Amigos, alguem poderia esclarecer como vai ficar a situação dos niveiros, com a nova legislação (leia-se nova enganação), pelo que entendi teremos que ter algumas informações que deverão ser passadas pelas montadoras.
eu nao li muito sobre essa tal legislação,mas pelo que vi,vai ser proibido o uso de engates exceto para transportar trailer,carreta,essa coisa né? Pois bem,li tambem que os engates agora vão ser encaixados,tipo de rosca sabe?!
Não, não... O engate pode ser fixo sim.
O que não pode mais é carro que não pode rebocar com engate (Ex: Ford Ka), e nem engates instalados sem a parte elétrica conectada.
Veja o que diz a Resolução 197 do Contran:
"Art 6º Os veículos em circulação na data da vigência desta resolução, poderão continuar a utilizar os engates que portarem, desde que cumpridos os seguintes requisitos:
a) qualquer modelo de engate, desde que o equipamento seja original de fábrica;
b) quando instalado como acessório, o engate deverá apresentar as seguintes características: esfera maciça apropriada ao tracionamento de reboque ou trailer; tomada e instalação elétrica apropriada para conexão ao veículo rebocado; dispositivo para fixação da corrente de segurança do reboque; ausência de superfícies cortantes ou cantos vivos na haste de fixação da esfera; dispositivos de iluminação, devidamente regulamentados."
Ou seja, se não vier com o carro, tem que seguir o que está na Resolução.
O que não ficou claro para mim é a parte que obriga os fabricantes e importadores a informarem a capacidade de tração de cada veículo. Neste caso, cabe o questionamento do UENIRI: Como ficam os carros, a exemplo de Nivas e Suzukis, que não tem mais representante legal no País? E se eu quiser instalar um engate numa Rural 1964, posso???
Pois é amigo, essa é minha grande dúvida, no meu Niva por exemplo está instalado engate desde que o adquirí, o que terei que fazer para legalizá-lo, pelo que parece o mesmo foi fabricado!!! pelo antigo proprietário, e eu o uso no transporte de barco para pescarias.
abçs
Irineu
Niva 93 AP 1.6D
Nova Aliança do Ivaí - Pr
Afinal, alguém sabe responder se poderemos ou não continuar utilizando o engate ORIGINAL do Niva?
Mais uma vez, vamos ficar na mão deste governo filho...da...e dessa polícia corrupta...Eles sempre arrumam um jeito de ganhar em cima do cidadão...
Com essa "nova" resolução, com certeza tem neguinho ganhando muito...pois alguns fabricantes de engates foram beneficiados...
O pior é que, além dos pontos na carteira, o veículo pode ser apreendido pela "otoridade"...
Pois é...saiu no jornal de hoje aqui de Jundiaí uma matéria sobre os engates...Pra passar batido eles tem de ter tomada,com os devidos fios devidamente ligados,haeuahueae... Tem que ter a bola de engate maciça e nenhuma superfície cortante...caso contrário o motorista leva multa de 127 reais,5 pontos na carteira,e como o camarada já citou,pode ter o veículo apreendido!SACANAGEM NÃO?!?!?!
Vou ter que tirar a minha superfície cortante!hehehe
Galera, resposta está no art 6 da resolução. Quem já tem o engate ou instalará como acessório deve seguir os parâmetros: tomada de força, bola maciça, tomada....bla, bla, bla...
O Shrek ainda tá com reboque....a tomada tá até lá, mas não tah ligada...falta a corrente e iluminação....acho q vou fazer no mês q vem...
Pois é Amigos, Segundo O Diário Do Noroeste, Aquí Da Minha Região, Os Engates Que Já Estão Instaladas, Poderão Permanecer, Desde Que Possuam Tomada Elétrica, Bola Maciça, Cantos Arredondados.
No Gorba/93 Ap 1.6d Quando O Adquirí à 7 Anos Ja Tinha Então Só Vou Tirar Os Cantos Cortantes E Show De Bola, Muitas Pescarias.