Camaradas
Eu vivo dizendo aos que procuram minha ajuda para comprarem o primeiro Niva: "Vc viverá experiências bizarras". Talvez, por tanto repetir esta frase, eu mesmo tenha parado de acreditar nelas. Nestas horas, o FDP me faz uma surpresinha e me trás novamente à realidade russa.
A primeira grande experiência bizarra foi a suposta lâmpada queimada no farol esquerdo que me fez retirar: Guincho, quebra-mato e grade dianteira para só aí descobrir que a lâmpada não estava queimada, mas sim um conector que a antecede. A segunda deu-se na "revolta" protagonizada por uma sucessão de pequenos infortúnios ocorridos em menos de 1h no dia do aniversário do projeto "Niva" (05/05/07). A terceira ocorreu ontem.
Ao sair da Via Anchieta em São Bernardo do Campo, o cheiro de camarão invadiu o habitáculo. Não sei pq fluído de radiador tem este cheiro, mas acho-o útil para facilitar a detecção de algum vazamento. Encostei o FDP, abri o capô e lá estava:

Enquanto pensava no desenvolvimento de uma nova tecnologia de vedação de radiadores, já coloquei-me a mascar um chiclete, pois caso não conseguisse pensar em nada melhor, ia ser chiclete mesmo. Passaram pela minha mente todas as soluções radicais para este tipo de problema: Ovo, esterco, banana verde... chiclete.... até que: Durepoxi!

O furo era muito pequeno, só sabia da existência dele por causa da água que vazava, pois sequer era possível vê-lo. Afastei algumas lâminas da colméia com uma chave de fenda e muito cuidado para deixar o furo aparente. (ops!) Sequei bem a região e aí entra em ação o McGiver russo-tupiniquim: Arranquei uns fiapos de uma flanela, fiz um montinho em cima do furo e pingando Super-Bonder criou-se um tampão resitente e confiável (será?). Completei o radiador com água e fluído.
A operação toda envolveu uma visita à padaria para comprar o Super Bonder, 5l de água mineral (precisei só de uns 500ml) e 1 Coca. Levou cerca de 40 min.
Teste da bagaça: Prossegui meu caminho até a casa da minha noiva a uns 5km, fomos ao cinema (c/ o carro dela pq eu não sou idiota) e depois voltei pra minha casa (30km) sem qualquer tipo de problema. Hoje vim para o escritório numa boa. Esta semana o FDP fará uma visitinha ao Wilson. Será que era saudade do mecânico?

Tomara que tenha conserto, pois achar um radiador original para um Niva 95 não será tarefa das mais fáceis.
Me intriga como um furo pode aparecer do nada, num local absolutamente intocado do radiador.
Abraços arrefecidos.