Dollis, esse acoplamento direto não vai detonar as caixas? Não tem espaço p/ o acoplamento original?
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Dollis, esse acoplamento direto não vai detonar as caixas? Não tem espaço p/ o acoplamento original?
Estive analisando a adaptação do câmbio Clark à tcase do Niva. Ficou show isso ai. Galera, ficando bem feito, não há motivo para preocupação. O lance é fazer a luva da caixa "casar" com a luva da tcase, ou seja, a furação dos parafusos. Suponho que o melhor método é descer ambas as caixas, uni-las por meio dos parafusos/flanges. Feito isso, passa-se à fase da elaboração da estrutura que os fixará, onde deverá ficar tudo soldado temporariamente (pingos de solda somente). Como a estrutura ficará presa nas longarinas do monobloco, mede-se os perfis que ficarão "vestidos" nas longarinas e coloque-os no lugar. Parafuse-os nas longarinas e suba as caixas já unidas. Faz-se suportes para as caixas e solde-as nos perfis que está vestidos nas longarinas. Tudo firme, desça novamente as caixas com cautela. Agora é o momento de reforçar toda a estrutura, bem como dar o acabamento e pintar. Depois, só subi-la novamente já com as caixas presas e prender nas longarinas. Pronta está a estrutura! Fui niveiro por 4 anos, atualmente estou sem o russinho mas pretendo voltar. Certeza que farei isso no danado. Usarei um câmbio de 5 marchas do Chevette e vou pesquisar se a DEEPTEC fabrica a flange AP/Clarkette, para ficar plug and play, sem precisar esquentar a cabeça nisso, etc. Certamente a embreagem será movida a cabos e não mais hidráulica. Isso ai. Quanto ao motor AP, usem o 1.8 MI (melhor opção para o Niva). O 2.0 é muito, o 1.6 é pouco. Falo porque já testei essas duas opções e já usei no meu niva a configuração original, 1.6TDI e 1.8 álcool. Abração.
Cursinho,
Neste caso, o acomplamento elastico foi eliminado simplesmente por não ser mais necessário.
Vamos entender pq existe o acomplamento elástico; O Niva n"ao tem chassi, logo o carmbio e a t-case são fixadas no assoalho. Este tipo de fixação poderia fazer o assoalho entortar facilmente com os movimentos do cardã traseiro e com a própria força de giro do acomplamento. Para resolver este problema sem precisar desenvolver um chassi pro Niva, a lada preferiu montar a t-case basculante, sendo unida ao cambio com um acomplamento elástico;telescópico.
Na montagem q vc viu nas fotos, foi eliminado o movomento basculante da T-case, pois foi construida uma gaiola de fixação para as duas caixas e esta gaiola é fixada como uma peça unica as longarinas e ao agregado dianteiro.
O acomplamento utilizado foi o telescópico, igual ao que ja existe nos cardãs. Este mesmo sistema é utilizado no CJ, S10 e em 99% dos outros veícuos 4x4.
Em uma outra montagem, eliminamos da mesma forma o acomplamento elástico, porém com cambio original, desta vez foi preciso usar um acomplamento homocinético duplo, que tb tem o efeito deslisante/telescópico.
veja a outra foto
para quem perguntou sobre as vantagens da caixa clark:
- Os ganhos de desempenho são pouco significantes, tendo como melhoria somente uam primeira mais reduzida, o q favorece o uso off-road.
- Existe ganho com a resistencia, e a dirigibiidade, pois é uma caixa com engates mais precisos e construida com componentes melhores seguindo padrôes de qualidade que na Russia não teriam tanta importancia.
- Economia em manutenção. Para quem usa muito o Niva e em situações extremas, é melhor fazer manutenção em um cambio nacional, conhecido por qq mecanico do q em um cambio importado, cujas peças recondicionas são raras e as novas praticamente não existem.
seguem algumas fotos da visão "por baixo" do sistema de fixação, utilizando motor e cambio originais.
notem q nesta fotos, praticamente não se pode ver a gaiola de união das caixas, pois ela fica ´escondida´ dentro do tunel.
mais algumas fotos com o sistema de fixação, visto por baixo.
na segunda foto, da pra ver um pedacinho da gaiolia que une as caixas.
na terceira foto, da pra ver como o coxim basculante da t-case foi invertido, para se fixar as travessas, ao inves de fixar no assoalho.
Olá:-D
Sou novato e acompanhando o tópico surgiu a seguinte dúvida: nessa adaptação sem acoplamento elástico foi feito um "substituto de chassi" ( com os perfis) para evitar a quebra do assoalho do russo? O sistema fica forte o suficiente?
Ola pessoal , Gostaria de saber se alguem ja adaptou o cambio do chevette 5 marchas no Niva AP
Estudei o caso e percebi de momento que o motor ap + a flange + a caixa do chevette somam 61 cm
No sistema original cambio do niva + flange somam 58 cm
Alguem tem experiencia nessa daptação ?
http://br.pg.photos.yahoo.com/ph/yar...559scd&.src=ph
Quanto a adaptar motor AP ao câmbio de chevette, e à caixa de transferência do Niva, isso é mole, com a solução do Beto Kbção de Goiânia-GO. Inclusive, já temos um Niva APzado com câmbio de chevas e caixa de transferência do Niva.
[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.
Beleza amigo, realmente o sistema que voces fizeram é interessante , mas no meu caso eu gostaria de manter o acoplamento elástico . Isto porque ele é um fuzível .
Dificilmente uma caixa de transmissão do niva quebra , e isso é devido a esse acoplamento.
Gostaria de saber se alguem ja fez a adaptação do cambio do chevette mantendo a originalidade da conexão cambio + caixa de transferencia com acoplamento elástico .
Estou idealizando em usar a flange dos cheveteiros para conexão da caixa de cambio do chevette no meu ap .
O problema é que ele fica mais longo em uns 5 cm e tem que afastar a caixa de transferencia para traz .
La não tem espaço só há 2 cm de folga e não queria cortar a lata .
Conhece alguem que ja fez isso , ou outra solução ?
Um abraço
Camarada, se você acha que o acoplamento elástico serve para evitar que a caixa de transferência quebre, eu diria que isso seria algo para os Caçadores de Mitos (Mythbusters) comprovarem, porque, pra mim, isso é lenda. Se fosse assim, os inúmeros Nivas que tiveram o acoplamento elástico substituído por acomplamento homocinético, que não possui amortecimento radial, teriam apresentado quebra da caixa de transferência. Ainda mais considerando que o acoplamento homocinético é bastante utilizado por aqueles que trocam o motor original pelo AP 1.8 ou 2.0, que possuem mais torque. Portanto, creio que essa não é uma verdade absoluta.
Porém, se vai optar por essa estratégia, provavelmente você precisará dos seguintes itens:
1) Uma luva de câmbio de chevette;
2) Um flange para o acoplamento homocinético.
Daí, um torneiro terá que cortar a luva do câmbio do Chevette para tirar o assento da cruzeta, e em seguida soldar o que sobrou à flange do acoplamento homocinético. Na montagem, tomar o cuidado de alinhar a caixa do Chevette com a caixa de transferência, pra evitar esforços radiais.
Quanto ao espaço entre o câmbio e a caixa de transferência, isso é fácil de resolver. Observe que o motor AP é menor que o motor original do Niva, que faz sobrar mais espaço entre o motor e o radiador. Basta então deslocar o motor alguns centímetros pra frente. Provavelmente você deve estar usando uma ventoinha elétrica. Se ela está ocupando muito espaço pode também optar por usar uma outra pela frente do radiador, onde há muito espaço também.
[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.
Tudo bem França , mas não é tão simples assim ...
Bem , ja pensei em deslocar o motor para frente , porém o diferencial vai junto com ele e bate no agregado , Lembra-se ?
A caixa seca também irá pegar na barra estabilizadora .
Até dá para fixar o diferencial de outra forma , mas aí começa a complicar ...
Por isso que estou pesquisando e aceitando soluções .