x
Convex Datacenter
Página 8 de 15 PrimeiroPrimeiro 123456789101112131415 ÚltimoÚltimo
Resultados 85 a 96 de 170

Tópico: Nivopala

  • #85
    Usuário Avatar de robertofs
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Goiânia/GO
    Idade
    50
    Posts
    377
    Agradecimentos: 0

    Wink Não é bem assim...




    Citação Postado originalmente por Marcio Rossetto Ver Post
    Numa subida de mais ou menos 1 km de pura lama ,onde inclusive um willis ficou, para subir com o niva tive que engatar primeiro uma primeira reduzida e tuchar o pé no acelerador em segunda reduzida logo em seguida.


    Fiz isso na subida inteira por cerca de longos 80 segundos , com as quatro rodas patinando, bloqueado e o motor ap 2.0 cheio , a cerca de 6500 giros direto.
    Um motor de uma Honda CG 125 Titan deve passar o maior tempo de sua vida trabalhando com rotações acima dos 8.000 RPM, e nem por isso abre o bico


    Citação Postado originalmente por Marcio Rossetto Ver Post
    Para se ter uma idéia o bicho até jogou óleo para o carburador
    Será que seus anéis de pistão estão bons?

    Citação Postado originalmente por Marcio Rossetto Ver Post
    Pois bem , duvido que um motor de tempra aguenta isso , ou um de chevette , ou híbridos modificados , etc .
    Muito relativo. Para um motor que esteja com lubrificação adequada e que não esteja muito desgastado, trabalhar por 80 segundos em condições extremas não faz nem cóssegas.

    Citação Postado originalmente por Marcio Rossetto Ver Post
    Voce quando faz uma trilha , expõe o jipe no limite , ´porque adrenalina sobe e a razão desce e o motor tem que aguentar a reduzida .
    Também é muito relativo. Às vezes, uma das principais razões de se perder tração é fazer com que as rodas girem muito rápido, e o motor trabalhar com a reduzida engatada é ótimo, pois torna o serviço pra ele mais leve

    Citação Postado originalmente por Marcio Rossetto Ver Post
    Por essas e outras tem que ser de Opala ou ap 2.0 , que foram feitos pra aguentar o pau . Voces sabem disso .
    Bom, eu sei que ambos os motores tem muito torque, mas o AP tem mais potência. O motor do Opala pode durar centenas de milhares de km, justamente porque gira pouco, e menor rotação, menor desgaste, não é mesmo? Já um AP 2.0, para mim, em termos de durabilidade, é como um AP 1.6 e 1.8, todos consagrados pela eficiência e robustez... mas se eu fosse você, seria mais racional em relação ao seu AP 2.0 operando a 6.500 RPM. Lembre-se que a relação R/L do AP 2.0 está longe de ser ideal (http://www2.uol.com.br/bestcars/tecprep/rl-1.htm e http://www2.uol.com.br/bestcars/tecprep/rl-3.htm)

    Citação Postado originalmente por Marcio Rossetto Ver Post
    O motor do tempra , nem no tempra aguenta , imagina no Niva .

    O barato sai caro .

    Valeu .
    Não seja um APZeiro tão radical

    []'s
    Roberto França
    Goiânia-GO.

  • #86
    Usuário
    Entrada
    09/01/2007
    Local
    Betim MG/MG
    Idade
    50
    Posts
    970
    Agradecimento: 1


    Então , como é que faz ?

    Citação Postado originalmente por Flugêncio Ferreira Ver Post
    Sei não heim!!! mas com outros olhos isto pode ter sido uma grande braçada.
    Esperar que o motor resolva tudo é esquecer da pecinha que vai entre o banco e o volante kkkkkkkkk

  • #87
    Usuário
    Entrada
    09/01/2007
    Local
    Betim MG/MG
    Idade
    50
    Posts
    970
    Agradecimento: 1
    França

    1) O motor ap 2.0 é mais robusto que o motor ap 1.6 ou 1.8 . Posso até buscar aonde ? mas sabemos que sim .

    2) desculpe-me , mas não dá pra comparar o motor do tempra com o Ap 2.0 , Tudo no tempra é mais fraco, desde o projeto,cabeçote , comando etc .

    Outra coisa , não vamos comparar projeto Fiat x VW

    Ou comparar um santana 2.0 MPI com um tempra .

    O motor do tempra esquenta por nada e não chega a 200.000 Km na maciota , o ap chega a 400.000 km .

    Novinho, Tempra 8 válvulas, ja é um motor que vibra , desbalanceado e barulhento e gastão .

    Agora, o motor ap 2.0 não esquenta por nada ,motor forte e robusto , ao passo que o motor do tempra , no próprio tempra é uma chaleira .

    Imagine no Niva , na trilha , com o radiador cheio de lama .

    não sou radical , mas acho melhor por um motor de chevette , mas não do tempra , isso é relutar com tudo, com o parecer do povo .

    No passado eu relutei com o conhecimento do povo e comprei um JPX , me ferrei .

    Ja disse uma vez e vou repetir ,colocar o ap 1.8 no niva não compensa , pois o ganho de potencia não vale o custo benefício .

    Ja que vai fazer a coisa funcionar e sentir diferença, tem que ser o ap 2.0 .

    Quanto ao uso do GNV , o melhor será o ap 2.0 a alcool .

    2.0 Injeção, sem comentários ....

  • #88
    Usuário Avatar de robertofs
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Goiânia/GO
    Idade
    50
    Posts
    377
    Agradecimentos: 0

    Cool Verdades e mitos...

    Citação Postado originalmente por Marcio Rossetto Ver Post
    França

    1) O motor ap 2.0 é mais robusto que o motor ap 1.6 ou 1.8 . Posso até buscar aonde ? mas sabemos que sim .

    robusto



    do Lat. robustu

    adj.,
    que tem força;

    vigoroso;

    cheio de vida;

    de compleição forte;

    potente;

    resistente;

    firme.



    Se você está se referindo a força, é óbvio que o AP 2.0 é mais robusto. Mas dizer que o AP 2.0 é mais resistente que os demais AP's, aí é questionável, pois o AP 2.0 utiliza muitos componentes de seus irmãos menores, e o que o torna 2.0 é apenas o maior diâmetro dos pistões e maior curso do virabrequim, e usando as mesmas bielas usadas no AP 1.6 e 1.8 se observa o que está descrito no artigo do Bestcars sobre relação r/l:

    É fácil entender que, quanto maior (mais longo) for o curso do virabrequim (manivela portanto maior) e mais curtas forem as bielas, mais acentuado será esse ângulo, tornando mais intensas as forças laterais dos pistões sobre os cilindros.

    Quanto maior a força lateral, menor o aproveitamento da força de expansão dos gases queimados, o que resulta em torque e potência abaixo do que seria teoricamente possível.

    Na faixa de 1,6 litro, um dos melhores exemplos de motor em maciez de funcionamento e rendimento global era o Volkswagen AP-600 (depois AP-1600), com curso de 77,4 mm e biela de 144 mm, para r/l de 0,268.

    Em contrapartida, a mesma VW deu bons exemplos de efeito de bielas inadequadas quando lançou o motor 2,0-litros do Santana, em 1988. Com a biela de 144 mm, o 1,8-litro apresentava relação r/l de 0,3 exato (como no GM 2,0), mas a mesma biela no 2,0 (curso de 92,8 mm) elevou a relação para 0,322.


    Citação Postado originalmente por Marcio Rossetto Ver Post
    2) desculpe-me , mas não dá pra comparar o motor do tempra com o Ap 2.0 , Tudo no tempra é mais fraco, desde o projeto,cabeçote , comando etc .

    Outra coisa , não vamos comparar projeto Fiat x VW

    Ou comparar um santana 2.0 MPI com um tempra .
    Gostei de você ter dito isso, porque se alguém vier dizer que não se pode comparar projeto VW AP 2.0 x GM 151, certamente é o mesmo que dizer que não se pode comparar o projeto do motor do Tempra com o do AP, pois realmente não dá.

    Embora tanto o AP quanto o motor do Tempra sejam dos anos 60, sem dúvida alguma, o motor do Tempra já nasceu mais moderno, por contar com um cabeçote de duplo comando de válvulas, mesmo com 2 válvulas por cilindro, o que, obviamente, já motivou a construção de um cabeçote de fluxo cruzado.

    Citação Postado originalmente por Marcio Rossetto Ver Post
    O motor do tempra esquenta por nada e não chega a 200.000 Km na maciota , o ap chega a 400.000 km .
    Márcio, creio que você não rodou 400.000 Km com um AP 2.0, e menos provavel ainda ter rodado 200.000 Km com um Tempra. Sendo assim, você está fazendo afirmações apoiadas apenas na teoria de que depois dos AP's, os outros são os outros, e só

    No Brasil, a Fiat teve coragem de lançar o Tempra Turbo, que utilizava o mesmo motor da versão 8 válvulas, e se tornou o carro mais veloz e rápido do Brasil. Sabemos que o VW AP 2.0 é robusto, mas uma coisa é fato: a VW não lançou com um Gol GTI 2.0 Turbo, e mesmo o Gol GTI 2.0 16V que teve cabeçote vindo da Alemanha (o que deve ter saído mais caro pra VW que turbinar o AP 2.0), e que é uma mosca branca de olhos azúis, não andava com o Tempra Turbo que teve boa vendagem, seguida pelo Tempra Stile, de apelo mais executivo. Portanto, não seria categórico em dizer que o motor é ruim. Em anexo, reportagem da QR sobre o Tempra Turbo e a história do motor.

    Citação Postado originalmente por Marcio Rossetto Ver Post
    Novinho, Tempra 8 válvulas, ja é um motor que vibra , desbalanceado e barulhento e gastão .
    De acordo com o Bestcars no artigo sobre o Tempra (http://www2.uol.com.br/bestcars/classicos/tempra-3.htm), o qual, dos comentários que você fez sobre o motor do Tempra, fala apenas sobre sua relação R/L 0,31, o que o tornaria um motor de certa aspereza, já fica evidente que o motor do Tempra tem funcionamento mais suave que o do AP 2.0 (R/L 0,322).

    Citação Postado originalmente por Marcio Rossetto Ver Post
    Agora, o motor ap 2.0 não esquenta por nada ,motor forte e robusto , ao passo que o motor do tempra , no próprio tempra é uma chaleira .
    Qualquer motor esquenta, e se talvez fosse adaptado o AP 2.0 no cofre do Tempra, em posição transversal, esquentaria do mesmo jeito. Se bem que, onde tá escrito que motor do tempra fervia? Eu fiz várias longas viagens com um Tempra 16V, e nunca tive notícia desse tipo de problema. Aliás, nem o Bestcars comenta isso.

    Citação Postado originalmente por Marcio Rossetto Ver Post
    Imagine no Niva , na trilha , com o radiador cheio de lama .
    Se o sistema de arrefecimento falhar ou sofrer qualquer interferência, até o AP vai fritar.

    Citação Postado originalmente por Marcio Rossetto Ver Post
    não sou radical , mas acho melhor por um motor de chevette , mas não do tempra , isso é relutar com tudo, com o parecer do povo .
    Cuidado com as lendas urbanas...

    Citação Postado originalmente por Marcio Rossetto Ver Post
    No passado eu relutei com o conhecimento do povo e comprei um JPX , me ferrei .
    JPX é tão problemático quanto o Niva. Basta se dedicar a resolver os problemas dele como se resolve do Niva que fica tudo certo.

    Citação Postado originalmente por Marcio Rossetto Ver Post
    Ja disse uma vez e vou repetir ,colocar o ap 1.8 no niva não compensa , pois o ganho de potencia não vale o custo benefício .

    Ja que vai fazer a coisa funcionar e sentir diferença, tem que ser o ap 2.0 .

    Quanto ao uso do GNV , o melhor será o ap 2.0 a alcool .

    2.0 Injeção, sem comentários ....
    Será que o AP 2.0 é tão mais assim? Em termos de torque, sem dúvida, mas de resto, é relativo. Veja reportagem da QR sobre um comparativo entre um AP 2.0MI e um AP 1.8s carburado e a álcool.

    []'s
    Roberto França
    Goiânia-GO.
    Nivopala Arquivos Anexos

  • #89
    Usuário Avatar de Mauricio Rossetto
    Entrada
    05/07/2006
    Local
    Itatiaia/RJ
    Idade
    57
    Posts
    513
    Agradecimentos: 3
    Amigos,
    Estou rodando bastante com o Niva que se mostra mais forte com os pistões do Tempra, mas não está como espero. Graças a vocês hoje tenho mais dados e testemunhos de forma a acertar mais nos meus projetos. Numa sequencia evolutiva de tuning do motor original do Niva concluiu-se a inviabilidade de mexer com curso de pistões e consequentemente comprimento de biela de forma a restar somente trabalho de cabeçote e polia/comando.
    Como já possuo a polia regulavel SOBE mas não conseguimos ajustá-la devido a bater nos pistões, abrirei o motor novamente para desbastar os pistões e surge então a possibilidade de fazer algo no cabeçote.
    Começei a pesquisar sobre o assunto "trabalhar o cabeçote" e ví que é mais um assunto bastante vasto. É engraçado ver (eu) um Niveiro lendo AutoPower....
    Então pergunto aos camaradas:
    Vocês já pensaram em mexer no cabeçote do Niva?
    O que se pode fazer nele?

    Abraços

    http://www.xpeedclub.com.br/site/xtechlib.php?view=9892

  • #90
    Usuário Avatar de Mauricio Rossetto
    Entrada
    05/07/2006
    Local
    Itatiaia/RJ
    Idade
    57
    Posts
    513
    Agradecimentos: 3
    Amigos,
    Estou rodando bastante com o Niva que se mostra mais forte com os pistões do Tempra, mas não está como espero. Graças a vocês hoje tenho mais dados e testemunhos de forma a acertar mais nos meus projetos. Numa sequencia evolutiva de tuning do motor original do Niva concluiu-se a inviabilidade de mexer com curso de pistões e consequentemente comprimento de biela de forma a restar somente trabalho de cabeçote e polia/comando.
    Como já possuo a polia regulavel SOBE mas não conseguimos ajustá-la devido a bater nos pistões, abrirei o motor novamente para desbastar os pistões e surge então a possibilidade de fazer algo no cabeçote.
    Começei a pesquisar sobre o assunto "trabalhar o cabeçote" e ví que é mais um assunto bastante vasto. É engraçado ver (eu) um Niveiro lendo AutoPower....
    Então pergunto aos camaradas:
    Vocês já pensaram em mexer no cabeçote do Niva?
    O que se pode fazer nele?

    Abraços

    http://www.xpeedclub.com.br/site/xtechlib.php?view=9892

    http://www.xpeedclub.com.br/site/xtechlib.php

  • #91
    Usuário Avatar de robertofs
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Goiânia/GO
    Idade
    50
    Posts
    377
    Agradecimentos: 0

    Detalhe

    Citação Postado originalmente por Mauricio Rossetto Ver Post
    Como já possuo a polia regulavel SOBE mas não conseguimos ajustá-la devido a bater nos pistões, abrirei o motor novamente para desbastar os pistões e surge então a possibilidade de fazer algo no cabeçote.
    Não se esqueça que tirando alguma coisa da superfície dos pistões você estará automaticamente descomprimento o motor, e isso pode causar alguma perda de torque, dependendo da quantidade de material que será tirado.

    Citação Postado originalmente por Mauricio Rossetto Ver Post
    Começei a pesquisar sobre o assunto "trabalhar o cabeçote" e ví que é mais um assunto bastante vasto. É engraçado ver (eu) um Niveiro lendo AutoPower....
    Então pergunto aos camaradas:
    Vocês já pensaram em mexer no cabeçote do Niva?
    O que se pode fazer nele?
    Preparação aspirada nem sempre dá bons resultados em termos de torque, pois geralmente o objetivo é obter mais potência nesse tipo de preparação. Mas o Flugêncio já fez algumas brincadeiras com o cabeçote do Niva, usando outras válvulas e tal, e ele diz que ficou muito bom, e a receita pode servir pra vc otimizar o desempenho de seu motor


    []'s
    Roberto França
    Goiânia-Go.

  • #92

    Cool

    Citação Postado originalmente por Mauricio Rossetto Ver Post
    Amigos,.......... forma a restar somente trabalho de cabeçote e polia/comando.
    Como já possuo a polia regulavel SOBE mas não conseguimos ajustá-la devido a bater nos pistões, abrirei o motor novamente para desbastar os pistões e surge então a possibilidade de fazer algo no cabeçote.
    Começei a pesquisar sobre o assunto "trabalhar o cabeçote" e ví que é mais um assunto bastante vasto. É engraçado ver (eu) um Niveiro lendo AutoPower....
    Então pergunto aos camaradas:
    Vocês já pensaram em mexer no cabeçote do Niva?
    O que se pode fazer nele?

    Abraços

    http://www.xpeedclub.com.br/site/xtechlib.php?view=9892
    Mauricio, não existe a possibilidade, repito em letras MAIUSCULAS, NÃO EXISTE A POSSIBILIDADE DA VALVULA BATER NO SEU PISTÃO, desde que o ponto tenha sido montado certo .
    Como exemplo, o primeiro motor 2121 que montei tinha tx de compressão de 15:1 e ele não pegava em nada, nem na posição A nem na posição D !

    Se o ponto de PMS e zero do comando tiver sido montado correto e não pulou corrente, eu boto pau na mesa pra neguinho martela , pois não tem como bater de maneira alguma !!!

    Estou falando isso apenas pra que vc pense muito no que vai fazer e não jogue dindin fora

  • #93
    CAmaRAda Maurício, como eu também sou um niveiro que (de vez em quando) lê AutoPower (antiga FullPower) e afins , lembrei que já havia lido algo a respeito de
    preparação de cabeçote há alguns anos em uma revista. Fui procurá-la e escaneei a reportagem pra você "dar uma sacada", mas postei lá no "fórum de Downloads",
    pois pode ser de interesse geral, ok? . O link é:
    Preparação de Cabeçote ("VENENO") .

    PS.
    Ainda não li os links que enviastes, talvez falem a mesma coisa que essa reportagem... mas valeu a intenção .

    []'s
    4X4 Brasil

  • #94
    Usuário Avatar de Mauricio Rossetto
    Entrada
    05/07/2006
    Local
    Itatiaia/RJ
    Idade
    57
    Posts
    513
    Agradecimentos: 3
    Luciano, agradeço o material enviado, ele têm exatamente o que preciso e vou tentar fazer aquele passo-a-passo. Vou fazer esses ajustes e veremos o que vai acontecer.

    Alexandre, no caso dos pistões baterem nas válvulas em posição diferente da original é que os pistões que estão agora no motor não possuem nenhum rebaixamento como no pistão original do Niva. Como vou abrir tudo de novo vou colocar outro modelo de pistão que acredito não bater nas válvulas. Vai ser mais fácil que desbastar a cabeça do pistão. Se eu tiver que desbastar a cabeça do pistão será com uma válvula preparada como broca para abrir exatamente onde ela trabalha, usando o cabeçote como guia....na verdade duas válvulas, admissão e escape.....e toma ficar um dia inteiro nessa...
    Realmente estou fazendo as coisas com o maior cuidado possível no quesito gasto, pois se ficar mais caro do que está perderá o sentido manter o motor original.
    4X4 Brasil

  • #95
    Citação Postado originalmente por Mauricio Rossetto Ver Post
    "... no caso dos pistões baterem nas válvulas ... é que os pistões que estão agora no motor não possuem nenhum rebaixamento ... Se eu tiver que desbastar a cabeça do pistão será com uma válvula preparada como broca para abrir exatamente onde ela trabalha, usando o cabeçote como guia ..."
    Maurício, quando eu fui trocar os pistões do "NIVAder" pelos do Fusca (vale pra qualquer outro mais alto e/ou "reto"), fiquei preocupado se não bateriam nas válvulas,
    e entrei em contato com o Léo Stief (Parece que o 1º a fazer essa adaptação), que me falou que "SE bater" (como em casos de pistões retos E cabeçote muito rebaixado),
    os rebaixos nos pistões poderiam ser feitos da seguinte forma segue cópia do e-mail:

    [QUOTE]<b><i>"O que deve ser feito é montar o cabeçote com apenas as válvulas do primeiro cilindro, com a junta velha sem sequer colocar os parafusos e com o pistão no ponto mais alto e com a borda pintada com aquele corante azul usado nas oficinas de retifica. Baixar as válvula de admissão e de escape ate encostar no pistão dar uma giradinha em cada uma forçando de leve contra o pistão... isso vai marcar o lugar que deve ser esmerilhado com uma pedrinha de esmeril daquelas que tem um formato de disco colocada na furadeira manual de uma esmerilhada só para a válvula encaixar sem bater vai dar uma marca circular de uns 3mm de profundidade. Para ter certeza que ficou bom só depois de montado e virar com a mão e ver se esta livre...<span style="font-size: 10pt; font-family: Verdana;">

    []'s
    4X4 Brasil

  • #96
    PUTZ!!!!!!
    Esse "BUG" já está enchendo o saco!!!!!!!!!
    Desisto de tentar editar!!!!!!!!!!!!

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade