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  • #1

    Cool Motor original a Alcool




    Bom,eu estou me convencendo a passar o meu Niva para alcool,porem estou com algums duvidas...
    Tem como eu instalar um kit de partida a frio no Niva?Pq carro a alcool no frio nao pega nem rezando!hehehehehehehehehe

    Pelo que eu aindei lendo,para poder passar o motor pra alcool tenho de rebaixar os pistões e trocar de carburador ...certo?! Mas e o tanque de gasolina? nao vou precisar trocar?já que o alcool é mais corrosivo que a gasolina.......

    Por falar nos pistões,se eu colocar aqueles do Apoio 4x4, 1.7,fica melhor e/ou mais econômico?Esses pistoes são para alcool ou só para passar pra 1.7?

    Chutando alto,quanto eu gastaria para passar pra alcool,tipo...vai passar da casa das centenas?

    E quanto faz mais ou menos um niva a alcool com motor original?

    Bom,acho que era só isso mesmo por enquanto.....tá certo?Espero obter ajuda da galera flw?Valeu pessoal!!!!!!!!

  • #2
    Usuário Avatar de Freitas
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    Pedrokadaka olha o que eu achei parece interesante se der certo

    Segue receita para transformar o niva para alcool e barato!

    Primeira coisa é o carburador. Pode utilizar o original mesmo por um tempo para vc testar, mas será necessário colocar um próprio do alcool (niquelado) para não corroer.

    Mudanças no carburador original (no meu caso niva 91)

    A modificação é básica e não implica em custos pois apenas troquei os giclês principais e o giclê de ar que fica em cima da caneta. Aumentar o giclê do corpo primário da cuba para 175 e diminuir o giclê do respiro da caneta para 130, não altere a furação da caneta, os giclês de lenta do primeiro foi para 70 e segundo estagio permanece o mesmo, proceder igual no segundo corpo.

    Ponto de Ignição do Motor

    Avançar +ou- 3 a 4 graus o ponto no distribuidor. Verifique com seu mecânico qual a melhor posição, pois só de ouvir o motor dá para saber onde deixar...se adiantar vai grilar e se atrasar muito vai ficar muito chocho. Esta mudança foi feita quando eu ainda não tinha o comando esportivo SOBE/AEROCAR.

    Filtro e Bomba de Álcool

    Substituir o filtro de gasolina e bomba (igual do uno 1300 álcool).

    Partida a Frio

    Instale senão terá problemas na partida...Existe kits com botão, bomba, reservatório tudo pronto nas lojas de peças (aprox. R$ 50,00 tudo). O resultado é muuuuito animador, principalmente se vc colocar ignição eletrônica, pois a queima será muuuito melhor, ocasionando um melhor rendimento do motor. Seria ideal trocar os pistões pois a pressão do motor original é aprox. 120 gasolina e no álcool seria ideal 170. Mas isso vc pode fazer depois....(eu ainda não fiz, pois meu motor está excelente e tenho dó de abrir só por causa disso). Na cidade, trilha vc não vai perder nada para a gasolina mas na estrada fica um pouco fraco...mas como todo niveiro não tem pressa e curte a paisagem isso é bem legal...ou faça como eu...instale um comando Sobe/Aerocar...vai mudar muuuito. Todos os serviços foram executados na Mecânica Mariauto em São Carlos- SP(www.mariauto.cjb.net) telefone (16) 272-7149 Mário (meu pai).

    Espero ter esclarecido, mas qualquer dúvida pode perguntar... Vale lembrar, que todo o processo é experimental, não cabendo a nós responsabilidades quaisquer sobre qualquer problema que possa acontecer decorrente dos testes.

    Segue o endereço onde encontrei tem mais algumas dicas de manutenção
    http://www.manutencaoniva.hpg.ig.com.br/dicas.htm

  • #3

    Talking

    Acabei colocando uma receitinha no outro tópico sobre niva economico !

    Algumas consideração pra se levar em consideração (put´s que ridiculo!)

    Tx de compressão = acima de 10,5/1 já tá bom, 13/1 é excelente só que tem que tá muito esperto com a mistura pra não ficar pobre

    Ajuste de abertura de valvulas é muito importate pra o seu set-up de carburador de pistões

    Ignição não é fundamental mas ajuda, quanto maior a potencia da faisca melhor a queima

    O carburador é muito importate atenção com o diametro dos venturis, o webber 460 sai em uma infinidade de carros e consequentemente varios diametros diferentes depende muito do seu carro o ideal é um 21/23

    A gasolina brasileira já contem 25% de alcool entaum vai corroer o seu tamque de qualquer jeito

    Quando eu comecei a andar no alcool a tx de compressão era original e com o carburador original com os gicles abertos na broca desse jeito fazia 5km/l
    Ai quando acertei tudo consegui uns 6 6,5

    Aqui em Sumaré somos em 2 nivas com essa configuração e os dois batem mais ou menois esse consumo

  • #4
    Usuário Avatar de kemramone
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    [QUOTE=pedrokadaka]Bom,eu estou me convencendo a passar o meu Niva para alcool,porem estou com algums duvidas...
    Tem como eu instalar um kit de partida a frio no Niva?Pq carro a alcool no frio nao pega nem rezando!hehehehehehehehehe

    < Camarada Pedroka conheci um funcionário aposentado da Petrobrás que me falou que as pessoas sofrem com o carro a álcool na hora de fazê-lo pegar em dias frios pq querem! Pois segundo ele basta vc adicionar 2% de gasolina aditivada (que possui um maior poder de octanagem!) no volume que vc for abastecer dai é so dar na chave que pimba o carro pega que é uma beleza não sei se é propaganda dele mais quem sabe! fica ai a dica pros camaradas que tiverem carro a álcool.

  • #5
    Dificilmente se pega um motor à gasolina e consegue-se transformá-lo para ácool exatamente como deve ser. Sempre tive carros originalmente "alcoólatras" e sei bem a diferença. Praticamente td muda: Bomba de combustível, partida a frio, ponto de ignição, bobina, taxa de compressão (pistões são diferentes), etc, etc, etc...

    O lance de adicionar gasolina no álcool em carros originais representa um risco e deve ser feito com mto critério. Meu kadett teve os anéis retentores de válvula bastt danificados por esta prática empírica. De fato pôr 5% aprox de gasolina no tanque dá uma diferença absurda no desempenho do carro. Mas lembre-se: Se toda vez que vc encher o tanque colocar 5%, a partir da segunda vez essa concentração já será maior que 5%. Na hora de dar partida dá pra ouvir as válvulas batendo.

    A dificuldade pra pegar em carros originais só acontece qdo a conservação do mesmo é precária. Há um dispositivo mto simples para combater esta dificuldade: injetor de gasolina (partida a frio). Se isso estiver funcionando, já era, não tem dificuldade alguma.

    No meu Niva (1995), a conversão foi feita com a seguinte receita:

    Weber 460 (c/ a respectiva alteração do pedal e do cabo do acelerador)
    Mufla e Filtro cônico.
    Desborbulhador
    Partida a frio (não é automática, precisa apertar um botãozinho)
    Avanço no ponto de ignição.


    Os próximos passos serão:

    Bobina MSD e cabos de vela Accel (tudo comprado na Race Force)

    Outra recomendação é remover a ventoinha mecânica orignial e instalar uma elétrica para que a temperatura do carro não baixe mto em estradas, etc.

    É só alegria no álcool: Cidade 5km/l e estrada 6,5km/l.

    Qto à corrosão, fique tranquilo. Demora pra cacete.
    http://dentrododireito.blogspot.com
    "Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim."

  • #6

    Thumbs up

    Segue o endereço onde encontrei tem mais algumas dicas de manutenção
    http://www.manutencaoniva.hpg.ig.com.br/dicas.htm[/QUOTE]


    Freitas, muito boa essa página!!!
    A melhor viatura é a que se pode ter, sempre! Então seja feliz e não desmereça outras de forma leiga!
    Fábio.

  • #7
    Freitas, essa msg que vc postou é do ex-dono do meu Niva. O nome dele é Cássio e o cara manja bem de mecânica. Qdo eu comprei o Niva dele, estava a álcool... como queria autonomia, mandei repassar para gasolina. Parece que ele andou por um tempo no álcool com o carburador original, depois colocou um do Escort.

  • #8
    Tá certo...mas ninguem me disse quanto eu gastaria mais ou menos para fazer tudo isso,pq eu não sei fazer sozinho,teria de levar no meu meca...
    Diz aí,chutando alto,quanto que se gasta para transformar o Niva para alcool?

  • #9

    Question

    AI PESSOAL!Essa segunda feira um fui com um amigo lá na LAD Peças para ver um Niva que eles tão vendendo.Eu perguntei pro cara como que fazia pra passar o Niva original pra alcool,e o kra me respondeu que era só colocar o Weber 460.......Aí eu me pergunto:
    Será possível isso?!?!?!?!?!?!?!?!?!

  • #10
    Pedro, não é possível, mas não é mto mais que isso não.

    Olha a minha mensagem neste mesmo tópico explicando a receita.
    Na Status Lada faz por R$ 700,00 completo.

    Não tenho do que me queixar.


    Abraço


    Fábio
    http://dentrododireito.blogspot.com
    "Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim."

  • #11
    700 mangos?tá certo....mas me diz uma coisa Fabio,quantos km/l de alcool seu nivinha tah fazendo?Valew!

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