????????????????????????????
Versão Imprimível
Otávio, na posição D ele ficará muuuuito melhor na estrada, e na trilha fica a mesma coisa. Na estrada ele passa a andar 100 a 110 Km/h no GNV o tempo todo em quinta!. Estou satisfeitíssimo. Fui duas vezes a Sampa e passei pra quarta só em dois pontos de subidão na Dutra. É claro que não é um AP2000 mas não é um motorzinho de dentista que é o motor original careta!
Obs: o cabeçote está rebaixado 0,7mm. e a abertura das válvulas ficaram 15 admissão e 15 escape.
Também coloquei a junta da admissão/escape de forma a encaixarem sem obstruir a passagem (retirei o excesso de junta), e dei uma melhorada com esmeril na máquina de furar no acabamento grosseiro interno da admissão e escape.
Gil, acho que Galo se referiu à sua pergunta sobre se o Sukys tinha uma oficina, e ele falou pra vc "sacar" o link na assinatura dele
(do Sukys), que é assim: "Equipamentos Eletrônicos para uso automotivo: http://www.geocities.com/rsukys/".
Quanto ao lance dos preços, creio que ele também se referia à esse site do Sukys, que, antes não tinha os preços para os produtos que ele produz/comercializa, e agora tem. :concordo:
[]'s
Camaradas,
estou nos últimos preparativos para montar meu novo motor. Passei o dia hoje revisando o cabeçote que vai ser montado no "novo" motor e quebrando a cabeça no seguinte:
Estou com o comando SOBE e observei o seguinte: Primeiramente estando na posição S (padrão) e alinhado com o ressalto da gaiola do comando.
Tirei a polia e coloquei como recomenda nas instruções, na furação posição B (primeiro furo) e coloquei o parafuso.
Então nas instruções pede para girar a polia até que a marcação B coincida com o ressalto da gaiola do comando.
Pois bem, ao colocar no furo B, a marcação B junto a corrente JÁ FICA na posição alinhada com o ressalto, aliás se você tirar a polia e encaixá-la de novo na posição S verá que não alterou nada. Como funciona isso?
Maurício, pelo que já andei conversando com o Gil sobre esse comando, aconselho a você entrar em contato com o Gilberto, da Aerocar.
O Gil diz que ele é super gente boa.
O e-mail está no site da Aerocar (aerocar@aerocar.com.br).
Também estou pensando em comprar um comando desses. Quais as suas impressões a respeito do desempenho com esse comando? Já usou-o?
(Ei Gil, não que eu não confie na sua opinião :mrgreen:)
Bacalhau, se o comando do Maurício realmente tiver sido comprado na SOBE, é lá que ele vai ter que procurar assistência, o Gilberto dá assistência apenas a quem comprou o comando na Aerocar. Mas se eles apenas está se referindo ao comando como SOBE, mas se trata de um comando comprado na Aerocar, é só entrar em contato com o Giba, ele com certeza vai ajudar!
Sr. Rossetto :parede:
Pelo que eu entendi , Vc esta no caminho certo, porém faltou um detalhe .
Não é a polia que é movida , é a posição relativa da polia x vira brequim.
Se eu não me engano, pois faz tempo que não tenho mais esse motor ...
Abaixa o carter de óleo , mas não precisa tirar ele fora , logo na frente do motor , vc vai ver a engrenagem do virabrequim . Pega uma lanterna e verifica uma marca nos dentes , se eu não me engano são 3 marquinhas . Logo no mancal da corrente ( se eu não me engano) tem uma flexinha ,pois bem , sincroniza a marca com a flecha .
Feito isso , vai la em cima no comando de valvulas e faz oque vc ja sabe.
Não esqueça de que na hora de montar o distribuidor , vc tem que posicionar a posição incial de explosão .
Deixa tudo na marca, polia e vira - brequim , não adianta só a do comando .
Pega o distribuidor e posiciona a ponta de contato do rotor na direção de contato de um dos 4 terminais de vela . Monte os cabos de vela na ordem de explosão do motor , segundo o giro do rotor .
Um abraço
Rossetto:parede:
Camaradas
Bacalhau e Márcio,
A semana que passou fiz testes com a polia regulável e relato abaixo a seguinte conclusão:
Com a ajuda do amigo Jorge da SOBE, fiz as regulagens da polia que se mostrou ineficaz dada a configuração do motor ser antiga e de pouca potência. Os motores atuais que utilizam polia dentada conseguem ser sensíveis a 1 ou 2 mm na rotação da polia, coisa que num motor de concepção antiga como o do Niva, essa diferença é facilmente "engolida" pela própria folga nos elos da corrente (a minha por exemplo têm 160 mil rodados). Então experimentei na posição A (1 mm), B (2 mm) e na posição S (padrão) e não mostrou melhora na prática com GNV (meu caso), com as marchas e mudanças e uso da reduzida nos mesmos pontos da serra e nos subidões que chegam em casa. Então com a sugestão do próprio Jorge, pulei um dente, e apesar de parecer mais "brabo" o mesmo se repetiu nos testes práticos.
Conclusão:
Não adianta.
Não invista no motor original, use-o.
Quando ele faltar, compre outro.
Um AP 2.0 (o que farei no meu caso pois uso GNV) ou um outro motor 2.0 (do Astra, Vectra, etc) mas o AP têm kit consagrado no mercado (Rogerio Bacelar por exemplo) e é o motor que 10 entre 10 jipeiros está optando em usar na troca do original.
Como disse o Marcio, o Niva hoje é meu hobby - meus aeromodelos estão parados desde que virei "jipeiro" - Pois ele me leva pelo Brasil a fora, faço passeios como este final de semana que conhecemos Marmelópolis-MG, com trilhas maravilhosas e retornaremos neste final de semana (18 e 19/04) que será o festival do pinhão e Marmelo em Marmelópolis - Convido a todos.
Faremos uma trilha de Passa Quatro a Marmelópolis pelo pico do Itaguaré e também de Marmelópolis a Maria da Fé. O lugar é lindíssimo, com florestas de Araucárias - poderá subir pela trilha do pico do Marins (como fizemos este final de semana). Estaremos lá com o pedalinho! hehehe digo, o Boris III.
Maurício, infelizmente, sou obrigado a discordar de você. Se o comando não fez diferença, é porque algo está errado com o seu motor! Por experiência própria, sei que o comando SOBE pode apresentar problemas (eu tive, e, após duas tentativas de remanufatura do comando, acabei devolvendo o comando ao Jorge, com a ajuda do Gilberto, da Aerocar), enquanto o da Aerocar, ao menos pelo que sei, não apresenta problemas (eu estou no segundo comando Aerocar). Outro componente importantíssimo é o carburador. A diferença do comando Aerocar, em meu Niva 95, só começou a aparecer após a troca do carburador usado original por um novo (importado, original), a conselho do Gilberto, da Aerocar. Antes desta troca, mal se percebia a diferença.
Marmelópolis está "ressuscitando", com a reativação da fábrica de doces, que havia sido fechada (era da Peixe). É uma bela região, e realmente há muito para ver! Esta estrada de Passa Quatro a Marmelópolis não é a que passa por Cristina e pelo povoado Gorda?
Vocês subiram até o topo do pico dos Marins? É uma bela caminhada, e o visual lá de cima é fantástico! Pena que já está muito conhecido, portanto muito freqüentado. A pouca água que há por lá às vezes está suja, devido ao lixo que o pessoal joga nela, uma tristeza...
A foto anexa do pico dos Marins é beeeem antiga, é de Setembro/91, estive lá novamente em 2006, quando fiz a travessia Itaguaré-Marins, com alguns amigos. Travessia muito difícil, porém visuais fantásticos!
Olá Girti, mas eu não discordo de você, aliás o que vc diz vêm a complementar os testes que eu fiz: É justamente a reunião de várias coisas que fazem a diferença, mexer somente na polia não faz diferença. Mas este é o problema: para que faça a diferença terá que trocar e trabalhar várias coisas. O kit aerocar completo é caro (troca até a bobina e carbura), mais a mão de obra experiente neste tipo de ajuste (o nosso meca da esquina já não serve pra isso) e uma coisa puxa outra.....
No meu caso, estava "brincando" com a polia, vendo o que se conseguia somente com ela. É claro que obtive diferença com o conjunto, pois trabalhei cabeçote e todo o mais somado. O que quero dizer é que hoje, se fosse fazer tudo novamente e de uma vez não faria, trocaria o motor de vez. Veja vc mesmo, quanta enchessão de saco pra acertar tudo isso, mas está em Sampa, é mais fácil, trocar o comando várias vezes, imagine agente que está longe... até o custo de telefone e sedex...o meca de interior fazendo isso... sinistro! hehehehehe
Agora instalar o kit Bacellar e um AP "todo mundo" faz... é prugui-end-prei tabajara.
Girti,
fizemos também o Marins em 2006 com um grupo de montanhismo de Sampa, e foi muito bacana.
Puxa! Vocês acamparam lá!
Vejam na foto 002 vc chega com o jipe acima das nuvens.
Infelizmente enchemos uma sacola com lixo e vidro, é verdade, e vimos várias pichações. Uma pena.
A travessia pretendemos fazer e acho que nesta temporada vai dar, já que estamos esmiuçando a região....
Mais fotos de lá.....saudade!