x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 12 de 24

Hybrid View

Engates!!!!!!!!!!

Amigos, alguem poderia esclarecer como vai ficar a situação dos niveiros, com a nova legislação (leia-se nova enganação), pelo que entendi teremos que ter algumas informações que deverão ser passadas pelas montadoras.

Thumbs down

eu nao li muito sobre essa tal legislação,mas pelo que vi,vai ser proibido o uso de engates exceto para transportar trailer,carreta,essa coisa né? Pois bem,li tambem que os engates agora vão ser encaixados,tipo de rosca sabe?!

Usuário Avatar de Grassmann
    Entrada
    29/03/2006
    Local
    Curitiba/PR
    Agradecimento: 1
    Pedro,

Não, não... O engate pode ser fixo sim.
    O que não pode mais é carro que não pode rebocar com engate (Ex: Ford Ka), e nem engates instalados sem a parte elétrica conectada.

Veja o que diz a Resolução 197 do Contran:

"Art 6º Os veículos em circulação na data da vigência desta resolução, poderão continuar a utilizar os engates que portarem, desde que cumpridos os seguintes requisitos:

a) qualquer modelo de engate, desde que o equipamento seja original de fábrica;

b) quando instalado como acessório, o engate deverá apresentar as seguintes características: esfera maciça apropriada ao tracionamento de reboque ou trailer; tomada e instalação elétrica apropriada para conexão ao veículo rebocado; dispositivo para fixação da corrente de segurança do reboque; ausência de superfícies cortantes ou cantos vivos na haste de fixação da esfera; dispositivos de iluminação, devidamente regulamentados."

Ou seja, se não vier com o carro, tem que seguir o que está na Resolução.

O que não ficou claro para mim é a parte que obriga os fabricantes e importadores a informarem a capacidade de tração de cada veículo. Neste caso, cabe o questionamento do UENIRI: Como ficam os carros, a exemplo de Nivas e Suzukis, que não tem mais representante legal no País? E se eu quiser instalar um engate numa Rural 1964, posso???
    Leandro J Grassmann
    PU5-MVA
    PX5-G5610

Pois é amigo, essa é minha grande dúvida, no meu Niva por exemplo está instalado engate desde que o adquirí, o que terei que fazer para legalizá-lo, pelo que parece o mesmo foi fabricado!!! pelo antigo proprietário, e eu o uso no transporte de barco para pescarias.
    abçs
    Irineu
    Niva 93 AP 1.6D
    Nova Aliança do Ivaí - Pr

Afinal, alguém sabe responder se poderemos ou não continuar utilizando o engate ORIGINAL do Niva?

Usuário Avatar de Cavalcante
    Entrada
    31/01/2005
    Local
    Mairiporã/SP
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Grassmann Ver Post
    Veja o que diz a Resolução 197 do Contran:

"Art 6º Os veículos em circulação na data da vigência desta resolução, poderão continuar a utilizar os engates que portarem, desde que cumpridos os seguintes requisitos:

a) qualquer modelo de engate, desde que o equipamento seja original de fábrica;

b) quando instalado como acessório, o engate deverá apresentar as seguintes características: esfera maciça apropriada ao tracionamento de reboque ou trailer; tomada e instalação elétrica apropriada para conexão ao veículo rebocado; dispositivo para fixação da corrente de segurança do reboque; ausência de superfícies cortantes ou cantos vivos na haste de fixação da esfera; dispositivos de iluminação, devidamente regulamentados."
    Citação Postado originalmente por ChedidTatuí Ver Post
    Galera, como posso saber se o meu engate é original (de fábrica) do Niva?
    Posso estar fazendo uma pergunta idiota..rs....mas estou com o carro há alguns dias apenas..rs...tô meio perdido...rss
    Chedid, leia direitinho a resolução. É qualquer engate, de qualquer tipo, feio, bonito, liso ou cortante, SE e SOMENTE SE for original de fábrica.
    O item b fala do que foi colocado como acessório, ou seja, não é original de fábrica. Aí tem de obedecer àqueles detalhezinhos.

Se o seu obedece aos detalhes, pouco importa se é original ou não, porque você pode dizer que é um acessório, e que atende à resolução.

E dá pra gente continuar colocando engate em qualquer carro, de acordo com o que está aqui, porque quem é que vai provar que o engate foi colocado depois de janeiro de 2007? A menos que o carro seja fabricado depois de 2007, aí não tem jeito. O que não pode mesmo, e isso tá certo, é celta com engate. Ele mal se aguenta sozinho, quanto mais puxando um carrinho de feira

http://produto.mercadolivre.com.br/M...er-multado-_JM

Eu já vou garantir a minha capa cromada com cantos arredondados!!!hehehehehehehe...15 reais...não é uma beleza?
    Tava pensando seriamente em tirar o engate fora para não dar dor de cabeça,mas é 15 reais de capa,mais uns 10 pra alguem soldar um ganhchinho pra passar corrente,e pronto!

Usuário Avatar de GARCIA/SP
    Entrada
    20/02/2006
    Local
    Interior de SP/SP
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por pedrokadaka Ver Post
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...er-multado-_JM

Eu já vou garantir a minha capa cromada com cantos arredondados!!!hehehehehehehe...15 reais...não é uma beleza?
    Tava pensando seriamente em tirar o engate fora para não dar dor de cabeça,mas é 15 reais de capa,mais uns 10 pra alguem soldar um ganhchinho pra passar corrente,e pronto!

Bingo!!!!!!! Cara, vc descobriu a salvação da galera! O meu já tem o furo prá passar a corrente...
    Valew!
    Abs

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem