Pessoas,
Penso que aqui não seja o espaço adequado para externar as opiniões políticas, muito menos quando são carregadas de preconceitos e "achismos".
Elevando um pouco o nível das suposições, a Petrobrás já anunciou um incremento na produção do Gás Natural no Brasil. Estes investimentos seriam feitos mais adiante em função dos preços da Bolívia serem muito baixos (isso, o Brasil explora mesmo os índios!).
Em menos de dois anos teremos capacidade de suprir a demanda de Gás Natural.
Em duas frentes vejo que não há motivos para a elevação do preços do GNV (que é apenas um dos usos do Gás Natural): o primeiro está na flexibilidade de boa parte das indústrias quanto a matriz energética, ou seja, podem substituir o Gás Natural por outra fonte (principalemente elétrica). O segundo é que não é interessante politicamente aumentar nem antes nem depois das eleições. Alguns setores (como os taxistas) não podem ter o preço do Gás aumentado por pura sobrevivência.
Em uma hipótese extrema -que a rigor não há nem meio indício que ocorrerá-, teríamos um quadro de sobretaxa em outras fontes de energia para garantir o GNV em um patamar abaixo da Gasolina.
Só para lembrar. No dia em que o "índio" anunciou a nacionalização (alguém sabe a diferença para estatização?) dos hidrocarbonetos, a empresa do cara de quatro dedos, vulgo Petrobrás SA., viu suas ações valorizarem na bolsa. Isso já dá para ter uma idéia do que representa o gás da Bolívia.
[]´s,