Postado originalmente por
Claudio Marques
Sem entrar no mérito de "Qual carro é melhor ou quebra menos", o NIVA como qualquer outro veículo usado em trilhas, se bem manutenido, não vai te dar dor de cabeça, além do desgaste natural das peças, o que ocorre com CJs, ENGESA, TROLLER, Suzuki, etc, etc, etc. E são todos excelentes veículos.
Algo que vc deveverificar ao olhar um NIVA para comprar, é o funcionamento do Bloqueio, que é acionado por aquela alavanquinha pequena colada no painel.
Como? Vc aciona a reduzida, engata o bloqueio e em uma subida, ou mesmo no reto, vc acelera devagar e verifica o deslocamento do carro. deve estar bem travado, dando a impressão que vc arrastaria um poste. depois desengate. Teste a reduzida também. Evite fazer curvas no asfalto com o bloqueio acionado, porque pode quebrar os diferenciais.
Além dos pontos mais fracos da lataria, que já foram citados anteriormente, verifique também vazamentos de óleo nas caixas longa e reduzida.
Preste atenção se a 4ª ou 5ª marchas não estão escapando, porque é um defeito caro para vc arrumar depois, e não é tão incomum assim.
O NIVA é um carro que, se o dono não gostar e cuidar, vai te dar dor de cabeça, agora, se vc tratar bem dele, só te dá alegria. Tenho o meu a cinco anos, e, depois de deixá-lo do meu jeito, nunca mais tive problemas com ele ( minha NISSAN me dá mais dor de cabeça, e ela nem passa perto das trilhas, hehehehe...).
Espero ter ajudado
Cláudio