Veja o caso do AP 1.6D: esse motor foi designado para a Kombi, e nesse veículo a 4.a marcha tinha relação 0,88:1 e diferencial 5,143:1, e os pneus eram 185/80 R14. Na rotação de torque máximo do motor, que é 3400 RPM, a Kombi chegava nos 92,27 km/h.
Então, se na Kombi a coisa já não era lá essas coisas, como poderia ser bom no Niva, se o motor tem menos potência e torque que o original 1.6 a gasolina? Bom, se levasse em consideração o potencial do motor, o ideal seria utilizar um diferencial muito reduzido, como o do Chevette Jr., que tem relação 4,88:1, que aliado à 5.a marcha com relação 0,82:1, 1,20:1 da caixa de transferência e pneus originais 175/80 R16, fariam o Niva com AP 1.6D ter desempenho semelhante ao que se tinha na Kombi, pois com esses parâmetros o Niva desenvolveria 91,61 km/h. Observe que é praticamente a mesma coisa.
Então, a chave é torque! Se vai substituir o motor por outro que tem menos torque ainda, é mandatório reduzir a transmissão pra tornar as coisas mais leves para o fraco motor, caso contrário, o resultado será esse que você descreveu.
Eu também não seria tão otimista quanto a essa alteração de cilindrada do motor. O ideal mesmo seria você, nessa alteração, calcular a taxa de compressão e tentar estabelecer um valor ideal para turbo, e aí turbinar, pra ficar parecido com esse http://carinfo.autold.com/car-volksw...ant-19-td.html.
[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.