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Tópico: Snorkel no Niva

Hybrid View

  • #1



    Camaradas ; perto do meu serviço ta rolando toda quarta feira um encontro de jipeiros , e tenho reparado , principalmente nas Land Rover que existe uma peça parecida com um flange desses de cx dágua que faz a ligação entre a parte interna e a parte externa do carro , ao meu ver essa peça funciona como um reforço para a lataria então quando for fazer meu Snorkel quero colocar algo parecido , e mais , não vou cortar o capô não , vou cortar a lataria acima da bateria (como no site NIVAS GERAIS ), pois se ocorrer algum problema fica mais fácil de solucionar ja no capô a coisa complica!!!

  • #2
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    Olá!

    Complementando o que o Shutter4x4 disse: tipicamente, o distribuidor se situa em um ponto (bem) mais baixo do que a entrada de ar do carburador ou filtro, de forma que usualmente o motor pára de funcionar por causa da água, ou mesmo umidade, que atingiu a parte interna da tampa do distribuidor, antes mesmo de ser aspirada água. Se água entra no(s) cilindro(s), e não precisa ser muito, o motor parará provalmente com um dano mecânico por causa de um calço hidráulico.
    "Com alguma sorte", o motor "só" rateia e perde força por causa da águia no distribuidor.

    Com relação à quantidade de água que não precisa ser muita para causar um estrago no motor, façamos umas contas simples. Tomemos como exemplo um motor 1,6 litro (1600 cm3) com 4 cilindros. Logo, cada cilindro tem volume de 0,4 litro (400 cm3). Arbitrando uma taxa de compressão de 9:1, algo muito próximo da realidade de muitos motores menos recentes, Significaria que o volume da câmara chegaria a 0,044445 litro (44,445 cm3). Mas nem precisaria 44,445cm3 serem aspirados! Qualquer quantidade de água que efetivamente entrasse no cilindro aumentaria a pressão na câmara, podendo atingir valor tão alto que danificaria algom ainda que a câmara não ficasse 100% cheia de água.

    Para quem pretende ou precisa enfrentar nível alto de água, snorkel é uma necessidade, supondo que a questão da ignição tenha sido devidamente tratada, a não ser que seja um motor movido a diesel.
    Disel, gasolina, álcool GNV etc, a travessia de água funda requer ou pode requerer outras medidas preventivas e/ou corretivas.

    Abraço!
    Sérgio Raposo - Motor Spice ignições especiais

  • #3
    Completando as respostas sobre outros pontos críticos na travessia de áreas alagadas , os diferenciais e se não me engano as caixas de marchas e de transferência também precisam ser preparadas pois apesar de não causarem problemas imediatos na travessia , a entrada de água nestes locais contamina o óleo que precisará ser substituido para não danificar os mecanismos !

  • #4
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    15/06/2009
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    e o bagageiro arrume um serralheiro q faz p VC E FICA BOM.

  • #5
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    17/04/2015
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    Já faz tempo que não tem movimentação no tópico, mas vamos lá

    Quero fazer um snorkel pro Niva, vi uns modelos que o pessoal postou aqui feito com cano pvc e me interessei, porém tenho algumas dúvidas:
    1-Onde é feito o corte na lata, entre o parabrisa e capô, não tem problema entrar água por ali, digo não por causa do motor, mas por talvez acumular água em algum lugar ou ela "entrar pra dentro"(redundância, mas blz rsrsrs) do carro e assim futuramente haver uma corrosão? ou faz algum tipo de vedação também?
    2-Onde ele é afixado na coluna lateral, os parafusos travessão para dentro do carro ou não?
    3-Pensei em talvez fazer o corte no capô, como vi alguns também, mas ai fiquei na mesma questão anterior onde é feito o corte fica um espaço entre as latas do capô, será que não acumularia água ali também?

    Se alguém puder ajudar, eu agradeço!!

    Abraço

  • #6
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    21/11/2018
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    EU sou meio leigo no assunto sobre carro ainda mais pra trilhas (estou namorando um niva e sou mecanico de motos e motociclista) mas vamos la sobre o distribuidor "suar" com a travessia de alagados não seria uma solução tambem alem de vedar mudar a posição do mesmo tipo colocar ele mais acima da original e aumentar ou diminuir o tamanho dos cabos de velas? E sobre o problema de filtro de ar pro snorkel uma solução não seria usar filtros externos do cofre do motor como em alguns tratores e caminhões?

  • #7
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    10/07/2004
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    Douglas, você pensou em tentar uma solução mecânica para um problema que na verdade é elétrico. Na década passada uma empresa chegou a fazer um produto como você pensou e ele parece não ter vingado comercialmente. Ele resolvia uma parte do problema, apenas, pois a condensação do vapor de água nas partes menos quentes (para não dizer "mais frias", um tanto impróprio quando se trata de cofre de motor.) acaba ocorrendo na tampa do distribuidor, levando à falha. O distribuidor não precisa levar um banho nem ser submergido para que ocorra desvio da alta tensão para uma parte aterrada, e consequentemente causando a falha de um ou mais, ou todos, os cilindros. Havia à venda também a conhecida "panela-de-pressão", que encapsulava o distribuidor, porém não suficientemente estanque para suportar submersão mais funda e/ou mais prolongada. E, finalizando, a conhecida "técnica" de aplicar um monte de borracha de silicone na tampa do distribuidor, o uso de luva de borracha, a câmara de pneu, saco plástico e sei lá mais o quê.
    Em 2007 minha empresa desenvolveu a primeira solução elétrica para o problema do distribuidor, desativando-o (eletricamente) no todo ou em parte. Hoje são 5 produtos que resolvem o problema da água no distribuidor, fora os vários outros produtos de ignição. QUando a distribuição não mais é feita pelo distribuidor (tampa e rotor), o distribuidor pode até ficar totalmente submerso.

    Sobre o snorkel, para que ele seja um resolvedor de problema sem criar outro, é preciso que sejam considerados os aspectos que influenciam na resistência ao fluxo de ar, inclusive em regime mais severo do funcionamento do motor: textura da superfície interna do duto, raio da curva, seção transversal, formato da seção transversal e comprimento do duto são os mais impactantes. Também, é claro, a perfeita vedação das partes que compoem o snorkel.

    Vale lembrar que veículos comerciais tipicamente não são preparados de fábrica para enfrentar alagados fundos, especialmente se fundos e extensos, portanto há de se tomar providências para impedir a entrada de água no carter, partes relacionadas à admissão, caixa de câmbio, diferencial, eixo, semi-eixo, e o quê mais houver que não pode ou não entrar em contato com (tanta) água e que possua retentor, gaxeta, respiro etc para proteger a parte interna do meio externo. Dependendo do carro e da parte, podem ser necessárias medidas corretivas ou preventivas após a submersão do carro em água funda e/ou por tempo maior.

    Abraços
    4X4 Brasil
    Sérgio Raposo - Motor Spice ignições especiais

  • #8
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    Citação Postado originalmente por sraposo Ver Post
    Em 2007 minha empresa desenvolveu a primeira solução elétrica para o problema do distribuidor, desativando-o (eletricamente) no todo ou em parte. Hoje são 5 produtos que resolvem o problema da água no distribuidor, fora os vários outros produtos de ignição. QUando a distribuição não mais é feita pelo distribuidor (tampa e rotor), o distribuidor pode até ficar totalmente submerso.
    Poderia me informar o produto? ou passar um contato, me interesso pela solução para aplicar no meu Niva

    Obrigado

  • #9
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    Citação Postado originalmente por mattosoft Ver Post
    Poderia me informar o produto? ou passar um contato, me interesso pela solução para aplicar no meu Niva

    Obrigado

    Olá, Mattosoft.

    Tentei te mandar MP ou e-mail mas no teu perfil estes recursos não estão habilitados, por isso mando a resposta por aqui.

    Entre em contato por um dos meios abaixo:

    Telefones:
    * fixo (21) 3072-1054
    * celular 1: (21) 96016-8870
    * celular 2: (21) 99136-4003

    Whatsapp: (21) 99136-4003

    E-mail: contato@motorspice.com.br ou motorspice@gmail.com

    Skipe: Skype: motor_spice

    Abraços
    Sérgio Raposo - Motor Spice ignições especiais

  • #10
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    05/05/2019
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    Olá gente, tudo bom com vocês?
    Sobre o distribuidor do Niva existe uma experiencia de anular ele.
    Coloca-se uma ignição estática, com o sensor no eixo do virabrequim do ponto de faísca,
    e dias bobinas de uno, e a central fica dentro da cabine do niva. Mesmo que molhe o motor até o capô, o motor não desliga.
    O Lu mecânico instalou no meu niva lá no POKA off road.

    Sobre o snorkel, eu fiz um com cano de PVC também, mas eu tenho a sensação que o snorkel "enforca" o motor, ele perde muita potência de final.
    Saudações,
    Di menor.

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