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Tópico: Niveiro Novato

  • #1
    Usuário Avatar de CHILL
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    Cool Niveiro Novato




    Sou novato no mundo dos Nivas, estou pesquisando uma compra e apareceu um 91 em bom estado geral mas com motor ferrado, pergunto.

    Qual seria o melhor motor para colocar no niva ? para o carro ficar que vai rodar 70% na cidade e 30% no campo, e que tenha um consumo decente ?

    Qual melhor combustivel em relação ao consumo ?

    Compensa retificar o motor e fazer mudanças ? quais ?

    Agradeço e parabenizo belo excelente forum.

  • #2
    Usuário Avatar de Rones Jr
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    Chill,

    há muitas possibilidades, mas ainda a menos trabalhosa e custosa é retificar o motor com pistões de Tempra 2.0. Vc passa o bicho pra 1.8 e se quiser rebaixa o cabeçote e passa pro alcool.
    No consumo, talvez melhore um pouco o consumo uma I.E, mas ai são outros 500.
    Bem vindo ao grupo.
    Atc,

    Rones

  • #3

    Thumbs up Mais um

    É isso aí amigo seja bem vindo, com certeza aqui é o melhor lugar para troca de experiências e fazer novas amizades.
    Como o Rones já falou também existe a opção dos pistões do fusca passa p/ 1.7 e quem já fez fala bem.
    Existe tópicos sobre este assunto bem completos dá uma pesquisada na barra de ferramentas aí em cima e voce tira esta dúvida.
    Valeu camarada!!!

  • #4
    AHÁ...Nivírus infectou mais um!!!
    Bem vindo!
    Quanto ao motor,uma retífica é interessante,porém,considere tambem colocar um motor AP 1.8 que dizem por aí que fica o bicho!

  • #5
    Vai de ap 1.8 mi e curta o poder....reduzido entáo...afe maria!

  • #6
    Bem vindo CHILL... boa sorte e paciência no início... não sei se já te disseram, mas o "difícil" são os 6 primeiros meses... depois fica tranquilo...

    Não sei se o Nivoide e o Pedro tem razão quanto ao AP 1.8... talvez seja melhor manter o original com pistões do tempra (ou fusca, passat, etc... pesquisa por aí) mesmo... pelo menos tenho ouvido ótimos relatos a respeito...

    Consumo decente no Niva?! hauhauhuauahuahuahuuahuah... só no GNV msm heheheh

    Mudança no motor: o pessoal gosta de por igniçao eletrônica, dizem que melhora as respostas e mais algumas coisas que não lembro heheheh... não confunda com injeção eletrônica, isso ainda tem pouquíssimos pra se ter certeza se o resultado vale a pena, mas acho que deve valer sim e assim que mais alguns "pardais" tiverem testado isso talvez eu faça também... só não tenho intimidade suficiente com mecânica pra isso por enquanto...

  • #7
    Usuário Avatar de GARCIA/SP
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    Muita calma...

    CHILL,

    Também sou novo no assunto...rssss...Estou com meu niva há menos de 1 mês...
    Cara, como já foi dito, muita paciência...muuuuiiiiiita....rss...Aos poucos, vc vai vendo que a coisa não é tão feia assim...é pior..rss....muito pior..rss...
    Sacanagem à parte, penso que uma retífica no motor original seria interessante, aumentando um pouco a potência (pistões de fusca, tempra, etc..)
    Qto. ao consumo, aí a coisa pega...niva econômico, só no GNV...mas aí...não anda, não sobe serra...enfim...vc ganha de um lado, e perde de outro!
    Mesmo assim, não me arrependi (ainda...rssss) de ter comprado o meu!
    Abs

  • #8
    Citação Postado originalmente por ChedidTatuí Ver Post
    CHILL,

    Também sou novo no assunto...rssss...Estou com meu niva há menos de 1 mês...
    Cara, como já foi dito, muita paciência...muuuuiiiiiita....rss...Aos poucos, vc vai vendo que a coisa não é tão feia assim...é pior..rss....muito pior..rss...
    Sacanagem à parte, penso que uma retífica no motor original seria interessante, aumentando um pouco a potência (pistões de fusca, tempra, etc..)
    Qto. ao consumo, aí a coisa pega...niva econômico, só no GNV...mas aí...não anda, não sobe serra...enfim...vc ganha de um lado, e perde de outro!
    Mesmo assim, não me arrependi (ainda...rssss) de ter comprado o meu!
    Abs
    Fala Renato, 1 mês já foi, só faltam 5 para o fim do teste!!!
    Abraços.
    A melhor viatura é a que se pode ter, sempre! Então seja feliz e não desmereça outras de forma leiga!
    Fábio.

  • #9
    Deixa eu contar um fato que ocorreu ontem no final da tarde... Um camarada ligou para mim, pedindo para que eu fosse junto com ele ver um Niva... eu já tinha visto esse Niva... está bom de lata e pintura (nova), mas como tava parado pra conserto, não podia afirmar nada da mecânica... bom, assim que a mecânica ficou pronta, esse camarada me chamou e lá fomos nós testar o russinho... Eu de Zequinha, o cara liga o carro e o motor morre... insiste, insiste... enfim pega... Engata ré... opsss... tranquilo... engata primeira, blz... ponho o cinto e... quebrado!!! Vai assim mesmo... Primeira, segunda, terceira marcha e logo a frente um cruzamento... Vira rua a esquerda, fecha uma pick-up (que tinha a preferência)!!! Eu coladão no banco... de susto!!! Mais adiante pára o carro e passa o volante pra mim... (agradeço a Deus, pq de motorista só confio em mim mesmo... rsrsrs)... Engato primeira, segunda, terceira... estranho, o pedal da embreagem, duro e que insistia em ficar lá no fundo... paro num cruzamento, piso no pedal da embreagem que fica lá no fundo... tento engatar primeira e nada... tento fazer o pedal da embreagem voltar e nada... fica presa a primeira marcha... carro morre... arfff!!! Ligo a luz de emergência, abro capô e não vejo nada de anormal... nenhum vazamento... nível de fluído normal... Resolvemos, assim, deixar o russinho lá e voltar À PÉ até o dono... Dono volta conosco e dá um jeito de fazer o russinho andar... Camarada totalmente desanimado nem volta pra ver o russinho... Moral da história: bela viola por fora, pão bolorento por dentro!!! Eu passei muito por isso... Como não achava Niva 100% ÓTIMO (e barato), peguei um bom de mecânica e bom de lataria (numa escala em que ÓTIMO seria o melhor)... depois fui reformando aos poucos... Mas eu aconselharia ao novato que pegasse um Niva bom de motor e câmbio pq retificar um motor não fica menos do que 2.000 latinhas... arrumar um câmbio fica na casa dos mil reais... e pneus tb vai um bom gasto, umas 1.000 latinhas o jogo de novos (remolds)... Tenha muita paciência, mas muita mesma, mais paciência que o Dalai Lama... procurar um Niva decente é exercício que desafia até os monges budista...

  • #10
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    Smile 1.7 alcool e GNV

    Tenho um colega que retificou o motor para 1.7, colocou comando e polia especial, carburador weber 460, transformou para alcool e depois ainda colocou GNV.
    Já andei de carona e dirigi o carro.
    Nota-se a diferença principalmente ao se andar no Alcool. O carro anda mais, tem melhor retomada e perde menos velocidade em subidas. Ou seja fica bem mais esperto.
    No GNV o carro fica parecendo um Niva normal, vai subir uma serra a 70, 80, 90 mais ou menos. Já a economiaaaaaa...
    No alcool na melhor regulada que conseguiram ficou entre 4,6 a 5 km/l e no GNV entre 9,5 a 10 km/m3.
    Alcool R$ 1,50 (PR)
    GNV R$ 1,44 (PR)

    Um abraço.

    Marcelo JM
    Curitiba

  • #11
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    essa discussão nem era pra existir... se o motor já tá ferrado, troque por um AP... Nada de recondicionar. Não vale a pena, pois o custo do serviço vc não vai recuperar na venda. E o motor pode não ficar bom.

    SÓ NÃO COLOQUE O AP 2.0. É FURADA!

    Dê preferencia ao 1.6 Mi com o kit do Rogerio Bacelar. Muitos mecanicos vão torcer o nariz para o fato de ser injeção eletronica se tratando de jipe e vão te encher de motivos esdruxulos pra colocar o carburado (a maioria não tem equipamentos pra regular a injeção e fica inventando moda).

    []´s

  • #12
    Usuário Avatar de CHILL
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    Question

    Citação Postado originalmente por xexelo Ver Post
    Tenho um colega que retificou o motor para 1.7, colocou comando e polia especial, carburador weber 460, transformou para alcool e depois ainda colocou GNV.
    Já andei de carona e dirigi o carro.
    Nota-se a diferença principalmente ao se andar no Alcool. O carro anda mais, tem melhor retomada e perde menos velocidade em subidas. Ou seja fica bem mais esperto.
    No GNV o carro fica parecendo um Niva normal, vai subir uma serra a 70, 80, 90 mais ou menos. Já a economiaaaaaa...
    No alcool na melhor regulada que conseguiram ficou entre 4,6 a 5 km/l e no GNV entre 9,5 a 10 km/m3.
    Alcool R$ 1,50 (PR)
    GNV R$ 1,44 (PR)

    Um abraço.

    Marcelo JM
    Curitiba
    Caraca alcool á R$ 1,50, aqui onde morro é R$ 1,90 até 2,05 vou mudar para o paraná.

    Gente valeu pelas respostas ainda estou na pesquisa

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