x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 21

Bizarrices de Niva #3 - O furo no radiador

Camaradas

Eu vivo dizendo aos que procuram minha ajuda para comprarem o primeiro Niva: "Vc viverá experiências bizarras". Talvez, por tanto repetir esta frase, eu mesmo tenha parado de acreditar nelas. Nestas horas, o FDP me faz uma surpresinha e me trás novamente à realidade russa.

A primeira grande experiência bizarra foi a suposta lâmpada queimada no farol esquerdo que me fez retirar: Guincho, quebra-mato e grade dianteira para só aí descobrir que a lâmpada não estava queimada, mas sim um conector que a antecede. A segunda deu-se na "revolta" protagonizada por uma sucessão de pequenos infortúnios ocorridos em menos de 1h no dia do aniversário do projeto "Niva" (05/05/07). A terceira ocorreu ontem.

Ao sair da Via Anchieta em São Bernardo do Campo, o cheiro de camarão invadiu o habitáculo. Não sei pq fluído de radiador tem este cheiro, mas acho-o útil para facilitar a detecção de algum vazamento. Encostei o FDP, abri o capô e lá estava: Um minúsculo esguicho vindo do radiador, mais ou menos na direção do filtro de óleo, num local, portanto, de fácil acesso.

Enquanto pensava no desenvolvimento de uma nova tecnologia de vedação de radiadores, já coloquei-me a mascar um chiclete, pois caso não conseguisse pensar em nada melhor, ia ser chiclete mesmo. Passaram pela minha mente todas as soluções radicais para este tipo de problema: Ovo, esterco, banana verde... chiclete.... até que: Durepoxi! Mas eu não tinha Durepoxi! Ok, vamos fazer Durepoxi: Uma massa dura, resistente e aderente que se preste a tampar um furo numa emergência.

O furo era muito pequeno, só sabia da existência dele por causa da água que vazava, pois sequer era possível vê-lo. Afastei algumas lâminas da colméia com uma chave de fenda e muito cuidado para deixar o furo aparente. (ops!) Sequei bem a região e aí entra em ação o McGiver russo-tupiniquim: Arranquei uns fiapos de uma flanela, fiz um montinho em cima do furo e pingando Super-Bonder criou-se um tampão resitente e confiável (será?). Completei o radiador com água e fluído.

A operação toda envolveu uma visita à padaria para comprar o Super Bonder, 5l de água mineral (precisei só de uns 500ml) e 1 Coca. Levou cerca de 40 min.

Teste da bagaça: Prossegui meu caminho até a casa da minha noiva a uns 5km, fomos ao cinema (c/ o carro dela pq eu não sou idiota) e depois voltei pra minha casa (30km) sem qualquer tipo de problema. Hoje vim para o escritório numa boa. Esta semana o FDP fará uma visitinha ao Wilson. Será que era saudade do mecânico?

Tomara que tenha conserto, pois achar um radiador original para um Niva 95 não será tarefa das mais fáceis.

Me intriga como um furo pode aparecer do nada, num local absolutamente intocado do radiador.

Abraços arrefecidos.
    http://dentrododireito.blogspot.com
    "Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim."

Usuário
    Entrada
    09/01/2007
    Local
    Betim MG/MG
    Agradecimento: 1
    Fabio, Jipe é assim mesmo, todos .

Uma vez tinha uma Rural 73 e fiz o motor , gastei uma grana preta .

Pois bem , fui mostrar o motor pra Galera ,abri o capô e comecei a acelerar todo feliz . De repente quebrou o eixo da ventuinha , na verdade uma baita hélice de aço . A hélice arregaçou o radiador e passou a 3 cm da minha cabeça . Vendi e não sinto saudades .

Me intriga como um furo pode aparecer do nada, num local absolutamente intocado do radiador.

Abraços arrefecidos.[/QUOTE]

Fábio, o mais provável é que o radiador tenha sofrido algum tipo de fadiga de material, proveniente de torção. Você verificou se ele estava perfeitamente fixado em seu lugar?

[ ]s calorosos (rsrsrs)
    Gil Roberto
    Niva 95 - "SUVdesenvolvido"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/album.php?albumid=204

Gil, sempre esteve perfeitamente fixado.

Citação Postado originalmente por Marcio Rossetto Ver Post
    Fabio, Jipe é assim mesmo, todos .
    Não sente saudades da Rural? Pô... eu acho um p.. carro!
    Que viatura vc tem hoje?

Abraço

Usuário Avatar de Márcio Magalhães
    Entrada
    23/11/2004
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Agradecimentos: 0
    Olá,

Te intriga aparecer um furo do nada? Está a quanto tempo com o Niva? He he he...

[]´s,

Tenho o FDP há 1 ano e meio. Li tudo que encontrei sobre o carro exaustivamente por 1 ano antes de comprar. E babava por um Niva desde os 11 anos. hehehehehe

Mas me diga, pq deveria ser normal ou aceitável que um furo apareça num duto por onde só passa água e que não sofre qualquer tipo de atrito? Como estes furos acontecem para que eu faça um trabalho preventivo?

Abraço

Usuário Avatar de Rones Jr
    Entrada
    17/03/2006
    Local
    Vila Velha/ES
    Agradecimentos: 0
    Fabio....não espera a resposta do Marcio...ele no máximo vai dizer que preventivo no Niva é simples...troque por um Suzuki!! rsssss....não resisti!

Se é de metal e passa água, pode ter certeza que vai rolar corrosão... :P

Mas e os outros carros com 15 anos? Não é "normal" aparecerem problemas tipo esse?

Não sei se é pq antes do niva eu tinha um fusca 61, mas não acho incomuns esses problemas em carros antigos...

É metal, mas o metal em questão é alumínio.
    Não acho a palavra "normal" apropriada para estes casos. Talvez "frequente" me pareça mais adequada.

Queria uma explicação do tipo "How stuff works"

Fábio, o meu Niva, 1991, possui defletores ao lado do protetor de cárter... esses defletores também ajudam a proteger o radiador de pedrinhas que possam furar o mesmo. Não sei se o Niva 1995 possui esses defletores, mas qdo eu tirei o meu para pintar, fui no sítio do meu véio sem eles e notei que grudou bastante sujeira no radiador, algo que nunca aconteceu qdo tinha os defletores...

Edson, o meu tb tem essas "placas". É toda fechada a parte debaixo do motor. Depois eu mando a foto do local onde apareceu o furo e vc vai entender pq estou intrigado. Pra furar naquele ponto, não bastaria uma pedrinha, mas uma "pedrinha Romário"! rs

Ela teria que entrar dentro do cofre do motor, driblar o canister, uma ventoinha extra e ainda acertar o radiador na parte de trás! Putz! hehehehe

O furo fez-se sozinho, sem ajuda de nada que tenha sequer tocado o radiador naquele ponto.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem