ela é complicada e irá trazer alguns problemas (visibilidade, uso do porta-malas dificultado), só deve ser feita quando não houver outra possibilidade de instalação do estepe (motor maior do que o original, sem ter bagageiro, por ex.). O lugar onde o estepe está originalmente é ótimo, fica escondido (roubos mais difíceis) e serve para guardar objetos (litros de óleo de reserva, ferramentas, ou algo assim).

    Ana, espero que você entenda o que vou escrever a seguir como um conselho amigo, e não uma crítica azeda. Também deixo claro que não estou fazendo uma crítica pessoal, o que escrevo abaixo é genérico, vale para uma grande parte dos novos proprietários de Niva, que se empolgam e acabam colocando a carroça na frente do burro, invertendo prioridades de despesas com o carro.
    É muito importante que um novo proprietário se familiarize com o Niva, descubra o que há para ser feito na mecânica, elétrica e funilaria, se ele precisa de novos pneus, se os freios estão em ordem, etc... Entretanto, vejo muitos se preocuparem mais com adesivos, bagageiros, quebra-matos e faróis auxiliares, deixando de lado coisas importantes que deveriam ser feitas antes. Depois, o carro quebra, dá problemas, e a pessoa, lamentando o dinheiro gasto, põe o seu Niva à venda, e passa a maldizer todo e qualquer Niva.

    Mande fazer um cuidadoso levantamento do que será necessário providenciar para deixar o seu Niva em dia, organize uma lista destas pendências, e vá eliminando estes problemas, em ordem de importância, conforme o seu bolso o permita. Se tudo correr bem, em pouco tempo você terá um carro confiável, e vai virar mais uma "doente por Niva", como muitos de nós!

    Um abraço, boa sorte!
    Gil Roberto
    Niva 95 - "SUVdesenvolvido"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/album.php?albumid=204

  • #7
    Tá bom tá bom...
    girti vc ta certo: confiabilidade em primeiro lugar: posso até ficar atolado sim pq nao tenho pneus bons, mas nunca quebrei no meio da trilha!

    Vale a dica: compre coisas boas, de marcas ou de preferencias a peças originais ou similares nacionais de referencia, que na maioria sao melhores q originais.

    Bateria qq uma acima de 65ah, mas qto maior, mais cara é. Além disso, uma de 56ah é suficiente pra tocar o niva sim. Lembre-se que a bateria só liga o motor, mais nada, a nao ser com o motor desligado.

    Com o motor ligado o que manda é o alternador, que deve ser de 60ah no minimo. O do tempra, santana ou qq outro carro nacional com ar e desembaçador pode ser usado, desde que adaptado. O do omega por ex é de 120A.

    Eu prefireria colocar o estepe no bagageiro, acho mais legal e atrapalha menos.

  • #8
    Gil,

    você tem toda razão, estou tentando mesmo fazer isso, ir primeiro atrás das prioridades e coisas de segurança e no final se sobrar dinheiro eu enfeito o Nivolino. De vez em quando meio que saio do rumo pois fico empolgada querendo colocar adesivos e outros acessórios, mas ainda estou conseguindo me controlar, já que acabei de compar o carro, paguei razoavelmente barato e por isso imagino que terei alguns gastos com mecânica pela frente.

    Abs. e obrigada pelas dicas


    Citação Postado originalmente por Girti Ver Post
    Ana, é recomendável instalar uma bateria de 65 Ah. é um pouco mais do que o Niva precisa, o que lhe dará uma reserva para lâmpadas mais fortes 100/90W nos faróis, faróis auxiliares (recomendo os de neblina, ajudam bastante em viagens noturnas, iluminando as laterais da pista), ou algo parecido. Não economize, para não ficar na mão, use boas marcas. Eu uso a Moura há anos, nunca tive problemas, mas há outras boas marcas, como a Heliar, a Delco, a Durex, por exemplo.

    Quanto ao estepe, recomendo fortemente que você espere por algum tempo para fazer esta modificação. Ela é complicada e irá trazer alguns problemas (visibilidade, uso do porta-malas dificultado), só deve ser feita quando não houver outra possibilidade de instalação do estepe (motor maior do que o original, sem ter bagageiro, por ex.). O lugar onde o estepe está originalmente é ótimo, fica escondido (roubos mais difíceis) e serve para guardar objetos (litros de óleo de reserva, ferramentas, ou algo assim).

    Ana, espero que você entenda o que vou escrever a seguir como um conselho amigo, e não uma crítica azeda. Também deixo claro que não estou fazendo uma crítica pessoal, o que escrevo abaixo é genérico, vale para uma grande parte dos novos proprietários de Niva, que se empolgam e acabam colocando a carroça na frente do burro, invertendo prioridades de despesas com o carro.
    É muito importante que um novo proprietário se familiarize com o Niva, descubra o que há para ser feito na mecânica, elétrica e funilaria, se ele precisa de novos pneus, se os freios estão em ordem, etc... Entretanto, vejo muitos se preocuparem mais com adesivos, bagageiros, quebra-matos e faróis auxiliares, deixando de lado coisas importantes que deveriam ser feitas antes. Depois, o carro quebra, dá problemas, e a pessoa, lamentando o dinheiro gasto, põe o seu Niva à venda, e passa a maldizer todo e qualquer Niva.

    Mande fazer um cuidadoso levantamento do que será necessário providenciar para deixar o seu Niva em dia, organize uma lista destas pendências, e vá eliminando estes problemas, em ordem de importância, conforme o seu bolso o permita. Se tudo correr bem, em pouco tempo você terá um carro confiável, e vai virar mais uma "doente por Niva", como muitos de nós!

    Um abraço, boa sorte!

  • #9
    Só para constar, a bateria original do Niva é de 55Ah, 12V... No meu tem uma de 65Ah e dá conta do recado...

  • #10

    estepe

    segue foto
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Bateria Ideal-dsc03398.jpg  

  • #11
    Nivóide, bateria não é qq uma não... É preciso observar a amperagem... No meu Niva, com PX, CD/MP3 Player, dois faróis-de-milha, Totem e GPS, eu uso uma de 65Ah... Se não me engano a original do Niva é de 55Ah... isso???

  • #12
    Eu não tenho guincho mas tenho 4 milhas + PX + Mp3 + módulo e uso uma bateria de 90A especial pra som...

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