Valeu Peter! Verei se a manivela fica bem firme lá... nesse local tb vai o macaco... tem que verificar se somente uma tira de borracha segura bem a manivela...
Versão Imprimível
Valeu Peter! Verei se a manivela fica bem firme lá... nesse local tb vai o macaco... tem que verificar se somente uma tira de borracha segura bem a manivela...
Pessoal!
Como meu Niva estava ruim de bateria e eu ruim de bolso, resolvi adquirir a manivela, porque saía mais barato que uma bateria nova!:mrgreen: . Só não comprei porque não sei se o radiador que está na viatura é original ou ele desceu um pouquinho! Só sei que ele encobre o furo para a entrada da manivela!
Então, a título de informação, informo que há três meses atrás quando fui comprar, encontrei na Casa do Lada (http://www.casadolada.com.br/) o preço mais em conta para essa manivela: R$ 36,00 (novinha).
Na Bomer, o cara estava pedindo R$ 60,00 (usada) e na Sarancar não tinha! Na Lad4x4 eles também tinham, só que era mais cara do que na Casa do Lada, mas eu não me lembro o quanto.
Mas essa manivela me parece ser fichinha p'ra vocês fabricarem! O pessoal daqui do fórum fabrica coisas muito mais complicadas e incríveis! Confesso que às vezes fico de queixo caído! Ou eu sou muito burro ou a turma está acima da média! Como eu não vou ficar aqui queimando meu filme, procuro acreditar piamente na segunda opção!
Um abraço a todos!
Alex
na verdade a finalidade da manivela não é dar a partida e sim por o motor no ponto. em condições extremas de baixa temperatura (no inverno la na Russia) é necessário dar algumas voltas no motor antes de dar a primeira partida afim de minimizar o esforço do motor de arranque, mais funciona bem aqui quando o niva não tem partida.
Vanderlei, segundo o Sr. João da Bomer, a função da manivela é dar partida mesmo. Acrescentou informando que o Niva vinha com ttas ferramentas pq a intenção era garantir que grandes distâncias fossem percorridas e qqer pequeno contra-tempo mecânico vencido pelo próprio motorista. Exemplo disso é que além da manivela, das várias chaves, bomba de ar, vinha tb uma espécie de pé-de-cabra para se arrancar o pneu da roda e trocar a câmara na estrada mesmo.
A orientação que recebi p/ utilizar a manivela foi: Posicionar-se lateralmente em relação à manivela, levar o motor lentamente até o ponto de ignição (dá pra sentir a resistência) e girar rapidamente a partir daí. "Afrouxar" a mão, pois em menos de 3/4 de volta o motor funcionará. Claro, tudo isso feito com a parte elétrica ligada.
Abraços
Pensei (que milagre) numa coisa agora que pode evitar o retorno da manivela.
Pra quem vai "fabricar" uma destas, poderia usar uma catraca na primeira curva da manivela (saindo do motor). Deste modo, quando o motor girar, o retorno será "absorvido" pelo giro da catraca. Que tal?
Melhor eu ir dormir.... hehehehe
Fui
OK Fábio, mais no manual do mecânico LADA diz que é pra por no ponto e aliviar a partida no inverno. mais mudando de pato pra ganso, faz tempo que você tem esse niva 95? tentei comprar esse niva algum tempo atraz quando estava anunciado na webmotors. ainda tem o guincho elétrico? belo carro !!! comprei um 95 na tentativa de passar a diesel mais até agora não conssegui autorisação. tenho um motor AP diesel 2.0 pronto pra rodar fica ótimo no niva
É, Vanderlei... tá do jeitinho que eu comprei, mas fiz várias melhorias nele.
Apesar da baixa km, o dono só trocou o óleo e pôs combustível. Imediatamente troquei todos os pivôs e terminais, cruzetas, corrente, esticadores, meia-lua, filtros, limpeza do arrefecimento e váááárias outras coisas. De mecânica só falta o escape que terá que ser refeito pois está cheio de gambiarras. Depois começará a luta por dentro pra recuperar alguns acabamentos que estão com alguns probleminhas.
Qdo vi o carro, percebi que tinha potencial de ficar zerado e fui pra cima apesar do preço salgado.
Quanto ao motor, na minha modestíssima opinião, sou contra a troca por qqer outro que não seja do próprio Niva. No que se refere às questões legais, prefiro a tranquilidade. A chance de vc ter um problema grave com isso é grande. Mas, minha voz é uma entre dezenas de adeptos à troca por APs, Fiats, etc....
Abraço,
Fábio Aguilera
Pois é Fabio. eu tambêm sou contra a troca de motor. o original sem dúvidas é o melhor pro niva. estava penssando no diesel por questão de economia mais ja estou me convencendo a passar o meu pra alcool que no momento é uma boa opção. quanto ao niva, dei sorte de achar esse meu. está ótimo. sou o 3º dono, tem apenas um pequeno amassado perto do capô e esta sem o quebra, sol o restante esta nota 10. demorou pra achar .
Pessoal, alguém me diz, pelas duas citações acima, eu posso aliviar o esforço no motor de arranque bastando apenas usar a manivela para colocar o motor no ponto... se eu fizer isso, tb poupo a bateria??? Pergunto isso pq ultimamente tenho usado pouco meu Niva e a bateria, geralmente, fica pouco carregada... e se ficar usando muito para dar partida, ferra-se a bateria de vez...
Só para reforçar, tenho a alavanca original e funciona !!! nunca precisei usar em emergência, só para teste.
Rones, esta semana aconteceu o lance do arranque comigo, virei a chave 2 vezes e nenhuma resposta, n terceira, do nada, voltou ao normal ...sendo q a minha bateria esta normal, alguém sabe o q pode ser?
Sem dúvida! Qqer coisa que vc faça neste sentido vai diminuir o esforço do motor de arranque.
Outra dica é acionar a embreagem pro motor ter menos coisa pra virar.
Abraço
Garret,
Disparado este é um dos mais chatos problemas de meu e de muitos Nivas. Antes era o carro esquentar (em trilha, trânsito...) e não o motor, mas o arranque apagava, imagina isso no meio do engarrafamento...
Desmontei tudo, troquei tudo....passava uns 10 - 15 dias, beleza tudo certo....e pimba! Sempre tinha que esperar uns 15 - 30 minutos e pum...pegava como se nada tivesse acontecido. Fiz tudo que falaram na lista dos camaradas...relê auxiliar...aterramento reforçado...chave de ligação MB...tudo, passou uns 3 meses...eu todo feliz...um dia parei pra abastecer....com o carro frio e nada....agora além de quente ...nem frio pegava....perdi mais alguns dos poucos fios de cabelo que me restam....e voltei bufando no eletricista...dos 3 parafusos...um tinha caído...segundo o garotão lá...isso desalinhou o arranque...e tal...refixamos...e tome uns 10 meses de pura felicidade...até deixava o carro morrer propositalmente no engarrafento...rssss
Em minha última viagem (tá no post: relatório de viagem) o danado do fantasma apareceu de novo...não sei mais o que fazer, mas já to procurando na Net um arranque nacional que seja compatível....já vi relatos de três modelos: 147/Uno até 90, Pampa CHT e Santana...
Na última viagem pareceu ser algo ligado à vibração...sei ´lá...já que o carro tava frio (descida de serra) e quando fiquei parado em plena BR....no meio da pista (imagina eu e esposa saindo correndo do carro pra empurrar pro canto!!!!)....tava com tanta raiva que dei umas porradas com uma trava de volante no arranque e quase parti pela metade o cabo de aterramento de tabnto puxar...coincidência ou não...imadiatemente depois o danado pegou e ainda fez barulho de arranque 2008!
Acho que só o mestre Sukys pode nos salvar!! SpectroSukys onde estás?