x
Convex Datacenter
Página 5 de 8 PrimeiroPrimeiro 12345678 ÚltimoÚltimo
Resultados 49 a 60 de 87
    Usuário Avatar de Flugêncio
    Entrada
    13/07/2006
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Agradecimentos: 0

Só lembrando que a homocinética não é rigida e tem bastante movimento. Com o desenvolvimento do acoplamento homocinético para os nivas pós 95, diminuiu as quebras da junta elástica e as vibrações.
    Mas basta uma cruzeta ruim, uma trinca no assoalho, a falta das chapinhas embaixo do suporte do direncial central para se ter bastante dificuldade para alinha e corrigir as vibrações. há a necessidade de bastante paciência.

Camarada,

O alinhamento da caixa nao é dificil, mas depende da condicao do assoalho. Tem gente de deixa o carro apodrecer e depois diz que a fixaça é rui e que nao para de tripidar... isso é logico não?

A fixação da caixa no assoalho parece ter sido feita as pressas, do tipo "prende em qualquer lugar" mas uma chapinha por detro do carro resolve tudo... tanto para a caixa de transferencia quanto para o cambio.

Sou Mestre em eng mecanica e nao automobilistica o que existe uma boa diferenca, e pelo que estudei a melhor saida é o acoplamento homocinético com o bolachao.... tanto que á melhor saida que o modelo Niva Cheve tem esse acoplamento.... deve haver uma otima razao para isso.

O fato é que muita gente deixa o Niva apodrecer e ai resolve dizer que tudo é ruim que que tem quer colocar outr cambio, outro cardan etc.....

abrcos

Nem brinca Jossano! Quanto mais informações eu leio neste tópico, mais assustado eu fico: agora o "monstro" da vibração também poderá atacar câmbio, diferenciais e cardãs!!!
    Poxa, apesar de tudo que eu li, reconheço que ainda sei pouco sobre Niva, agora este problema da vibração parece ser o "campeão" mesmo - dá de 10 a 0 nos outros "probleminhas" tipo quebra de pivôs,cubo da roda, etc.
    Quanto ao meu assoalho, ele ainda tava original e foi feito um (caprichoso) trabalho de reforço, que chegou até a reduzir a vibração.
    Apesar dos cuidados e informações para adquirir um bom Niva, pelo visto esta tentativa de reduzir a vibração vai me fazer ficar sem carro por um bom tempo...e pior que tinha um passeio legal pra ir dia 15/07...
    Agradeço as informaçõesde todos sobre o assunto e também sobre outros pontos importantes, tais como cuidados com o câmbio, dicas de oficinas, etc...

Usuário
    Entrada
    09/01/2007
    Local
    Betim MG/MG
    Agradecimento: 1

Mitos

Caro Barbosa , fica tranquilo ! Esse negócio que o Niva quebra o cubo, tirante, rolamento , assoalho , etc , são fatos isolados .

Outra coisa , ja tive rural, Toyota , JPX e posso afirmar que todos quebram . O mais forte de todos indiscutivelmente é a toyota , a minha era 1988 .

O cambio da toyota por exemplo, voce usa por 3 a 4 anos sem quaisquer problemas, mas quando desmonta pra fazer manutenção , tá todo moido por dentro e gasta 2500,00 pra ficar bom .

A verdade é que o Russo é forte e aguenta trilha , sei disso porque faço trilha em Sampa , não barrinho , trilha mesmo e minha mulher usa diariamente , para vender seus produtos e viajamos , etc . Agora , no forum são só expostos os problemas .

Se você vê o que os cara falam nesse forum do Cherokee e do Land , voce cai de costas .

Agora , tenho um Niva AP 2.0 a alcool , mas na real , sou convicto que nenhuma adaptação fica igual a manter o Russo Original .

O meu Niva, quando adaptei o ap , com o KIt comprado , pra ficar bom , quase desanimei , de tantas intervenções que eu mesmo tive que fazer .

Em Tudo , eu mesmo coloquei a mão na massa , desde suportes adicionais a reforços ,alterações do kit , calços ,troca disso e daquilo , para a adaptação funcionar .

Se o camarada não tiver conhecimento de mecânica e disposição , tá perdido nas mãos dos mecânicos , não generalizando .

O problema do assoalho , como falou o Jossano, é fato, mas basta fazer um reforço ( no meu arrebitei uma chapa galvanizada por dentro ) e nunca mais ele quebra .

Agora , esperar que o jipe não vibre em primeira é querer que ele fique igual a uma pajero , isso é demagogia .

Bem , se você quer um Niva para nunca dar problema , mantenha-o original, com acoplamento de borracha , motor original , carburador original e etc .

Se quer um Niva otmizado , com outra motorização , homocinéticas, suspensão levantada , cambio do chevette , motor ap . Tem que aprender a ser mecânico , mas também é prazeroso .

Usuário Avatar de robertofs
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Goiânia/GO

Observações

Não acho que o Niva original seja melhor que muitas bem sucedidas melhorias que já foram elaboradas para ele. A diferença entre o bom original e o bom adaptado está na competência e habilidade de quem a faz. Não precisamos ser modestos ao ponto de acharmos que nós, homens comuns, não conseguiríamos melhorar algo que saiu de uma fábrica, pois nada é tão bom que não possa ser melhorado, desde que haja a necessidade de melhoramento.

Agora, não adianta ficar arriscando. Antes de qualquer adaptação devem ser levados em conta vários fatores, afinal, para que adaptar se não é para ter ganhos? Só amadores trocam 6 por meia dúzia.

O acoplamento que a Lada desenvolveu para o Niva vibra mesmo, seja elástico, homocinético ou elástico/homocinético, se as caixas de câmbio e transferência não estiverem com o mínimo de alinhamento necessário. Daí a importância do alinhamento das caixas, que é um trabalho que exige alguma perícia. Bem alinhadas, há apenas vibrações caraterísticas do carro, notadamente em 1.a, 2.a e 5.a marchas.

Como já disse antes, a Lada usou um câmbio de um carro de passeio, e, obviamente, ele não foi idealizado para ser acoplado rigidamente a uma caixa de transferência. A Lada desenvolveu então o acoplamento como o conhecimentos. Não há dúvidas que essa estratégia tornou o projeto do Niva mais barato e não menos funcional, pois, caso contrário, teriam que criar uma outra caixa de câmbio que fosse exclusiva para o Niva, e vale observar que a maioria dos veículos 4x4 possuem câmbio e caixa de transferência montados como um único conjunto.

Agora, fixar câmbio e caixa de transferência sob o assoalho, que tem uma chapa de aço não muito espessa, é algo que beira ao amadorismo. Os esforços que a caixa de transferência deve impor aos calços, que por sua vez estão fixados sob assoalho, devem ser enormes, afinal, são dois eixos tratores, que movimentam rodas e pneus grandes, o que é ainda mais agravado quando usado a reduzida. As trincas que surgem ao longo do tempo são mais que justificadas, e se ocorre trinca, então ocorre algum movimento da caixa de transferência, e consequente desalinhamento, causando a tão famosa vibração.

Taí um exemplo de algo que pode ser melhorado, sem o menor respeito ao projeto original.

[]'s
    Roberto França
    Goiânia-GO.

Roberto

É muito interessante o que vc falou, realmente nada esta insento a melhorar... entretanto um carro é feito genericamente e cada um é passivel de adaptar o que é seu ao seu estilo... como ajustar uma roupa. Claro, existe adaptacoes e gambiarras

Quanto ao assoalho do Niva ser fino, isso é verdade e carecia de uma chapa mais grossa por dentro para dar mais apoio aos parafusos, entretanto o rompimento do assoalho nao vem pelo esforco que a caixa de reducao produz no assoalho!!! sabe pq nao?? Pq os cardans giram em sentidos contrarios e com isso causam um equilibrio de forcas... o assoalho é mero apoio.

Entao o que trinca o assoalho??? Pois bem, isso acontece pq quando o bolachao esta trincado comeca a trepidar e se o motorista nao observar a trepidação e fazer a namutencao, a coisa vai minando... o assoalho é fino e ai ja viu né. eu ouvesse uma mera chapa de 3 mm soldada no local ou por dentro do assoalho, isso nao aconteceria... tb existe o fator manutenção preventiva, que muita gente (90%) nem sabe de que se trata

abracos

Usuário Avatar de Flugêncio
    Entrada
    13/07/2006
    Local
    Rio de Janeiro/RJ

Será que ajuda???

Variáveis de acoplamentos para minimizar as vibrações, cada um com sua invenção.
    Imagens Anexas

Entrada
    17/10/2005
    Local
    Goiânia/GO

Cool Sentido de rotação

Citação Postado originalmente por Jossano Ver Post
    Quanto ao assoalho do Niva ser fino, isso é verdade e carecia de uma chapa mais grossa por dentro para dar mais apoio aos parafusos, entretanto o rompimento do assoalho nao vem pelo esforco que a caixa de reducao produz no assoalho!!! sabe pq nao?? Pq os cardans giram em sentidos contrarios e com isso causam um equilibrio de forcas... o assoalho é mero apoio.
    Camarada Jossano, na verdade, não é assim que a coisa funciona não. ambos os cardan giram no mesmo sentido do eixo piloto do câmbio. Prova disso é que se você pegar o diferencial traseiro e girá-lo na horizontal em 180 graus, simulando a posição do diferencial dianteiro, se aplicar rotação contrário as rodas não girarão para frente, mas sim para trás. Porém, se aplicar rotação no mesmo sentido da rotação aplicada no eixo traseiro, então as rodas girarão pra frente, como se o diferencial estive andando de ré. Essa é a explicação porque conseguimos, no Nivopala, utilizar o diferencial traseiro do Opala na tração dianteira, sem ter que alterar absolutamente nada nas engrenagens.

Recomendo ver o video do Nivopala, o qual mostra o carro andando por baixo. Verá que os cardans giram absolutamente no mesmo sentido.

Video do Nivopala: [ame]http://www.youtube.com/watch?v=C1yjInKm31Q[/ame]

Portanto, não há qualquer equilíbrio de forças sobre os pontos de fixação da caixa de transferência.

Entao o que trinca o assoalho??? Pois bem, isso acontece pq quando o bolachao esta trincado comeca a trepidar e se o motorista nao observar a trepidação e fazer a namutencao, a coisa vai minando... o assoalho é fino e ai ja viu né. eu ouvesse uma mera chapa de 3 mm soldada no local ou por dentro do assoalho, isso nao aconteceria... tb existe o fator manutenção preventiva, que muita gente (90%) nem sabe de que se trata

abracos
    Entre fatores congênitos já colocados, esses também contribuem

[]'s
    Roberto França
    Goiânia-GO

Entrada
    17/10/2005
    Local
    Goiânia/GO

Acoplamentos

Citação Postado originalmente por Flugêncio Ferreira Ver Post
    Variáveis de acoplamentos para minimizar as vibrações, cada um com sua invenção.
    Bem bolado

Para o câmbio original, o Beto Kbção daqui de Goiânia-GO fez um acoplamento parecido para o Niva do Marcos Dollis, também daqui de Goiânia-GO, mas nenhuma alteração foi feita no câmbio original, sendo totalmente reversível para o acoplamento original.

Seguem fotos.

[]'s
    Roberto França
    Goiânia-GO.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -suporte_cambio_transferencia_1.jpg   -suporte_cambio_transferencia_2.jpg  
    4X4 Brasil

Entrada
    17/10/2005
    Local
    Goiânia/GO
    Citação Postado originalmente por robertofs Ver Post
    Bem bolado

Para o câmbio original, o Beto Kbção daqui de Goiânia-GO fez um acoplamento parecido para o Niva do Marcos Dollis, também daqui de Goiânia-GO, mas nenhuma alteração foi feita no câmbio original, sendo totalmente reversível para o acoplamento original.

Seguem fotos.

[]'s
    Roberto França
    Goiânia-GO.
    Xii!

Publiquei fotos errados

Seguem as fotos corretas

[]'s
    Roberto França
    Goiânia-GO.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -suporte_rigido_cambio_original_1.jpg   -suporte_rigido_cambio_original_2.jpg  

Roberto,

Citação Postado originalmente por robertofs Ver Post
    Camarada Jossano, na verdade, não é assim que a coisa funciona não. ambos os cardan giram no mesmo sentido do eixo piloto do câmbio.

Quantos cardans estao ligados a caixa de reducao??? Tres certo??

Todos eles giram no mesmo sentido? As engrenagens todas giram no mesmo sentido? Se vc olhar vai ver que os retentores para a caixa de reducao tem sentido de rotacao.. vc pode comprar retentor do sentido horario e ant-horario

Existe sim um balanco de forcas na caixa de transferencia, caso contrario o assoalho quebraria perfrencialmente de um lado, pois ele teria uma tendencia de torcao/rotacao.... os coxins ficariam nitidamente marcados no sintido da torcao/rotacao e seria muito comum ter niva com caixas de transferencias tortas.

Sera que é isso mesmo?? ou ja estou divagando??

abracos a todos

Jossano

Entrada
    17/10/2005
    Local
    Goiânia/GO

Sentidos

Roberto,

Quantos cardans estao ligados a caixa de reducao??? Tres certo??

Todos eles giram no mesmo sentido? As engrenagens todas giram no mesmo sentido? Se vc olhar vai ver que os retentores para a caixa de reducao tem sentido de rotacao.. vc pode comprar retentor do sentido horario e ant-horario

Existe sim um balanco de forcas na caixa de transferencia, caso contrario o assoalho quebraria perfrencialmente de um lado, pois ele teria uma tendencia de torcao/rotacao.... os coxins ficariam nitidamente marcados no sintido da torcao/rotacao e seria muito comum ter niva com caixas de transferencias tortas.

Sera que é isso mesmo?? ou ja estou divagando??

abracos a todos

Jossano
    Camarada Jossano, veja o video do Nivopala e não tenha a menor dúvida que todos os cardans giram no mesmo sentido.

Video do Nivopala: [ame]http://www.youtube.com/watch?v=C1yjInKm31Q[/ame]

O único eixo que gira em sentido oposto está dentro da caixa de transferência, que fica entre o eixo que recebe a rotação da caixa de câmbio e a coroa do diferencial central. No final, o eixo do câmbio e os eixos cardans giram no mesmo sentido.

Segue imagem em corte da caixa de transferência com os sentidos de rotação para melhor entendimento.

[]'s
    Roberto França
    Goiânia-GO.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -ct.jpg  

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem