Estou estreando hoje no fórum!! Acabei de me registrar, e escolhi postar minha primeira mensagem aqui, pois sou fissurado, fascinado, louco por Niva. Tenho o desejo de ter um, e logo. Qdo. vi o jipe pela primeira vez, em 1990 - governo Collor, lembram? - disse prá mim mesmo que um dia teria um. Pois então, o tempo passou, a vida deu muitas voltas, eu tive muitos e diversos carros, e, só agora, me vejo em condições de poder ter um Niva, que ocupará o posto de segundo carro da casa. Venho pesquisando sobre o Niva nos mais diversos sites, e tenho lido muita coisa boa, mas também muita coisa desfavorável. Mas, de qquer forma, vou comprar o meu. Quero deixar aqui o meu abraço à todos os foristas, que, espero, venham a se tornar futuros companheiros...
Compra com motor AP, pois o original é muito complicado. Tenho um 93 em bom estado, motor original e tem dado bastante probleminha. Se você é do tipo que coloca gasolina e roda sem esquentar, o original até serve. Se você não gosta muito de quebras e fica "Pe da vida" quando isto acontece, com o AP a chance de quebras é menor. Fui
Permita-me discordar de você. Que o motor original tem suas deficiências, tanto em consumo como em desempenho, é sábido por todos. No entanto, é um motor extremamente durável, e as falhas que apresenta, em geral são nos acessórios (carburador e distribuidor), que podem ser substituidos por versões de melhor desempenho/qualidade a um custo muitas vezes inferior a adaptação AP.
Acredito que um Niva que receba uma preparação adequada como por exemplo: um ligeiro rebaixamento de cabeçote, comando SOB, carburador melhor (Weber ou Solex), ignição eletrônica, velas de 4 eletrodos, bobina de alta potência, cabos de boa qualidade, você terá, sem grandes investimentos, tem um desempenho bastante próximo a um Niva AP.
Além de ser possível "parcelar" o up-grade, realizando cada serviço de acordo com a sua disponibilidade financeira. Além da "reversibilidade" e de não ter que mexer com regularização no DETRA, já é uma grande coisa.
Estou com o Christian, ainda mais de, depois de furado o radiador, ter colocado até água com gás no reservatório, esperado o ponteiro baixar pra 90º e saído esmerilhando a 5000 giros para entrar no tempo da prova de novo (perdemos "só" 5 minutos...). E o bichinho tá inteiro ainda. Taí o Emmo que não me deixa mentir sozinho...
O bicho é meio fraco, bebum, barulhento, mas que aguenta o tranco aguenta.
Caros amigos apesar de concordar que o motor original é bem forte e duradouro, nao se compara com o motor AP. So quem ja dirigiu os dois sabe a diferença. mais ou menos a de um trator para um carro. Sem falar que qualquer problema fora de uma grande cidade voce nao encontra quem conheça o motor original. Ja o AP é VW e sabemos que até mesmo os jornaleiros entendem de VW. Pode encontra peças em qualquer lugar do Brasil ou até mesmo da America do Sul, e peças novas nao usadas recondicionadas. Convenhamos comparar um AP com o motor russo fica muito dificil.
Sei que o preço nao é muito barato mas quanto à vantagens nao da nem pra comparar.
Sao tecnologias muito diferentes.
Esta é a minha opiniao pode nao ser a de todos mas eu prefiro muito mais meu Niva com o AP e jamais trocaria por um motor original com todas as adaptaçoes e melhorias.
Sergio, não é isso. O motor do niva tem tudo isso que você falou de ruim, e muito mais, mas que é macho é...
E duvido que o AP aguente, por exemplo, o que eu faço com o VAZ nos raids (quando o piloto e navegador são ruins, o motor apanha...).
Meu comentário não foi sobre desempenho, mas sim resistência.
Em tempo: o AP continua sendo um de meus sonhos de consumo... Mas só depois que engrenarmos nas provas de regularidade e não for mais preciso esmerilhar o carro pra compensar as nocegadas.
Como "Navegador NóCego MOR do Cavalcanti", posso mentir junto com ele que o motor original é valente pacas !
No meu tenho um AP 1.8 a alcool. As diferenças são evidentes, e apesar de ter sofrido um pouco com ele logo que comprei, garanto que meu motor já tinha ido pro vinagre com as 2 garrafas de água com gás que colocamos.
Companheiro Chedid, seja bem vindo, e apenas pro esta primeira mensagem vc já notou que pode contar com a gente (podemos discordar em muita coisa, mas é assim mesmo que funciona).
Caros amigos, Lembrem que o motor AP é um motor VW e que motor VW vem sendo esmerilhado a muitos anos. E com o motor AP nao precisa esmerilhar vai andar bem mais macio executando as mesmas coisas que faz esmerilhando o motor original. Pelo que estao falando preferem entrar numa competiçao com um trator ao entar com um carro. Sei que o motor do niva é valente mas nao podemos comparar nunca com um Motor de nova geraçao como nao podemos comparar um motor a diesel antigo com os motores a diesel novos como os do Troler.
Por falar nisso estarei ai em Sampa novamente dia 6 quem sabe nos encontramos desta vez.
:P