x
Convex Datacenter
Página 10 de 15 PrimeiroPrimeiro 123456789101112131415 ÚltimoÚltimo
Resultados 109 a 120 de 170

Tópico: Nivopala

  • #109
    Usuário Avatar de Soldier
    Entrada
    20/06/2007
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    50
    Posts
    2,526
    Agradecimentos: 0



    Citação Postado originalmente por Otávio Luiz Ver Post
    SPOA de bonito?!?!?
    Bem, o Niva original com pneus também originais (ou seja, pequenos) deve fazer entre 6 e 9 km/l na cidade e 9 a 12 na estrada.
    O meu já está com motor modificado (1.8 taxado p/ álcool/GNV e faz 4 km/l no álcool e 9km/l no GNV, na cidade) então não tenho muita certeza, posso estar enganado, mas é isso que tenho ouvido por aí.
    Daí pra menos...
    O consumo do Niva com motor original gasolina e com carburador (como o meu), tá nessa média mesmo, salvo exceções e adaptações por aí. O meu regulado pelo "seu" Wilson, faz 7,5/L na cidade e 9/L na estrada, sem pisar demais, senão piora ... o melhor consumo que eu conheço é o do Jossano, que segundo ele mesmo, faz 18km/l... no diesel, no diesel...

    Camarada Otávio, só pra eu entender melhor, no Gás o seu faz 9km/m³ É isso

    Abraços
    4X4 Brasil
    SOLDIER ADVENTURES
    Land Rover Defender 110 - Peregrina

  • #110
    Citação Postado originalmente por Soldier Ver Post
    Camarada Otávio, só pra eu entender melhor, no Gás o seu faz 9km/m³ É isso
    Ops! Isso mesmo, 9 K/
    Com o GNV a R$1,45...

  • #111
    Usuário Avatar de ANDRÉHUFF
    Entrada
    25/08/2007
    Local
    Indaiatuba/SP
    Idade
    56
    Posts
    933
    Agradecimento: 1

    O GNV caro

    Citação Postado originalmente por Otávio Luiz Ver Post
    Ops! Isso mesmo, 9 K/
    Com o GNV a R$1,45...
    O GNV caro sô, aqui pras bandas da terrinha R$ 1,299 , o meu fui esse final de semana de Indaiatuba a São José dos Campos andando pela D. Pedro a uma média de 100 km/h, quando cai na dutra parei pra abastecer, gastei R$ 15,00 tendo andado 178 km, claro que não andei o tempo todo no GNV nas subidas mais ingremes passava para a gasolina pra não perder potencia mas mesmo assim como é bom esse tal de GNV. O detalhe negativo é que na volta peguei um pedaço de não sei o que na estrada e la se foi meu Black Star Guyane pra casa do car@%%*, arrancou um gomo inteiro deixando os arames do pneu a mostra, fazer o que geninho nele agora.
    Andrehuff - Indaiatuba

  • #112
    NIVAHUFF, esta marca que vc fez foi a mesma que fiz de Resende a São José dos Campos, fiquei maravilhado, até perguntei se a bomba de GNV não tava com problema. Mas na estrada é mais ou menos isso aí mesmo!

  • #113
    Citação Postado originalmente por NIVAHUFF Ver Post
    O GNV caro sô, aqui pras bandas da terrinha R$ 1,299 almas.......
    Será que é por que você está mais perto da Bolívia?!?!?
    Mas com o álcool a R$1,60 e a gasolina a R$2,60 tá bão dimais!!!

  • #114
    Usuário Avatar de Mauricio Rossetto
    Entrada
    05/07/2006
    Local
    Itatiaia/RJ
    Idade
    57
    Posts
    513
    Agradecimentos: 3
    Meu povo Niveiro....
    Será que alguem sabe se o acoplamento rígido ficou bom no Nivopala?
    Será que é uma boa?
    Estou começando a preparar um.........

  • #115
    Usuário
    Entrada
    09/01/2007
    Local
    Betim MG/MG
    Idade
    50
    Posts
    970
    Agradecimento: 1
    Grande Maurício , pelo visto seu niva vai ser a cobaia , mas eu vou sugerir à respeito , talvez lhe ajude .

    Por experiência em Industrias , o grande problema de acoplar eixos é centralizar , alinhar em alta rotações . Uma rotação do eixo acima de 2200 rpm ja é considerada média /alta , então trabalhos de alinhamento a laser ou com técnicas de análise de vibração ou com luz estroboscópica , entre o eixo do motoredutor ja são executados a priori.

    Porque o russo fez o acoplamento ?. Creio que justamente para sanar o alinhamento em alta rotação , ou seja , pela ação da força centrífuga a boracha se deforma e os eixos se centralizam . Por isso que ouvimos varios relatos no forum que o problema de excesso de vibração ocorre em baixas rotações ( 1 e 2 marchas ) e não em alta rotações, na quarta a 3000 orpm do motor ou quinta marcha .
    Se for fazer o acopalmento rígido, primeiro, vc tem que garantir o alinhamento perfeito entre os eixos, então no caso , a primeira coisa que eu faria , é eliminar a junta cardã, até porque ela perde o sentido e atrapalha o ajuste de alinhamento, além da massa desnecessária , isso sem acoplamento de borracha ou homocinético .

    Bem se vc pegar o eixo do cambio e anexar ao eixo da reduzida por uma luva extriada , vc ja conseguiu o alinhamento parcial . Agora o problema consiste em alinhar o cambio e caixa , para que na condicão de acoplamento , eles não deformem o eixo, quando fixados a carroceria do niva . Porque se isso acontecer , o eixo sofrerá uma condicão de fadiga , que ocasionará o rompimento do eixo , ou quebra dos rolamentos do eixo ou da T case ( força radial ) .

    Por isso que o Beto K. de Goiás faz a gaiola centralizadora, mesmo assim , creio que o alinhamento não é trivial .

    Uma sugestão para facilitar o alinhamento é a adaptação de um acoplamento Steel Flex , que substitui os antigos Falks de engrenagem . Acho que compensa Vc entrar em contato com um fabricante de Acoplamentos para verificar as opções , talvez esteja alí a solução .

  • #116
    Usuário Avatar de Mauricio Rossetto
    Entrada
    05/07/2006
    Local
    Itatiaia/RJ
    Idade
    57
    Posts
    513
    Agradecimentos: 3
    Olá Marcio, realmente o acoplamento que penso em fazer é muito simples, sem a cruzeta usada no Nivopala. Penso em fazer a conexão sem a "gaiola" para fazer um teste somente, pois acredito que não vai forçar tanto os rolamentos só com uma voltinha pela Dutra.
    O acoplamento homocinético duplo que uso têm que usar um terceiro apoio - fiz um braço aparafusado em dois parafusos da caixa de redução e usando um coxim de motor de Chevette fixado no suporte da caixa de marchas. Muito simples e funciona bem. Como percebi que não faz muita força (com a mão segurando a alavanca dentro do carro) eu já conseguia segurar o balanço da caixa anter de fazer o braço de apoio. Para você ter idéia, o braço que fiz é de suporte de vaso de plantas heheheh. Ou até mesmo um vergalhão de obra de 1/4" serve.
    Pensei em até não fazer gaiola nenhuma, mas fico inseguro e então terei que fazer a gaiola.....Parece que não faz tanta força "pra queles rolamentões"....fazer a gaiola é um saco.... o que você acha?
    Vou ver se tiro fotos e coloco aqui..

  • #117
    Usuário
    Entrada
    09/01/2007
    Local
    Betim MG/MG
    Idade
    50
    Posts
    970
    Agradecimento: 1
    Bem Maurício , realmente não há muita carga , até porque se tivesse não seria o frágil sistema de fixação no assoalho que aguentaria .

    Agora , vc tem que testar na condição crítica , carro carregado , com 5 passageiros mais barraca e na subida . Quando bloqueia no 4x4 e reduzida , aí também é crítico .

    Acho que a gaiola realmente não é funcional , pois não tem com apertar os parafusos por baixo , tem que por cambio + reduzida , tudo junto .

    No meu eu estou fazendo uma fixação através das longarinas( uso uma cantoneira ao longo da longarina ) depois nela soldei braços que pega o suporte do cambio e da redução , com o coxim invertido da reduzida , tal como fez o Roveri , é uma pré preparação para o acoplamento rígido.

  • #118
    Usuário
    Entrada
    09/01/2007
    Local
    Betim MG/MG
    Idade
    50
    Posts
    970
    Agradecimento: 1
    Mauricio , tem um site www.acoplamentosmetalflex.com.br que tem varios acoplamentos .

  • #119
    Citação Postado originalmente por Giuliano Barbosa Ver Post
    ... até perguntei se a bomba de GNV não tava com problema. Mas na estrada é mais ou menos isso aí mesmo!
    Giuliano! blza? Cara.. já tem GNV em Porto Real? e em Quatis e Floriano? putz.... esta regiao daih mudou muito heim? rsrsrsrs Tenho saudades de andar de jeep por estas bandas! mas isso tem tempo..... hoje só tenho visto Porto Real pelo Google Earth... rs

    O Roberto fez realmente um excelente trabalho no Niva do Bill... ainda lembro da época que aquele niva era prateado e andava pelas ruas de Goiania com um motor AP1.8 (ou será que era 2.0? nao me lembro).

    []'s sem comissao, mas com saudades do sítio da minha avó, láaaa em Porto Real....

  • #120
    Usuário Avatar de robertofs
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Goiânia/GO
    Idade
    50
    Posts
    377
    Agradecimentos: 0

    Talking Quem é vivo sempre aparece

    Olá, camaradas!

    Quanto tempo!

    Ultimamente, estou mais preocupado em curtir as viaturas a ficar escrevendo no forum

    Mas já que apareci, vi esse comentário:

    Citação Postado originalmente por Marcio Rossetto Ver Post
    Bem Maurício , realmente não há muita carga , até porque se tivesse não seria o frágil sistema de fixação no assoalho que aguentaria .

    Agora , vc tem que testar na condição crítica , carro carregado , com 5 passageiros mais barraca e na subida . Quando bloqueia no 4x4 e reduzida , aí também é crítico .

    Acho que a gaiola realmente não é funcional , pois não tem com apertar os parafusos por baixo , tem que por cambio + reduzida , tudo junto .
    Seguinte: obviamente, não temos nada muito sofisticado para alinhar as caixas. Apenas uma luva do câmbio do Chevette, que obviamente se encaixa perfeitamente ao câmbio, acoplado a uma flange soldada e alinhada em torno à luva, que se encaixa perfeitamente à flange de entrada da caixa de transferência do Niva, que usamos como gabarito para construir a ganhola. Até aqui concordo com o Rossetto de que tivemos parte do problema de alinhamento resolvido. Mas como resolvemos apenas parte, resolvemos acoplar a luva do câmbio à caixa de transferência através de uma cruzeta, que além de facilitar o acoplamento já que, como já comentado em posts anteriores, são peças fáceis de achar, não requer nenhum trabalho de torno. É plug&play, e pronto. Então, pra que inventar, não é mesmo? Mas é fato que usando a cruzeta reduzimos a probabilidade de surgirem problemas pelo alinhamento da ganhola.

    Agora, se é ou não funcional, sinceramente, depois de montado, não é coisa pra ficar colocando e tirando, mas já não me importa mais defender isso. O que importa mesmo é que já temos 5 carros assim por aqui, e estamos nos divertindo um bocado

    Segue um exemplo:

    Passeio com Cheveniva e Nivopala: http://pt-br.tinypic.com/useralbum.p...=1&sort=oldest

    []'s
    Roberto França.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade