x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 7 de 7

Calibragem dos Pneus

Minha ignorancia volta a funcionar.
    Como saber a calibragem dos pneus (seu que os originais estão no manual), principalmente para quem usa rodas 15, muda de pneu pra pneu ou existe um padrão para cada roda (15 ou 16)?
    Ainda não tinha atentado para este item, mas como ta terminando a geral das suspenções, vou mandar alinhar e balancear e a calibragem (alem de ter que ser certa sempre) é fundamental para estes procedimentos.

[]´s descalibrados

Usuário
    Entrada
    04/03/2006
    Local
    Ribeirao Preto/SP
    Agradecimentos: 0
    Marcio,

a pressão depende de vários fatores, entre eles se o pneu é radial ou convencional, a medida, o terreno que vc vai trafegar e o peso da carga que está levando.

Especifique melhor, aí fica mais fácil de ajudar.

[]´s

Na verdade pensei de uma maneira generica, tipo, minha Strada Fire tem no manual que a calibragem é de 28 libras vazia e 30 libras carregada. Sei que em Dunas tem gente que baixa a pressão, na lama tb. Mas de forma geral qual o valor? Afinal, para saber que esta baixo tem que se ter uma referencia, é justamente a dita referencia que estou atrás. O jipe ta na oficina, não da pra olhar as mediadas do pneu e não lembro (Se não me engano 255/80, ou algo proximo), mas acho que é radial, se for pra rodar no asfalto? Ah! é aro 15 e pro niva + mim (Entenda mim como 120kg).
    Vou trocar os pneus, mas ai acho que onde comprar saberam informar, esses ai já vieram no carro, acho-os muito largos.
    Espero que tenha melhorado.

Usuário Avatar de José Augusto
    Entrada
    13/03/2003
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Agradecimento: 1
    boimev,

Eta confusão , como diria o Jack estripador vamos desmembrar.

1) Quando baixamos a pressão do pneu, para andar na lama ou se aumentamos a pressão para andar em rio com pedras ou deixamos como está na rua, é uma escolha do motorista em função de facilitar o controle e/ou melhorar a condição aderência, tal procedimento não visa a integridade do pneu e portanto não existe um valor tabelado ou uma forma de se determinar pois é mais função de gosto.

2) As recomendações originais "de fabrica" visam além da segurança, a durabilidade dos pneus e desgaste de diversos componentes mecânicos. Quando alteramos muito as dimensões originais do conjunto pneu/roda, devemos ter em mente que existe um período de adaptação para determinar qual a pressão mais adequada tendo em vista a durabilidade dos pneus (pois os demais itens apesar de tb serem afetados e sofrerem com esta mudança, não há remédio), como se consegue determinar?
    O pneu deve ficar apoiado o mais uniforme possível, nem pressionando mais o centro nem mais as beradas, quanto maior o pneu menor a pressão necessária (pela física, o peso do carro não mudou, pneus maiores significam área de contato maior, portanto para que a força seja a mesma a pressão tem que ser menor; F=p*A).

Informações importantes:

1) Devemos calibrar os pneus ainda frios, pois com o aumento da temperatura a borracha se expande mais que o ar no interior do pneu, em viagens longas devemos calibrar com algumas libras a mais.

2) Todos os pneus tem umas incrições laterais que indicam, a carga máxima permitida (função da construção, número de camadas de lona, etc...), a pressão máxima admissível e a velocidade máxima permitida, se deve ser usado com ou sem camara e o tipo de construção radial ou diagonal. Normalmente pneus diagonais suportam maior carga, são mais reforçados, porem o desgaste é mais rápido, suportam velocidades menores e tem pior dirigibilidade.

Opinião pessoal, nos veículos offroad, eu prefiro pneus largos, apesar de forçar todos os componentes (como caixa de direção), acentuar o desgaste nos terminais e diminuir significativamente a vida útil dos rolamentos.

[]'s entre 8 e 25 libras no CJ5, entre 8 e 20 libras na Rural e 25 e 35 libras na Blazer. 8) 8)

Marcio, a pressão independe do aro da roda. O que importa é a área de contato do pneu com o solo e o peso (vazio ou cheio) do carro. Geralmente, independente do tipo de pneu, o que vale é a calibragem recomendada pelo fabricante do veículo. No Niva, a Lada recomenda 26 libras para os pneus dianteiros e 24 para os traseiros, seja ele radial ou diagonal. Algumas pessoas costumam calibrar com 28 na frente e 26 atrás para a direção ficar um pouco mais macia, alguns outros chegam a colocar 30 na frente, qdo o pneu é mais largo, pelo mesmo motivo exposto, mas isso provoca maior desgaste no meio do pneu. Antes eu usava pneus 205/75 R16 e usava a pressão de 30 libras pq menos do que isso a direção ficava meio dura. Com os atuais 205/75 R15 eu uso a pressão de 27 na frente e 25 atrás. Caso queira saber mais sobre o assunto pneus, eis uma boa matéria: http://www.4x4ecia.com.br/ed_154/dicas.php

Marcio,
    esta dúvida sempre existirá. Se você entrar em contato com o fabricante do pneu, solicitarão para ovcê se informar com o fabricante do carro. Por outro lado, como se informar sobre o NOSSO carro??? Principalmente quando mudamos as dimensões originais...
    Tentando ser mais objetivo:
    - em areia é fundamental o maior contato e, portanto, pressões mais baixas colaboram (próximo a 20);
    - já no asfalto, considere o que já foi dito (dirigibilidade) e sinta o carro. Calibre com aproximadamente 30 e veja se está "pulando muito". A partir disso, tente encotrar o ideal.
    - Com o tempo, analise o desgaste do pneu. Caso o centro esteja muito desgastado, você estará colocando muita pressão

Eu tenho pneus 215/80 e calibro aproximadamente 30.

Abraço

José Augusto, emtsuhako, RicardoHCS, palavras muito esclarecedoras. Certamente irei mais seguro ao calibrador.
    Agradecimentos a todos.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Pneus FINOS X LARGOS - trilhas com atoleiros e erosões
      Por Tio Eddie no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 384
      Última resposta: 07/10/2016, 07:45
    2. Respostas: 362
      Última resposta: 20/07/2010, 16:49
    3. Pneus Botta - Troque o 1º T por um S
      Por Cotrim no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 50
      Última resposta: 17/11/2009, 16:18
    4. Pneus Eterna Dúvida.....