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  • #1

    Exclamation Cambio - Melhor custo beneficio




    Preciso abrir o cambio do nivoide...preciso de ajuda.

    Problema de rolamentos. Engates normais mas ta paecendo uma tornearia....terrível.

    Dae, melhor abrir o meu e trocar os rolamentos, pelo que orcei, se for só os do eixo piloto vai uns 200 reais de rolamento e 150 de MO, fora o oleo, etc.

    Quem vende caixa de niva boa a base de troca? Queria uma boa revisada e tirar uma e por outra...vai que a bagassa ta cheia de zica e só fico sabendo na hora de abrir ne...mas nada de enfiar a faca ne....

  • #2
    Usuário Avatar de robertofs
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    Wink Sugestão

    Camarada, vc já tem motor AP, pq já não parte pro câmbio de Chevette?

    Achar um câmbio de Niva a base de troca e que seja "filé", vai ser difícil ou muito caro. Caro por caro, já acople logo um câmbio de Chevette no seu motor AP, eliminando o acoplamento elástico e/ou homocinético, vibrações e trincas no assoalho, com o kit do Beto Kbção. Nunca mais terá dificuldades com manutenção do câmbio e acoplamento.

    []'s
    Roberto França
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  • #3
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    Beleza Roberto
    Como ja mencionei anteriormente o Niva tem O AP 2.0 .

    Apesa de relutar nessa troca , de repente vou fazer uma experiência e investir , mas para isso é necessário vir tudo prontinho nesse kit , senão para mim não vale a pena, pois aí não é um kit .
    Kit tem que ser completo, testado e gabaritado, pois não temos solda mig, ferramentas especiais e etc, em casa .
    Como voce esta divulgando ja a algum tempo esse kit, e o Beto não participa do Forum , pode esclarecer para todos :

    Esse kit do Beto ja vem prontinho , ou seja :

    1)Vem a Flange ap para cambio do chevette adequada para o motor ap x cambio do chevete .
    Vem o disco de embreagem e etc ?

    Obs : precisa adequar o escape?
    Precisa mexer em coxins ?
    Precisa alterar o motor de arranque ?
    O meu é do santana .

    2)cabo de embreagem, acessórios para montar, etc

    3) Agregados para a conexão da t- case e cambio ( vem gabaritados ou necessitam de ajustes )

    4) conexões e parafusos .

    5) travessa de sustentação do conjunto .

    6) acoplamento do opala ( cruzeta )


    Preço do Kit Completo + manual para montar .
    Como sou de Sampa , acredito que vou ser o primeiro a usar aqui, então posteriormente, vou postar no forum o resultado do investimento .

    Para não dar problema o kit tem que ser completo e com manual .


    Valeu .

  • #4
    Eu concordo com o camarada marcio...nada de gambi..ou troca tudo ou remenda o que a gente tem.

  • #5

    Wink

    Citação Postado originalmente por Nivoide Ver Post
    Eu concordo com o camarada marcio...nada de gambi..ou troca tudo ou remenda o que a gente tem.

    O duro é saber qual é o conceito de gambiarra !
    Será que fixar um cambio e uma caixa de tranferência em um assoalho de 1mm de espessura pode se chamar de "state of art" da engenharia moderna

  • #6
    Usuário Avatar de REnato Martins
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    se os suportes da "gambiarra" forem feitos em chapa de aço de 4mm ou maior e parafusar nas longarinas (desde q nao está ruim, enferrujadas, trincadas), a gambiarra pode durar bastante.

    Um cambio de niva original com peças boas guenta legal,
    Um cambio de chevette com AP, muito "bem feito" as flanges e suportes tb vai guenta legal,

    Isso vai muito de cada um, se vc confia no seviço encara, se nao, fica no seu mesmo....

  • #7

    Talking

    Citação Postado originalmente por Marcio Rossetto Ver Post
    Beleza Roberto
    Como ja mencionei anteriormente o Niva tem O AP 2.0 .

    Apesa de relutar nessa troca , de repente vou fazer uma experiência e investir , mas para isso é necessário vir tudo prontinho nesse kit , senão para mim não vale a pena, pois aí não é um kit .
    Kit tem que ser completo, testado e gabaritado, pois não temos solda mig, ferramentas especiais e etc, em casa .
    Como voce esta divulgando ja a algum tempo esse kit, e o Beto não participa do Forum , pode esclarecer para todos :

    Esse kit do Beto ja vem prontinho , ou seja :

    1)Vem a Flange ap para cambio do chevette adequada para o motor ap x cambio do chevete .
    Vem o disco de embreagem e etc ?

    Obs : precisa adequar o escape?
    Precisa mexer em coxins ?
    Precisa alterar o motor de arranque ?
    O meu é do santana .

    2)cabo de embreagem, acessórios para montar, etc

    3) Agregados para a conexão da t- case e cambio ( vem gabaritados ou necessitam de ajustes )

    4) conexões e parafusos .

    5) travessa de sustentação do conjunto .

    6) acoplamento do opala ( cruzeta )


    Preço do Kit Completo + manual para montar .
    Como sou de Sampa , acredito que vou ser o primeiro a usar aqui, então posteriormente, vou postar no forum o resultado do investimento .

    Para não dar problema o kit tem que ser completo e com manual .


    Valeu .

    Realmente melhor não arriscar !!!! Fica com o conjunto original mesmo, MUITO mais garantido !!!!
    Achar um cambio de Laika em desmanches acho que deve ser muito facil, alem do que, Laika não sofreu tanto quanto um Niva !!!teoricamente, né

  • #8
    Usuário Avatar de robertofs
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    Wink Esclarecimentos

    Pessoal, concordo com o Márcio de que, havendo a proposta de ser um kit, o máximo de informação necessária para realização da adaptação deve ser fornecido, bem como o que deve ser feito para montagem do kit, o que, obviamente, acompanha o produto.

    Concordo também com o Nivóide de que as "gambiarras" devem ser evitadas. No entanto, devemos ser coerentes em admitir que um Niva que usa um motor AP já deixou de ser original, logo, quem optou por um motor AP já havia se conscientizado em "desoriginalizar" seu Niva. Sendo assim, esses Niveiros, corajosos por terem ferido a originalidade de seu Niva ou por terem sacrificado a originalidade em favor da facilidade de manutenção ou prazer ao guiar, deveriam contribuir com críticas construtivas sobre alternativas, e não somente rebater com duras críticas, apoiadas no pretexto de que "o bom" é o original. Se é assim, porque trocar de motor? É claro que AP também é bom (ou melhor, ótimo), assim como câmbio de Chevette, rodas do Vitara, bancos do Vectra, entre tantas outras boas alternativas para o Niva. Sua necessidade é que determina o que é bom.

    No que diz respeito ao "kit", devemos pontuar alguns detalhes:

    1) Desde sempre, a proposta é de um kit para acoplamento do câmbio do Chevette à caixa de transferência do Niva, independentemente do motor que se utilize. Sendo assim, a adaptação do câmbio do Chevette ao motor é um trabalho à parte, que, em se tratado de motor AP, já há um facilitador, uma vez que já é comum Chevettes com motor AP. Portanto, há uma grande oferta de kits no mercado para adaptação de câmbio de Chevette para motor AP, e não faria o menor sentido reinventarmos o que já existe, assim como já existe kit para adaptar motor AP ao câmbio do Niva;

    2) Qual foi o nosso elemento motivador para elaborar um kit para adaptar câmbio de Chevette à caixa de transferência do Niva?
    2.1) Permitir adaptar o motor do Chevette ou do Opala 4 cilindros no Niva, como opções de baixo custo;
    2.2) Permitir aos que já utilizam ou pretendem utilizar motor AP no Niva o uso de um câmbio alternativo em detrimento às dificuldades de manutenção do câmbio original, principalmente aos proprietários que estão fora dos grandes centros;
    2.3) Determinar movimento solidário do conjunto motor, câmbio e caixa de transferência, eliminando necessidades de alinhamento entre caixa de câmbio e caixa de transferência, bem como eliminar manutenções no acoplamento, seja elástico e/ou homocinético;
    2.4) Utilizar um sistema de embreagem de acionamento a cabo, bem como peças de mais fácil aquisição no mercado, assim como de mais fácil manutenção;
    2.5) Eliminar vibrações e rachaduras no assoalho do Niva em função de vibrações causadas pelo sistema de fixação do câmbio e caixa de transferência original do Niva;
    2.6) Ganho sensível de torque em função do câmbio do Chevette de 5 marchas utilizado no motor 1.6 apresentar relações de marchas cerca de 2% mais reduzidas que as do câmbio original do Niva, sobretudo a 1.a marcha.

    3) Uma adaptação é quase sempre acompanhada de algum imprevisto. Portanto, quem está disposto a adaptar deve estar consciente de que algo não previsto pode surgir;

    4) Se não vê dificuldades em manter o que tem e está satisfeito, não adapte. Não faz sentido adaptar só porque é legal. Adaptações só valem a pena quando se está motivado a alcançar um objetivo, seja ele de desempenho, robustez, facilidade de manutenção etc. Portanto, nunca afirmamos que o câmbio do Chevette é melhor do que o do Niva. Ele é, conforme já mencionado, "alternativo". É viável para Niva? Ora, considerando que o Niva é um carro leve, que herdou do Laika, que é um carro de passeio, o conjunto motriz e várias outras peças, basta fazer uma pequena pesquisa, inclusive nesse forum, sobre aplicação do câmbio do Chevette para concluir se é viável ou não ter um câmbio de Chevette em seu Niva

    []'s
    Roberto França
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  • #9
    Usuário Avatar de Cavalcante
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    Citação Postado originalmente por robertofs Ver Post
    No que diz respeito ao "kit", devemos pontuar alguns detalhes:

    1) Desde sempre, a proposta é de um kit para acoplamento do câmbio do Chevette à caixa de transferência do Niva, independentemente do motor que se utilize. Sendo assim, a adaptação do câmbio do Chevette ao motor é um trabalho à parte, que, em se tratado de motor AP, já há um facilitador, uma vez que já é comum Chevettes com motor AP. Portanto, há uma grande oferta de kits no mercado para adaptação de câmbio de Chevette para motor AP, e não faria o menor sentido reinventarmos o que já existe, assim como já existe kit para adaptar motor AP ao câmbio do Niva;
    E porque não um kit para o motor original? A relação peso/potência do 2121 não é das melhores, mas também não é das piores, tem muito BF por aí que perde feio pra ele. E receitas de "venenos" sem entrar na eletrônica tem aos montes por aí, umas boas e outras nem tanto. Se puser eletrônica então, pode-se melhorar bastante o motor.
    Um kit que acoplasse uma caixa automática (de Opala, por exemplo)à transferência e ao motor 2121 seria bastante bem vindo. É coisa a se pensar.

    O resto é papo de futrica...

  • #10
    Citação Postado originalmente por Cavalcante Ver Post
    E porque não um kit para o motor original? A relação peso/potência do 2121 não é das melhores, mas também não é das piores, tem muito BF por aí que perde feio pra ele. E receitas de "venenos" sem entrar na eletrônica tem aos montes por aí, umas boas e outras nem tanto. Se puser eletrônica então, pode-se melhorar bastante o motor.
    Um kit que acoplasse uma caixa automática (de Opala, por exemplo)à transferência e ao motor 2121 seria bastante bem vindo. É coisa a se pensar.

    O resto é papo de futrica...

    Po Cavalcante, seria legal um cambio automatico no Niva, ate eu que sou um tracicionalista, gostei da ideia.

    Isso sim seria vantagem de verdade

    abracos

    Jossano

  • #11
    Usuário Avatar de robertofs
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    Citação Postado originalmente por Cavalcante Ver Post
    E porque não um kit para o motor original? A relação peso/potência do 2121 não é das melhores, mas também não é das piores, tem muito BF por aí que perde feio pra ele. E receitas de "venenos" sem entrar na eletrônica tem aos montes por aí, umas boas e outras nem tanto. Se puser eletrônica então, pode-se melhorar bastante o motor.
    Já estamos montando um protótipo para acoplar o câmbio do Chevette ao motor do Niva, mas ainda há muitos detalhes a serem tratados. Mas deve sair alguma coisa em breve

    Citação Postado originalmente por Cavalcante Ver Post
    Um kit que acoplasse uma caixa automática (de Opala, por exemplo)à transferência e ao motor 2121 seria bastante bem vindo. É coisa a se pensar.
    Taí um lance legal, mas caro pacas!

    É difícil achar um câmbio automático ZF utilizado nos opalas mais novos, que tinha 4 marchas, por menos de R$ 2.000,00. Então, esse é um lance para ser tratado como exceção, a exemplo do Niva do Enrico.

    []'s
    Roberto França
    Goiânia-GO.

  • #12
    Usuário
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    Kit

    Roberto

    Analise :

    No mercado existem 2 tipos de Nivas , os que são originais e os AP .
    Também existem os fora de série como o Niva opala , X NIVA etc , mas esses Proprietários não precisam de KITs , pois eles mesmo fazem os KITS , pois eles tem tempo, dinheiro , 2 carros e grana sobrando .

    Mas com certeza a maioria dos donos de Niva são normais e duros que nem eu , então , ou o carro é Niva AP ( ja com Kit do Bacelar ) ou niva original .

    O KIT então tem quer ser :

    1) KIT Cambio de chevete no NIVA ja com AP.

    2) KIT Cambio do chevete no NIVA Original .


    FIZERAM ISSO NO CASO DO WILLIS , SENÃO ME ENGANO A DEEPTEC .

    Faz sentido sim o kit ja vir com flange e tudo mais , até porque ja pesquisei e tem flanges que diferem com relação ao lado do motor de arranque , espessura da flange ( isso é importantíssimo pois reflete no ajuste da ponta do piloto no rolamento de agulha ) , sem falar em qualidade de PRECISÃO E GABARITO.

    EX : FLANGE TORTA OU EMPENADA DESALINHA O EIXO PILOTO , FORÇA O EIXO E A QUARTA COMEÇA A ESCAPAR . EM QUALQUER CAMBIO .

    De repende , compensa ele comprar a flange dos cheveteiros e revender no seu kit , como complemento , mas ele pode inspecionar a qualidade DO SEU FORNECEDOR e nos dar garantias .

    Isso aplica-se ao resto, cabos , parafusos , ETC .

    Isso é KIT .

    Se o Beto , pessoa do qual admiramos o trabalho e habilidades , quizer por essa idéia do Kit no mercado, vai ser muito bom , mas antes , tem que estudar os dois casos supracitados e nos vender a idéia completa , como fez o Bacelar por exemplo, ou melhor que o Bacelar .

    Acho que a galera quiz dizer é que KIT é KIT , se pra cada caso precisarmos soldar , refazer escape , etc , aí vira gambiarra , porque vai depender de cada um .

    Nesse caso compensa manter o original ou usar no máximo o ap do Bacelar , que funciona .

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