Será quer alguem tem esse esquema para eu poder usar na orientação ao meu mecãnico?
Voces já ouviram algo sobre a adaptação da direção do maverick?
Abraços
Versão Imprimível
Se for o esquema de aliviar com rolamentos nos lugares das buchas, acho que ao levar a caixa em uma recondicionadora das boas os caras vão saber do que se trata e fazer o serviço. A adaptação é interna na caixa e não externa. Por fora a caixa fica exatemente igual.
Quanto às de Maveco já ouvi sim falar e já andei. O que ouvi falar: tem que ser a do V8 e tem que fazer flange. Impressões ao dirigir: mais leve que a minha hidrúalica, porém tem que dar muito, mas muito mais voltas que o normal para esterçar.
Eu particularmente não gostei.
Tenho um amigo que tem a do maveco instalada.. vou pedir pra dar um avolta antes de partir para alguma opção.
Abraços
A caixa do Maverick V 8 é muito macia, tenho uma no meu Niva. A origem é o Bibe, de Curitiba (o tel dele era 41-3565047, não sei se mudou). É preciso dar mais voltas no volante, mas logo o motorista acostuma. Estou muito satisfeito com a adaptação.
Abs,
Luiz Fernando
Camarada , tenho um niva com caixa de maveric, e é uma beleza. Muito macia na cidade e muito boa nas trilhas. já comprei o em poçante assim.Mas recomendo
Abraço
Daniel
E quanto a adaptação no carro?
Tem mesmo que cortar alí perto dos pedais para a peça se adaptar?
Voces podem me confirmar sobre isso e se realmente tive ro corte se não fica aberto..
Abraços
as buchas que são trocadas por rolamentos, são as que estão em vermelho?
Alguem saberia a medida ou seria apenas levar a uma casa de rolamentos?
Abraço
Ricardo
Amigos, colocar rolamento na caixa de direção eu fiz....mas não ficou o que eu esperava e acho que vocês também não vão achar melhora.
Posto as fotos em breve do que eu fiz, mas continuo sonhando com uma direção mais leve e argh! sem a maldita folga!
A caixa de direção adaptada do Maverick vem com uma flange para ser instalada no local original da caixa do Niva, sem cortes na lata.
O que deve ser feito, no entanto, é mandar o braço Pitman para o Bibe, pois ele vai diminuí-la e soldá-la para completar a adaptação. Na hora de instalar, será preciso dar um calor no braço Pitman para abaixá-lo um pouco de modo que os braços não batam no diferencial.
Eu me assustei com esse negócio de soldas, mas meu mecânico não ficou nem um pouco preocupado e não há relatos - que eu saiba - de qualquer acidente envolvendo esta adaptação. O Bibe a faz há muitos anos.
Ainda será preciso alinhar a direção.
O custo total não é baixo, mas eu realmente apreciei muito o resultado. Na lama fica muito mais divertido pq como o volante precisa ser mais esterçado, o motorista tem que ser bastante rápido para controlar o carro.
Mais uma vez digo que o motorista se adapta facilmente.
Abs,
LFC
LFC, infelizmente não. Isso até virou obcessão para mim, pois depois que tive o trabalho de rolamentar a caixa, com a caixa na mão fiz um ajuste fino eliminando o máximo de folga mas quando viramos o volante, eis a folga: de 1 a dois dedos.
Meus terminais são Nakata de D20, mandei o torneiro refazer também a bucha do apoio direito sob medida e realmente a folga está na direção antes de mexer o conjunto que está super ajustado.
Maurício,
qd vc instalou o rolamento vc trocou o setor? A folga da cx geralmente se encontra ali. Antes de trocar minha caixa original tentamos trocar o setor para aliviar, a folga desapareceu, mas não melhorou no peso, que era um dos objetivos. Uma dica se vc pensar em DH, tente achar a da Sportage, qd vi uma caixa dessas, pensei que fosse a original do Niva de tão pequena.
Boa sorte,
Rones