Não adianta a medida original!!!
Se o niva estiver com a suspensão traseira levantada não adianta saber a medida original, pois ela não se adaptará na configuração da sua suspensão. Precisa calibrar a panhard depois de levantar a suspensão. Agora se não estiver levantado posso medir no meu !
Quero levantar um pouco a minha, mas já estou ciente de todas as implicações: Levantar suspensão não é só ir colocando calço aqui calço lá, mola de carro x, etc...
Abraços.
vou falar as que eu lembro:
Mudança do angulo de trabalho das homocinéticas, bem como seu comprimento disponível. (o ideal é aumentar o braço do semi eixo alguns mm)
alinhamento das rodas dianteiras (eu sei eu sei, é só tirar as arruelas. Mas não se esqueça que temos um número limitado de arruelas!!!)
mudança do angulo de trabalho dos pivôs (a força aplicada sobre eles fica mais deslocada, forçando-os)
Curso dos amortecedores (não adianta colocar só um maior, pois se o curso de abertura e fechamento não estiver compatível vc pode trincar o suporte (monobloco lembra)
Deslocamento da susp. traseira (já citado)
Aumento do centro de gravidade (tá bem, é só uns centímetros: Alguém lembra do teste do alce do classe A, era só uns mm)
etc... etc...
por essas e outras que ainda não levantei a suspensão do meu. Mas te conto um segredo: Estou morrendo de vontade! Mas aí vem o preceito das dores de cabeça. E eu não quero colocar a culpa no barnabé e sair por aí dizendo, niva só quebra. É homocinética, pivô, bucha, etc...
abraços.
1 Anexo(s)
regulangem na barra Panhard
Caro amigo,
Aproveita que sua barra está soldada e faça a adaptação para voce poder regula-la de acordo com a sua necessidade. Euvou fazer isso com a minha esta mes ainda.
Veja na foto anexa que é simples:
1o. - tire a medida dela antes de cortar
2o. - serre ela onde foi soldada
3o. - vá a uma loja de parafusos, com um dos pedaços da barra, e compre um parafuso, de pelo menos uns 10cm de rosca. A cabaeça deste parafuso tem que entrar por dentro da barra.
4o. na outra ponta da barra, voce soldará uma porca, para que o parafuso que voce soldou seja enroscado.
Atenção: voce deve simular o processo antes de fazer efetivamente as soldas, para ver se na posição normal de enroscado o parafuso na porca, se a barra não fica maior que o tamanho original que voce mediu no item 1o. deste roteiro. Se ficar maior, voce terá que serrar um pedaço da barra correspondente à diferença.
Desta forma, voce poderá alongar a barra de acordo com a sua necessidade.
Há, não se esqueça de colocar uma contra-porca para que não desenrosque com a vibração.
um abraço.
Citação:
Postado originalmente por
emtsuhako
Alguém tem as medidas exatas da barra Panhard??? Eu pergunto isso pq a minha está soldada bem no meio... parece que foi cortada por algum motivo e depois soldada. Talvez seja por isso que meu Niva tenha tendência a sair de traseira em altas velocidades...