Ferchina, o meca jah deu uma olhada nos diferenciais e no cambio e ta td ok... valeu
bom, fui trocar o oleo e aproveitei pra trocar o filtro tb... coloquei 4 litros de oleo com base sintetica pra 10 mil km e mais um bardahl b12 de 500ml... total 4,5 litros... aproveitando ja, recomendo pra motores com uns barulhinhos a mais, como o meu, esse b12 ou similar, pq dah mais potencia e milagrosamente diminui os barulhos...
Renato, na minha opinião compensa mais vc limpar de vez o cárter... li alguns relatos dos Camaradas do Niva em que ao limparem o cárter, encontraram pedaços bem grandes de metal, principalmente da corrente do motor e sei lá mais o que...
Edson,
tem alguma dica pra ticar o carter.......pois ele tem milhares de parafusinho e pelo que vi só sobrou 2 alternativa:
-ou eu solto toda minha suspensão e o diferencial tambem ;
-ou eu solto o motor dos coxim e tento erguer ele o maximo possivel
tem alguma outra dica para tirar o carter?......um mec. de niva me cobrou r$150 so de mão de obra....talokoo.....
Valeuu
Amigos, o tópico é retífica não é mesmo? então vamos lá:
Estou com um bloco de Niva 1.6 na retífica abrindo para os tais pistões de Tempra 2.0. Então vejam as fotos e o que está acontecendo. Na última foto (final 1715) temos o cilindro do bloco pronto para receber a camisa 90,8 porém temos apenas a parede de cima e de baixo com uns 10 a 15 mm.... A pergunta é: será que vai passar agua? Alguém tém alguma sugestão?
Renato, infelizmente nunca desmontei o cárter... se vc quiser, posso te passar o Manual de Mecânico, em formato PDF... lá explica como desmontar o cárter... qq coisa, meu e-mail: emtsuhako@yahoo.com.br
eu estou retificando um motor que eu comprei, estou colocando os pistões do fusca, portanto o motor vai passar pra 1.7, irei colocar um comando preparado e o carburador weber 450 ( que já estou usando).
até agora gastei
retifica do bloco, virabrequim,cabeçote, e adaptação dos cilindros do fusca nas bielas do Niva.................... 470,00
cilindros do fusca..............................130,00
jogo de juntas....................................45,00
junta do cabeçote...............................25,00
falta ainda..
jogo de válvulas e retentores do cabeçote ( vindos da Russia ) .....250,00
jogo de bronzinas da virabrequim e bielas ( vindas da Russia ).........100,00
corrente, esticador, e muitas outras coisas...não tenho os preços ainda...
resumindo, se vc tem tempo e não quer gastar muito.... faça vc mesmo....
por ai cobram quase 2000 reais pra fazer o trampo
Amigos, o tópico é retífica não é mesmo? então vamos lá:
Estou com um bloco de Niva 1.6 na retífica abrindo para os tais pistões de Tempra 2.0. Então vejam as fotos e o que está acontecendo. Na última foto (final 1715) temos o cilindro do bloco pronto para receber a camisa 90,8 porém temos apenas a parede de cima e de baixo com uns 10 a 15 mm.... A pergunta é: será que vai passar agua? Alguém tém alguma sugestão?
Por que teve que abrir tanto assim e colocar camisas
Se o cara montar dá maneira correta ( esquentar o bloco a uns 200°C e resfriar a camisa a 0° antes de efetuar a montagem não vai vasar nada de agua !
Mesmo assim achava que não seira necesario encamisar
jogo de válvulas e retentores do cabeçote ( vindos da Russia ) .....250,00
jogo de bronzinas da virabrequim e bielas ( vindas da Russia ).........100,00
corrente, esticador, e muitas outras coisas...não tenho os preços ainda...
resumindo, se vc tem tempo e não quer gastar muito.... faça vc mesmo....
por ai cobram quase 2000 reais pra fazer o trampo[/QUOTE]
Retentores de valvula motor AP e guias d valvula FIASA !
econimiza mais um pouco ainda
Alexandre, o problema é que o pistão stand do Niva tem 79mm e do Tempra 84mm. São 2,5mm a menos de parede, o que torna a parede restante muito fina, então optei por encamisar usando a camisa de 90,8mm. Faremos a colocação das camisas realmente como você citou e veremos no que vai dar! Relatarei todo esse processo e você verá nas fotos que já enviei como está ficando até agora. Infelizmente só poderei dar andamento na semana que vem, pois estou tendo que trabalhar no Rio esta semana.
entao ferchina, andei pesquisando a respeito do alcool (que eh mais barato q a gasolina hehehe) o melhor custo-beneficio devido a economia, potencia e manutencao foi o ap 1.8... se eu nao me engano, os pistoes do fusca passam o motor pra 1700 devido ao curso do pistao e eh mais barato do q os pistoes originais... eu acho q eh isso (se alguem puder confirmar essa informaçao)
Ferchina, na minha opinião, creio que a melhor opção é manter o motor do Niva, feito pra jipe (relações de torque e rotação e etc) além do incomparável custo em relação a uma completa troca de motor. Estou fazendo isso porém de uma forma mais radical (pistões do Tempra encamisando o bloco) mas vendo as opções listadas por você creio que têm opção menos radical e que proporcionará o resultado desejado: o dono satisfeito . Preguntas: -Você sabe o diâmetro dos pistôes citados? -O pino (não sei o nome) que prende o pistão na biela têm diâmetro diferente nestes pistões da VW. Como resolver isto? manda-se fazer uma bucha? (do Tempra é igual do Niva acho que 20mm e da VW 22mm)