Segue receita para transformar o niva para alcool e barato!
Primeira coisa é o carburador. Pode utilizar o original mesmo por um tempo para vc testar, mas será necessário colocar um próprio do alcool (niquelado) para não corroer.
Mudanças no carburador original (no meu caso niva 91)
A modificação é básica e não implica em custos pois apenas troquei os giclês principais e o giclê de ar que fica em cima da caneta. Aumentar o giclê do corpo primário da cuba para 175 e diminuir o giclê do respiro da caneta para 130, não altere a furação da caneta, os giclês de lenta do primeiro foi para 70 e segundo estagio permanece o mesmo, proceder igual no segundo corpo.
Ponto de Ignição do Motor
Avançar +ou- 3 a 4 graus o ponto no distribuidor. Verifique com seu mecânico qual a melhor posição, pois só de ouvir o motor dá para saber onde deixar...se adiantar vai grilar e se atrasar muito vai ficar muito chocho. Esta mudança foi feita quando eu ainda não tinha o comando esportivo SOBE/AEROCAR.
Filtro e Bomba de Álcool
Substituir o filtro de gasolina e bomba (igual do uno 1300 álcool).
Partida a Frio
Instale senão terá problemas na partida...Existe kits com botão, bomba, reservatório tudo pronto nas lojas de peças (aprox. R$ 50,00 tudo). O resultado é muuuuito animador, principalmente se vc colocar ignição eletrônica, pois a queima será muuuito melhor, ocasionando um melhor rendimento do motor. Seria ideal trocar os pistões pois a pressão do motor original é aprox. 120 gasolina e no álcool seria ideal 170. Mas isso vc pode fazer depois....(eu ainda não fiz, pois meu motor está excelente e tenho dó de abrir só por causa disso). Na cidade, trilha vc não vai perder nada para a gasolina mas na estrada fica um pouco fraco...mas como todo niveiro não tem pressa e curte a paisagem isso é bem legal...ou faça como eu...instale um comando Sobe/Aerocar...vai mudar muuuito. Todos os serviços foram executados na Mecânica Mariauto em São Carlos- SP(www.mariauto.cjb.net) telefone (16) 272-7149 Mário (meu pai).
Espero ter esclarecido, mas qualquer dúvida pode perguntar... Vale lembrar, que todo o processo é experimental, não cabendo a nós responsabilidades quaisquer sobre qualquer problema que possa acontecer decorrente dos testes.
Segue o endereço onde encontrei tem mais algumas dicas de manutenção
http://www.manutencaoniva.hpg.ig.com.br/dicas.htm