x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 12 de 37

Hybrid View

Lâmpada de iluminação dos instrumentos por LEDs

Colegas, segue uma dica interessante para incrementar o painel do Niva... foi enviado por um amigo que faz parte do HP do Passat.

"No caso dos manômetros eu adaptei no soquete original que veio neles (é um soquete universal). Dá pra adaptar em qualquer soquete de lâmpada.

Existem de modo simples, três tipos de leds:

- Opacos (são aqueles que o "bulbo" é colorido, são os mais comuns e baratos. Iluminação é péssima.)
    - Cristal (tem o "bulbo" transparentes e só ligando que se pode ver a cor que ele emite.)
    -Cristal Alto brilho (tem alto poder e emissão de luz, e como os de cima só ligando que se pode ver que cor são).

São os leds "Cristal alto brilho" que o pessoal usa em painéis e manometros de carros.

Os leds , diferentes de lâmpadas, são medidos em mcd, quanto maior o mcd, mais luz ele produz.

O led tem duas pernas, uma maior que a outra. Nessa perna maior (que corresponde ao pólo +) que se deve soldar o resistor.

Na perna onde o resistor foi soldado, tem que ligar no pólo (+) de onde vai alimentar o led, pois se ligar no pólo negativo (-) o led não acende.

O resistor não tem lado tanto faz.

O resistor recomendado para usar no led é o de 470 ohm.Menor que isso tem o risco do led queimar ou reduzir a vida útil dele.

A vantagem do led é que ele consome muito menos energia,não dissipa calor e dura muito mais que uma lâmpada (100.000 horas de uso ou mais).

Daí vai de cada um, existe várias cores dos leds alto brilho. Vermelho, azul, verde, amarelo, magenta, branco, roxo.

São bem fortes, tanto que se vc olhar diretamente para eles os olhos ficam doloridos ehehhe.

Eu usei para o isolamento entre a "pernas" do led espaguete termo retrátil custa barato e o serviço fica 10).

Pode parecer "complicado", mas não é não. O custo é baixo e o resultado é muito satisfatório. Pra quem curte trabalhos do tipo "faça vc mesmo" é uma terapia hehehe."

Eu adoro trabalhos "faça vc mesmo",hehehehehehe
    Mas emtsuhako,o led náo é muito pequeno para os soquetes???É q eu nunca vi o tamanho do soquete,mas imagino que seja maior que a circunferencia do led...
    E se eu trocar as incandescentes por led a iluminação vai ficar melhor? E quanto ao botao de intensidade da luz,dá pra regular o led?
    Valew kra!

Usuário
    Entrada
    03/11/2005
    Local
    Brasília/DF
    Agradecimentos: 0
    Outra dica para os LEDs quando forem pra iluminar istrumentos do painel é lixá-los com uma lix d'água de leve para que, quando acesos, dispersem a luz. Os LEDs têm foco excelente e para os instrumentos é melhor que esteja iluminado por igual em todos os cantos!

[]s

Leonardo Gouveia
    MMC Pajero TR4 2010

Pedro, vc pode trocar o soquete da lâmpada por um próprio para LED... na verdade nem é um soquete, mas, sim, um suporte para o LED e deixar o trabalho mais apresentável... qto ao botão de intensidade da luz, ele é uma espécie de resistor variável... vc pode ligar o resistor de 470 ohm nele. Com certeza a iluminação ficará muito melhor se vc usar um LED de de alto brilho... no meu Niva a iluminação com lâmpada é bem fraquinha... vou trocar por LED mais pra frente...

Leonardo, existe um LED de múltiplas faces, como um poliedro, que faz esse trabalho de dispersão da luz... só não sei se existe o de alto brilho nessa configuração...

Usuário
    Entrada
    03/11/2005
    Local
    Brasília/DF
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por emtsuhako
    Leonardo, existe um LED de múltiplas faces, como um poliedro, que faz esse trabalho de dispersão da luz... só não sei se existe o de alto brilho nessa configuração...
    Pois é... Mas pro painel ficar com iluminação decente, tem que ser o de alto brilho... Ou vários LEDs de múltiplas faces, né? Mas aí não fica bem...

Um abraço!

Leonardo Gouveia
    MMC Pajero TR4 2010

Pô,taí...gostei da idéia de colocar LEDS lá.....será que se eu colocar luz negra vai ficar muito esquisito?hehehehehehehehe
    Ah,e quantos leds mais ou menos tenho de usar pra ficar super legal?1hehehehehe

Fui seco ontem para colocar os leds no painel,tirei aqueles dois parafusos do painel principal,ele saiu,mas nao veio mais do que uns 2 cm para frente...A impressão que dá é q tem algo preso lá,e tenho medo de puxar mais e estragar algo,sei lá,parar de funfar algo,hehehehe
    Queria muito colocar os leds amarelos que tenho aqui...Mas q q eu faço??? Puxo pra valer e ver no que dá???Será que eu ranco algum fio importante de lá se eu fizer muita força?
    hehehe
    qualquer ajuda é bem vinda...valew

Pedro, deve ser o cabo do velocímetro... pra facilitar a retirada, primeiro retire o volante, depois puxe um pouco o painel de instrumentos para desconectar o cabo do velocímetro... vc tb terá que desconectar mais dois ou três plugues da parte elétrica... ah, puxe primeiro a parte inferior do painel, pq a parte superior é encaixada...

Bom,até aí tudo bem,mas e depois como faço pra ligar esses fios denovo???Tipo,desconectar é baba...só puxar,mas para ligar tem que encaixar,e como vou encaixar com tao pouco espaço para minha pekenas mãos?hehehehehehehe
    Valew

Pedro, pela forma como vc descreve, talvez o cabo do velocímetro esteja preso em algum lugar, pois o meu painel de instrumentos sai com uma boa folga, deixando uma brecha... ops... que entra até minha cabeça... ops... na primeira vez que desmontei o painel de instrumentos, o cabo do velocímetro estava preso em algum lugar, o que deixa ele mais curto e não deixa espaço para eu desconectar os fios... puxei com um pouco de força e se soltou... tenta fazer isso ou tiar por baixo...

Pedro, pra não correr o risco de quebrar, peça pra alguém empurrar o cabo (pelo cofre do motor) enquanto você puxa o painel ate dar espaço para colocar a mão e soltar o cabo. Pode tentar também colocar a mão por baixo do painel todo (ao lado da coluna de direçao) para soltar o cabo.
    A melhor viatura é a que se pode ter, sempre! Então seja feliz e não desmereça outras de forma leiga!
    Fábio.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem