Amigos mais perguntas: Nestas adaptações, conversando hoje com um engenheiro da Loctite (estava perguntado a ele qual cola usar pra colar/vedar a parte de baixo da camisa no bloco e ele me respondeu a de numero 660) e levantou uma dúvida: qual a melhor abertura de válvula na admissão para que se tenha uma satisfatória entrada de ar pois se ficar subdimensionada a entrada de ar não vai queimar oxigênio suficiente e consequentemente a performance não será satisfatória e uma bobagem dessas poderá atrapalhar o trabalho e parecer que não deu certo.
Estou por exemplo com a polia SOBE no furo B, admissão 20 e escape 25.
Lendo o manual da Polia que encontrei no site denivanatrilha, parece que com isso tenho mais torque. Essa é a melhor configuração já que almejo uma velocidade média maior ou seja, que ele não perca tanto fôlego a 80 ou 90 Km/h em uma subida numa rodovia?
caraca mauricio!vc falou grego agora,hehehehehehe...Faz o seguinte,coloca pistão de Fusqueta!hehehehehehe...
Eu acho que de qualquer jeito o Niva perde fôlego em subida....claro que tem aqueles que sobem como um foguete,mas daí tem q ver o consumo....
Muricio, eu tb tenho + preferência pelo motor do Niva, apesar d não entender de mecanica ele me parece mto mais forte, robusto do q o AP...eh sua opção e bem mais radical...hehe...não vou saber de responder sobres os pistões.
Uma grande questão eh, será q no alcool vou conseguir um bom rendimento em relação a gasolina???
flw
Muricio, eu tb tenho + preferência pelo motor do Niva, apesar d não entender de mecanica ele me parece mto mais forte, robusto do q o AP...eh sua opção e bem mais radical...hehe...não vou saber de responder sobres os pistões.
Uma grande questão eh, será q no alcool vou conseguir um bom rendimento em relação a gasolina???
flw
Lembrando também que dessa forma você não tem trabalho com a documentação.....
A melhor viatura é a que se pode ter, sempre! Então seja feliz e não desmereça outras de forma leiga!
Fábio.
Amigos, abrir o cilindro até 84mm (pistão do Tempra) é deixar as paredes uma casca de ovo, então preferí encamisar. Agora o diametro dos outros pistões nesta semana vou até a retífica e ver na tabela que eles têm e postarei aqui para curiosidade. Realmente até na documentação é jogo manter o motor original. Em relação ao alcool aqui no Rio não é vantagem pois a diferença de preço é muito pequena além da autonomia diminuir, ser de carburação mais complicada (mudar o carburador), pra pegar no frio...
Olha. ja mexi nos dois motores, com pistões de fusca e de tempra. o motor do niva com pistões de fusca fica muito bom e não altera quase nada o consumo e melhora bem o desempenho, mais bate um pouquinho de sáia. acabei de fechar um motor de niva com pistões de fusca, é o primeiro que fasso. fica muito barato. quanto ao motor com pistões de tempra, o que eu mexi aqui na oficina não foi encamisado. ja esta com 40.000 km e funciona muito bem. pra quem gosta de um bom desempenho é ótimo e não precisa de adaptações, é só rebaixar um pouquinho a cabeça do pistão. ao contrário dos de fusca que precisa cortar toda sáia do pistão e rebaixar a cabeça ou então embuchar as biélas. em contra partida os do tempra são bem mais caros. mais tomem cuidado, pois tem gente que vende KIT 1.7 por R$750,00 que nada mais é que pistões de fusca retrabalhados que na lojinha da esquina custa R$160.00 e não se gasta mais de R$100,00 pra fazer o serviço de torno
Olha. ja mexi nos dois motores, com pistões de fusca e de tempra. o motor do niva com pistões de fusca fica muito bom e não altera quase nada o consumo e melhora bem o desempenho, mais bate um pouquinho de sáia. acabei de fechar um motor de niva com pistões de fusca, é o primeiro que fasso. fica muito barato. quanto ao motor com pistões de tempra, o que eu mexi aqui na oficina não foi encamisado. ja esta com 40.000 km e funciona muito bem. pra quem gosta de um bom desempenho é ótimo e não precisa de adaptações, é só rebaixar um pouquinho a cabeça do pistão. ao contrário dos de fusca que precisa cortar toda sáia do pistão e rebaixar a cabeça ou então embuchar as biélas. em contra partida os do tempra são bem mais caros. mais tomem cuidado, pois tem gente que vende KIT 1.7 por R$750,00 que nada mais é que pistões de fusca retrabalhados que na lojinha da esquina custa R$160.00 e não se gasta mais de R$100,00 pra fazer o serviço de torno
Vanderlei, te mandei umas msgs tempos atrás, sou de Jaguariuna, lembra? Então, ainda não achei o motor AP 1.6 Alcool para trocar pelo original do Niva, resultado: ainda estou com o carro parado... lendo estes posts, fiquei na duvida...
Qual a cilindrada que fica colocando os pistoes de Tempra?
Consumo no alcool?
Conversei com um "mexanico" daqui e ele me falou nos pistoes do Monza 2.0, é viável tbm?
E daí, vai topar fazer meu Niva tbm? Me ajuda ae mano, aqui em Jaguar, ninguém entende russo, hehehe...
Luciano, acho que ouve algum extravio de menssagens, porque te mandei uns e-mails e você não respondeu. com pistões de tempra o niva fica 1.8 mais eu nunca fiz um desses. ja vi e andei, fica muito bom, quanto ao conssumo segundo o proprietário média de 7km/l de alcool. me manda um e-mail pra agendar seu niva na oficina. Valeuu vjforner@ig.com.br
Isso ai !!!! e não é só nos pistões que neguinho "enrola" !
Cilindros de freio traseiro
corrente de comando
retentores diversos
lonas de freio
flexiveis
valvulas
retentores de valvula guias de valvula
até mesmo mancais de biela
rolamentos diversos
Tem um monte de neguinho que acha que tá pondo peça original que na verdade é peça normal do mercado brasileiro !
Camaradas, internei o russo hj..até na quinta o motor vai estar aberto dai vai dar para ter uma ideia do q vai ser trocado ...estou pensando em usar os pistões do passat a alcool (dica do Jossano) e tb gostaria d colocar uma ventuinha eletrica, alguém sabe me dizer d qual carro daria uma boa adaptação?
A ventuinha mais facil de colocação é a do Celta que na minha opnião é identica a do Corsa !
Mas eu acho meio pequena, se bem que é de aluminio e portanto mais eficiente !