Roveri ! Tudo bem .
Me lembro uma vez de rebocar um Willis na Trilha do Pinheirinho com o meu Niva , na época que ainda tinha ou existia o subidão, e que um jipeiro se metia a arrancar um cambio de um jipe do colega desconhecido , no meio da trilha e barro para ajudá-lo desemcavalar marcha.
Isso ja se faz alguns 10 anos , e de la para cá ....
Bem , o acoplamento não foi posto de bobeira no Niva pelo Russo , até porque eles não são tão burros assim .
Quando é gerado um momento torsor , também é gerado um momento no sentido radial ao momento torsor , então alguma coisa tem que fletir . Se tudo tá rígido , esse momento vai se dissipar no conjunto mecanico .
Se a componente for muito alta e maior que a tensão de cisalhamento dos materias , alguma coisa vai cisalhar .
No caso, o acoplamento serve também para ajudar a dissipar essas componentes mecanicas .
Observe que quando rebocamos uma Toyota na subida , a caixa de transmissão do Niva na arrancada , dança para cima e para baixo , ou seja , o acoplamento permite essa dança e dissipa as forças .