Postado originalmente por
Francisco Cassiano
Nota de Esclarecimento
Normalmente sou muito reservado e normalmente não costumo responder a indagações de caráter provocativo, porém como a informação apareceu exatamente na lista relacionada a Suporte de estepe na traseira do Niva acho que posso Citar um exemplo prático e diretamente relacionado com o tópico em questão:
Nos início do tópico sobre suporte traseiro de estepe desta lista ...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=25618
... o nosso amigo William Brum de BH, Minas colocou fotos do seu niva equipado com um suporte de estepe onde ele informa ter feito o mesmo “baseado” nas informações contidas nos Site do Nivagerais4x4.
Embora a placa do carro esteja coberta, é notório pelos adesivos que se trata do mesmo carro que está no endereço que ele sugere ...
http://www.nivasgerais4x4.com.br/dic...vos/estepe.htm
... onde a informação é dada como um comparativo com o suporte do DIVA.
“...DIVA que salvo pequenos detalhes é igual ao do nosso “camarada” William Brum que bolou e confeccionou esta interessante e pratica modificação ...”
Fica claro que se trata também da mesma pessoa, porém neste relato ele já deixa claro que “bolou” e confeccionou o referido suporte e deixa entender que os fabricantes do DIVA de “certa forma” aproveitara a idéia que ele “bolou”.
Bom, partindo das informações acima, o que segue abaixo nada mais é do que um relato sem o interesse de pré-julgar ninguém até mesmo porque não é este o meu objetivo.
A Página Natal4x4 entrou no ar em 2000, porém desde 1999 o meu niva estava equipado com um suporte de estepe na traseira conforme podemos ver nas fotos abaixo...
http://www.natal4x4.com.br/estepe2.htm
... dá para ver pelas fotos (onde aparece o antigo domínio no HPG e adesivo do Jeep Clube de Sócio 2001) que, salvo o sistema de fecho (eu utilizei um fecho de capô de Palio e “ele” um cadeado), os suportes são absoltamente idênticos, inclusive a forma de fixação na lateral do Niva, os apoios, as curvas, as dobradiças o tipo de tubo, não acha isto uma coicidência muito grande ?
Não lembro bem em que ano, vendi este suporte (que estava encostado lá em casa) para um amigo do RJ, sei também que o Fulgêncio (Niva Cangaceiro RJ) fêz uma cópia do suporte para o Niva dele e é só do que me lembro.
Pois bem, este é apenas um exemplo para podermos comparar com o real objetivo de meu e-mail.
Ao continuar meu acesso ao tópico, vi uma mensagem falando sobre o suporte que está à venda em minha página inclusive com comentários sobre o preço cobrado, até ai tudo normal...
O que realmente me deixou triste foi a indagação abaixo....
“... Pô Dieselboy, o cara tem de ganhar uma graninha, pelo menos pra ver se paga os direitos autorais das fotos que ele chupa sem dar os devidos créditos!!!!!!!!!
Veja:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=24463 ...”
Então entrei no tópico indicado para saber do que se tratava afinal eu estava “chupando” a idéia de alguém sem dar os devidos créditos.
Bom, agora que entendi o que se referia tal mensagem sobre “chupar” idéias dos outros, segue a informação sobre como a idéia da chave geral foi parar em minha página sem os devidos créditos.
As fotos ditas “chupadas” foram enviadas para mim por um grande colega de SP que não vou citar seu nome para não envolvê-lo sem necessidade.
Durante uma conversa no MSN comentei de um grave problema elétrico que tive com o X-NIVA pois seu motor de partida entrou em curto e danificou parte da fiação, eu comentei que mesmo tendo uma chave-geral (Sparco) instalada no painel ela não funcionou neste caso específico pois o positivo da bobina de campo do motor de partida é ligado diretamente ao positivo da bateria sem passar pela chave-geral e sugeriu colocar uma chave-geral no pelo negativo que é conhecida como chave-torneira é é muito utilizada em bugues e, em seguida me mandou as fotos “chupadas” para exemplificar.
Achei a idéia válida e resolvi adotá-la no X-NIVA também e, por conseqüência, coloquei os dados em minha página, porém, vale lembrar o seguinte: em momento algum eu me coloco como “autor” da idéia, até mesmo porque quem realmente merece o mérito é o idealizador da chave em si. Acho que meu maior erro neste caso foi ter colocado as fotos, porém não tinha como identificar os autores e tão pouco onde as mesmas foram divulgadas.
Espero que não se chateie com meu relato até mesmo porque não apenas fiquei triste com o comentário, já que todos conheçem minha página, sabem o meu e-mail e sabem que estou sempre disponível para colaborar com os amigos e proprietários de niva como eu, bastava entrar em contato que eu certamente colocaria os créditos à quem é de direito com venho fazendo sempre.
Apenas para você ter uma idéia na página reservada aos nivas dos amigos, tem mais de 800 (oitocentas) fotos e todas foram enviadas à mim, inclusive tenho contato direto e freqüente com grande parte deles.
De qualquer forma, tomarei o cuidado de remover as fotos de minha página e assim evitar novos transtornos, e, caso queira ver as fotos dos Nivas em minha página, é só enviá-las para mim que terei prazer em publicá-las.
Cordialmente,
Fco. Cassiano - (Natal4x4)