Por experiência própria...
Me TF tb tinha led...e nunca deu este problema. Tinha Ar e meu alternador era o original de 42h, a bateria era de 55/60A.
Certo dia...depois de uns dois dias parado, resolvi ir de Niva pro serviço....fui ligar o carro...e nada...bateria zerada. What por.. is this??? O velho cabo vermelho e preto usando a bateria do 147 de minha mãe....e pow, pegou de primeira. A tarde ao sair do serviço...a mesma coisa....caraca...
Cheguei em casa...e comecei. Teste 1- carro desligado e voltimetro na bateria, verifiquei que a queda era igual a da Bovespa!, no manual do meca diz a voltagem a velocidade da queda. O meu estava consumindo energia com tudo aparentemente desligado. Teste 2 - tentando achar o culpado, comecei a desconectar fusível a fusível....o primeiro foi o do som...até que cheguei no dos lavadores do farol...diminuiu a queda, mas ainda persistia, pensei que fosse a bateria que não estivesse mesmo mantendo a carga, mas ao testar a bateria isoladamente ela mantinha. Bem, focamos nos limpadores do farol....e para nossa surpresa decobrimos algo que não está nem nos manuais...eles possuem algum tipo de ligação paralela...com fusíveis próprios, basta seguir o chicote deles...e vc acha as bananinhas. retiramos e o problema se foi. Teste 3 - para completar, testamos o regulador...com o voltimetro na bateria....depois de uns 5 min ligado (lembre-se que o regulador original é análógico)...o proprio manual do meca diz algo assim (andar uns 2 - 3 km antes de testar o regulador) ...e pimba, perfeito! Em lenta mantendo algo entre 12,9 - 13,2...chegando ao pico de 14,2 em acelerações ...e mantendo 13,5v aos 2.500 rpm´s.
Em tempo: para uma boa partida a bateria deve estar com no mínimo 12,7 V, abaixo disto....é só nhen, nhem....
Sinceramente....os problemas elétricos foram os que mais me torraram a paciência com o Niva....mas isso foi herdado da Fiat....tenho certeza disto.
A fiat só ultimamente tem feito sistemas elétricos mais decentes... Já tive Uno, Prêmio ,147 que eram uma *&¨%