Gil, segue novamente a reportagem, mas desta vez em PDF pq não estou conseguindo salvar em modo JPEG e legível... depois escanearei mais algumas páginas de revistas que tenho por aqui... ;P
Renato, posta aí sim!!! Vamos encher este post de artigos sobre o Niva!!!
Lúciano, postarei mais reportagens que muitos não devem ter...
"... segue novamente a reportagem, mas desta vez em PDF pq não estou conseguindo salvar em modo JPEG e legível ..."
"... infelizmente, não ajudou muito ... Minha idéia era salvar a imagem em JPEG, para juntá-la às demais imagens que tenho ...
Gil, mesmo que o Édson escaneie em alta relolução, ao postar um arquivo JPG no fórum, "a qualidade vai cair" (não sei se tem como "burlar" isso), e se tiver texto em letras pequenas como as "de revista", vai sair ilegível. O artigo em PDF que o Édson postou depois, dá pra ler mesmo usando o zoom do "Adobe/Acrobat" (ou qualquer outro "PDF Reader" que vc use), mas se vc quiser meeeeeesmo salvar/guardar em JPG (legível), dá pra fazer a partir desse arquivo PDF postado pelo Édson.
Eu, particularmente, prefiro o PDF, maaaaas... como "tem doido pra tudo"...
Bom, é o seguinte:
Minha versão do Adobe é a 7.0 gratuita que, além de não ser a mais atual, possui menos recursos que a versão paga. Talvez uma outra versão exista a possibilidade de vc ir em "salvar como" e optar por salvar uma cópia em JPG, mas como minha versão não tem esse recurso, eu faço o seguinte:
Vou mandar um "passo-a-passo", porque mesmo que vc seja um "hacker" , outra pessoas "com menos intimidade" com o computador podem fazer também...
Com o arquivo em PDF aberto, copie a 1ª página do arquivo para "área de transferência". pode ir em "Menu editar", e vai ter a opção lá: "Copiar arquivo para a área de transferência".
Abra o programa "Power Point" e escolha "Apresentação em branco". Se não aparecer essa opção "de cara", vá no "menu formatar", clique em "Layout do Slide" - "Layouts de conteúdo" e escolha "Apresentação em Branco".
Vá no "menu editar" e selecione "colar" (ou clique "Ctrl C" no teclado).
Arraste a imagem "para o canto" (de preferência, a "quina" superior esquerda) e aumente seu tamanho: Selecione a imagem (clique com o mouse sobre ela) e vá em "menu formatar" e clique em "objeto". Na janelinha que abrir, clique em "tamanho" e digite a altura máxima que caiba no slide (não exceda altura máxima, pois figura será cortada quando salvar!). NÃO PRECISA AUMENTAR A LARGURA, isso será feito "automaticamente" e proporcionalmente à "nova altura". Para tanto, verifique se as opções "fixar proporção" e "relativo ao tamanho original da imagem" estão marcadas. Se não estiver, marque-as.
Se preferir, pode aumentar a imagem simplesmente clicando, segurando e arrastando uma das "bolinhas" que aparecem na borda da figura ao ser selecionada. Tenha o cuidado de arrastar as "bolinhas das quinas", e sempre no sentido diagonal, aumentando a imagem proporcionalmente (de preferência a bolinha do canto inferior direito: lembre que vc deve ter arrastado a imagem para o canto superior esquerdo).
Pronto! Agora é só salvar (A 1ª imagem):
Vá em "menu arquivo", opção "salvar como" e, ao abrir a janelinha, digite o nome desejado para o arquivo (deve ter algo como "Apresentação1", mas convém mudar...). Logo abaixo da opção do nome do arquivo, tem a opção "Salvar como tipo:" (deve aparecer automaticamente "Apresentação"), onde você deve procurar - e marcar - a opção "Formato JPEG" (ou JPG).
Verifique - e escolha - "pra onde vai" o arquivo ("Área de trabalho", pasta "meus documentos", etc.) e clique em "salvar".
PRONTO! vc terá salvo a 1ª página do arquivo desejado em jpg, em uma resolução bem melhor do que a que o fórum permite para arquivos postados originalmente em JPG, e usando o zoom do seu "visualizador de imagens", dá pra ler tranqüilo!
Ah, quando vc abrir o arquivo (já salvo em JPG por vc), vai aparecer uma parte branca a direita da imagem (equivalente ao "resto" do slide), daí é só "editar a imagem", cortando essa parte branca (e salvando, lógico) que o arquivo ficará - enfim - pronto!
Agora só falta as outras imagens do arquivo...
PS.
Tentei fazer isso utilizando o "Word" ao invés do "Power Point", mas não consegui a resolução desejada...
Luciano, minhas imagens são em JPEG, e são legíveis, apesar de não terem grande definição. Com ose explica isto.
Eu tentei ontem copiar as imagens do Edson, e cheguei a usar o recurso "copiar o arquivo para a área de transferência", transferindo-o para o Word (não deu certo!). Entretanto, hoje, estou clicando em "editar", e a opção "copiar o arquivo para a área de transferência" não está aparecendo (!!!). Ontem apareceu, hoje não! Qual foi a minha besteira?
Gil, mandarei as imagens para o seu e-mail... eu tentei várias vezes postar a imagem aqui no Fórum, mas o mesmo reduz automaticamente as imagens, perdendo em definição.
Aos demais que quiserem as reportagens em JPEG, é só mandar um e-mail para mim solicitando: edson_econiva ARROBA yahoo PONTO com PONTO br
"... minhas imagens são em JPEG, e são legíveis, apesar de não terem grande definição. Com ose explica isto? "
Gil, eu também tenho imagens em JPG altamente legíveis salvas em meu PC, principalmente as escaneadas por mim ...
Essas que vc possui foram PEGAS AQUI DO FÓRUM? O tamanho da fonte (letras) é "pequeno como os de revistas"?
Ao postar imagens no fórum, ele automaticamente as compacta a fim de poupar espaço de armazenamento, além de facilitar o "Upload"
e os futuros "Downloads". Por exemplo, olhe esse link aqui do fórum: http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=29216 .
Eu escaneei a matéria em "alta resolução", salvei em meu PC em "alta resolução", e ao postar no fórum ficou "ilegível" ,
imagina as que "não tem grande definição" - que o fórum vai compactar mais ainda... Letras grandes até vê (lê), mas as pequenas...
Para poder tornar legível essa matéria que eu postei, eu tive que criar um novo arquivo (agora em PDF), mas utilizando as mesmas imagens já escaneadas (com a mesma resolução) e postar novamente para que pudesse ser lido... MAS DEU CERTO!
Postado originalmente por Girti
"... cheguei a usar o recurso ... transferindo-o para o Word (não deu certo!) ..."
É... no "Word" - não sei porque - dá esse problema: QUANDO aparece, a resolução cai...
Por isso que eu passei a usar o "Power Point" pra isso...
Postado originalmente por Girti
"... hoje, estou clicando em "editar", e a opção "copiar o arquivo para a área de transferência" não está aparecendo (!!!).
Ontem apareceu, hoje não! ..."
O que vc fez eu não sei ,mas tenta então ir no "menu editar" e clicar em "Selecionar tudo" e depois (novamente no "menu editar") clicar em "Copiar" (ou "Ctrl C" no teclado), que também vai ser enviado para a "Área de tranferência"...
Luciano, acabo de salvar as imagens que o Edson enviou ontem (Niva frente e verso) em Minhas Figuras. Ficaram perfeitamente legíveis, com 78 e 87 kb. As imagens que enviei e ainda vou enviar (tem mais!) saíram de meu arquivo, e também são legíveis, ao menos para mim.
Faça um teste com algumas de minhas figuras, depois você conta se deu certo!
Dá pra ler mas fica merda, algumas tem que fazer um esforço filhodaputa pra conseguir...
O certo seria passar as matérias pra pdf que fica bem melhor pra baixar, ler, guardar, etc... ou pelo menos hospedar as imagens em www.imageshack.us e postar os links aqui... pelo menos vai ficar melhor pra ler...