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Convex Datacenter
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  • #13
    Usuário Avatar de Rones Jr
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    Concordo com o Polvora. A questão é: proposta. Qual a proposta de cada carro. A do Niva originalmente, acredito, era enfrentar as estradas de terra soviéticas que quando degelavam ficavam uma maravilha. Cidade-Campo, com gelo, meio gelo meio lama, lama e estrada, chegando até ao asfalto...na cidade. Isto tudo para famílias que não poderiam ter dois carros.
    O Niva é realmente limitado para trilhas pesadas, o que não impede de trilha-las. Ao mesmo tempo que os Cj´s, Engesas e Javali´s e outros não se mostram a vontade na cidade. Acredito que no Niva vc vai gastar para deixa-lo bom para trilha pesada e nos outros vc vai gastar para deixa-los confortáveis, estaveis e aptos ao convivio urbano.
    Minha opção é de carro misto e como tal acredito que o Niva seja o melhor, apesar de já ter recobado Band e puxado Cj´s de atoleiro.
    Contudo, tenho uma coisa em mente: se ficar pondo o Niva em trilha pesada o russinho (original), ele vai sim começar a desalinhar portas....mas eu não troco o meu!

  • #14
    Usuário Avatar de Márcio Magalhães
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    Caro Rones,

    Devo lembrar que o Niva não é um projeto russo, mas sim italiano.

    Quanto a ser o melhor para uso misto... bem, troquei meu Niva 95 em um Vitara e não me arrepento nem um pouco.

    Se prestarmos atenção na mensagem que abriu o tópico, o camarada quer INICIAR no fora de estrada. Será que ele já dirigiu algum 4x4? Para iniciante o Niva é muito legal. Digo isso por vários motivos: é mais barato; quebra pra cacete e com isso se aprende muito de mecânica; lataria resistente; é robusto para braçadas... e por aí vai.

    Além de tudo, para os que gostam do Design, como eu, ele é simpático pra kct!

    []´s,

  • #15
    Usuário Avatar de Rones Jr
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    Márcio,

    qd deia a resposta estava considerando tb o custo/benefício/diversão! Os Samurais e Vitarar tb estão em minha mira!! Rssss....o Samuca então!!!
    Pô!! Na Itália tb tem neve!!! rsss

  • #16
    Oto, R$7.500,00 é um valor bem em conta para um Niva em bome stado, conforme vc descreveu. Tem doido poraí que vende Niva caindo aos pedaços por esse preço. Um Niva em bom estado mesmo vc não acha por menos de R$9.000,00.

    Qto a reformar o Niva para trilhas mais exigentes, eu não recomendaria. Se vc quer fazer trilhas onde há muita lama, terra erodida parecendo o Grand Canyon (exagerando... rsrsrs) e atravessar rios, o melhor é vc pegar um jipe de verdade, isto é, um Willys, uma Land Rover, um Engesa, um Javali ou uma Bandeirantes... se vc garimpar pelo interior de Goiás, é bem possível que vc encontre um Willys por menos do que R$6.000,00. Aí é só reformar aos poucos, com a vantagem de que o Willys é chassis, apto a uma gama enorme de adaptações mecânicas.

    Sem querer polemizar, Niva não é jipe. Jipe tem que ser construído sobre chassis, Niva é monobloco, portanto, Niva não é jipe. Vc até pode fazer com ele o que se faz com um Willys, mas a vida útil do russinho vai ser encurtada severamente. É só comparar: qtos Willys e Nivas estão rodando Brasil afora em condições de segurança??? Outra, jipe pra ser jipe tem que ter motor diesel, tanto pela maior autonomia qto pela facilidade em passar por cursos de água, sem falar da economia. Pior mesmo é o preço das peças de reposição, uma vez que usando o Niva em trilhas, as peças se desgastarão mais rápido. Mesmo que vc adapte peças nacionais, haverá um custo para isso e acredito que não vale a pena esse investimento.

    Eu considero Niva, Samurai, Vitara e Feroza uma categoria à parte. Niva é um utilitário entre SUV e jipe, sem ser um dos dois. Não é um EcAesporte e tb não é uma Land Rover, apesar de ter desempenho, no off-road, melhor do que muitos verdadeiros jipes, principalmente por ser leve, 4x4, ter bloqueio e reduzida.

    Pela facilidade de encontrar peças de reposição, ou até mesmo peças alternativas de ótima qualidade e procedência, eu recomendo pegar um Willys. Vale a pena ler a revista 4x4eCia n°145, de Agosto/2005, lá tem uma reportagem de um Willys, CJ-5, que recebeu motor turbo diesel e câmbio de um Kia Grand Sportage capotado. O CJ-5 foi reformado por um gaúcho chamado Daniel Webber e ficou show de bola!!! Um dia vou fazer que nem ele!!!

  • #17
    Usuário Avatar de Márcio Magalhães
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    Edson,

    Para melhorar um pouco. Tira o Samurai dos "à parte" e coloque ele na categoria "pau pra toda obra".

    Samurai equipado sobe até parede, literalmente!!! Vide o pessoal do RockCrawling!

    []´s,

  • #18
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    A discussão já começa errada. Não se faz trilhas pesadas tendo um orçamento de 7.500 reais. Nem de Niva, nem de CJ, nem de nada.

    E outra Edson, Jipe é antes de tudo uma PROPOSTA, e não um conjunto de caracteristicas especificas como vc citou. Essa historia de chassis ou monobloco, diesel ou gasolina, vai principalmente do gosto de cada um. Mas o Márcio tá certo com relação ao Samurai, ele é 100% Jipe.

    E no fim das contas o que vai importar no final, é o BRAÇO do piloto, e não o carro que ele dirige.

    []´s

  • #19
    Usuário Avatar de kemramone
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    < Essa questão de qual carro é melhor pra isso ou pra aquilo é muito relativa realmente afinal todos somos jipeiros!!!! qual o carro que tenhamos ou queiramos ter é uma outra coisa, pois tenho certeza que ninguém aqui compra um 4x4 porque so com um carro desse modelo serei considerado um verdadeiro jipeiro. Se compra um carro porque se gosta do modelo dele não importando que seja um CJ, Niva, land, Band, Samurai, Etc....!!! E isso pra mim ja basta e não importa que so porque muitos não escolheram o Niva pra ser seu carro 4x4 não significa dizer que ele não seja apto a uma boa trilha com os amigos e que não possa trazer ao seu dono uma agradável convivência nas trilhas!
    < Ps: Não importa sua roupa(carro) todos somos Jipeiros de alma e isso sim é o que tem importância.

  • #20
    Usuário Avatar de VILLE
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    Estou com o kemramone até q em fim um com verdadeiro espirito 4x4!!
    Estamos aqui para ajudar e explicar, a família 4x4 não é preconceituosa , pessoas sem uma explicação clara, apenas são pessoas, não jipeiros.
    >>Oto, o preço esta bom mas tenha total certeza de q o niva esta bom vá com alguém q entenda de niva dar uma volta com ele, já vi varios trabalhando 4x2 (Diant ou Tras), por estar quebrado mesmo, tome cuidado .
    E para constar escolhi o niva pelo fato de ser o único veiculo misto com um bom custo/beneficio , e também pelo fato de poder fechar a janela de vidro(com boa visibilidade, Luxo né), não pegar chuva, frio, ter alarme, usar no dia-dia, essa luxuosidade custa caro, tirando o niva, e esses de levar filho para a escola, sobra (os q eu babo ) Bandeirante , Land Rover(todos), Rural e Camper. Pense bem nisto um amigo meu pegou um desses militares aberto equipou para ter comforto, unico carro, haha disse q era pro dia-dia ,não estacionava em lugar nenhum e quando chegou no inverno , hum, vendeu .

  • #21
    Márcio, o Samurai realmente tem uma estrutura muito forte, mas peca pelo motor, que é 1.3... acho que pra ser um jipe, pelo menos para um uso mais pesado, deveria ter um motor que desenvolvesse mais cavalos. Posso estar falando besteira, mas no rockcrawling o que conta é a força na reduzida, por isso, aliado ao baixo peso mais a estrutura (chassis), o Samuca se dá bem. Agora, imagina um Niva, monobloco, nessas situações??? Será que dura muito???

    Fio, ninguém propôs iniciar-se nas trilhas pesadas com um orçamento de R$7.500,00. Esse é o preço do Niva que o Oto viu. Eu propus que ele pegasse um CJ e fosse equipando aos poucos. Geralmente um CJ cru, equipado apenas com pneus lameiros, dá conta de trilhas mais exigentes, como se refere nosso colega Oto. Mas é como vc disse, o que conta é o braço do piloto, ou melhor, aquela pecinha que fica em frente a buzina... rsrsrs... Porém, tenho certeza que entre um chassis e um monobloco, o chassis dura muito mais para quem gosta de trilhas pesadas, independete de quem está pilotando.

    Kemramone, de louco todos nós temos um pouco. De jipeiro tb... hehehe!!! Uma vez vi um Gol equipado com dois motores: o original a frente mais um adaptado atrás, no porta-malas!!! Coisa louca, mas o bicho era um verdadeiro "jipe". Pra ter alma de jipeiro, realmente não importa o carro que temos, mas para quem gosta de ir até as últimas ou ultrapassar os limites, um EcAesporte (que é só pele de "off-road") não te leva onde um Niva, um CJ, etc chegam... todos os carros que mencionei tem seus pontos fortes e fracos, o do Niva é a estrutura que não é propícia para se adaptar ao off-road pesado, uma vez que compromete-se sua vida útil muito mais do que carros com chassis...

  • #22
    Usuário Avatar de Márcio Magalhães
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    Olá,

    Justamente, não dura! Já um Samuca... o 1.3 pode até ser fraco em alguns momentos, mas os kit de redução para eles fazem maravilhas!

    []´s,

  • #23
    Usuário Avatar de Marcio Vargas
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    Alll

    O seguinte.
    Estou voltando para o Off Road depois de 2 anos como Zeca...
    A galera lá do CJ já me conhece, para a galera aqui do Niva me apresento, Sou o Marcio, 25 anos e viciado desde que me lembro por gente no Off Road, meu primeiro CJ foi aos 12 anos quando meu avô que mora no interior me deu o dele, que ele usava na roça... ehehe
    Desde então sou CJteiro convicto... Porem a dois anos atraz tive que me desfazer do porcão em virtude do nascimento do meu Bebe...

    Agora estou voltando, porem não de CJ, mas de Niva... E é aqui que vc's entram... Eu entendo muito de CJ, mas de Niva não entendo nada..
    E devido ao bebe vou voltar ao Off Road de Niva,, Isto esta decidido já,,, Gostaria que vc's que conhecem bem a viatura me dessem as dicas,, Caracteristicas, pontos criticos, pontos fortes, impressoes... Enfim, tudo sobre o Niva...

    Já adianto para os que gostam de polemica... Nem me venham dizer que um CJ é melhor,,, eu tive CJ a vida inteira e ainda vou ter outro.. O Niva é devido ao bebe... Pq ele é fechado,... E tb não venham com Samuka,,, Tenho amigos que tem Samuka, uma otima viatura,,, Só que muito cara..

    Então vamos lá...

  • #24

    Smile

    Marcio ! Pra uns passeios e trilhas com responsabilidade, vai que é uma beleza !
    Eu faço umas coisas mais hard e sei que tenho que pagar um preço por isso !
    Mas anota ai !
    Longarinas e assoalho são os calcanhares de Aquiles do Niva !

    Muita atenção nas longarinas na região da caixa de direção e braço auxiliar, o assoalho na região de fixação das caixas de marcha e t-case !
    Parte mecanica é o basico, motor, cambio e t-case e diferenciais se estiverem com problemas é gasto alto com certeza

    Do resto não acho que tem muito problema não

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