Boa noite, galera!
Meu nome é Ed, sou de Franca/SP, estou iniciando no mundo 4x4 e pra falar a verdade foi sempre um sonho pra mim ter um carro desse para passear nos finais de semana, ir pra roça, pra serra, enfim, curtir a natureza.
Leio muito e digo isso também com relação a carros. Vi vários tópicos aqui no fórum, mas como um próprio membro declarou, cada um puxa sardinha pro seu lado. Muito "fução", aprendi muitas coisas e montei alguns conceitos, mas nada que me ajudasse, por enquanto, a decidir sobre a compra de um 4x4.
Pois bem, vamos aos fatos!
Sempre vi o Niva com bons olhos. Ficava paquerando esse carrinho pela internet, vendo fotos, vídeos e comentários, mas ainda estava impossibilitado de comprar.
Agora q a situação está relativamente tranquila, resolvi fazer uma investida e já há algumas semanas estou atrás de um carrinho para comprar. Vi vários pela internet e alguns pessoalmente.
Agradei com esse aqui A Multimarcas um niva ano 93/94, com motor original e relativamente conservado.
Nunca havia dirigido um e ontem, ou melhor, ante ontem foi a primeira vez que dirigi e gostei demais. A sensação que o carro te passa é incrível. Pois bem, vamos aos relatos que me levaram a desistir da compra.
Apesar de ter ficado encantado com o carro, o mesmo tem muitos defeitinhos, que não sei até que ponto se graves ou não. O mecânico que costumo levar carros simplesmente me disse que é uma bomba, que terei "duas alegrias, uma na compra e outra na venda".
Não satisfeito, levei o carro a uma oficina que só trabalha com offroad. O cara não quis se comprometer muito. Disse que o motor não está tão ruim (o primeiro mecânico disse que está rajando).
Informei a ele que a 1.ª, 2.ª e 3.ª vibram demais, nas duas primeiras o carro chega a dar até soquinhos. O mecânico offroad disse que é a falta de alguns suportes que foram retirados da caixa de cambio, ou de outro local que eu não lembro.
Disse que o carro está 50% e que pra colocar ele em dia eu gastaria muito. Sendo assim, indicou que eu fosse atrás de Cherokee Sport V6. Nisso ele disse que o Niva é impossibilitado de fazer grandes viagens, problema que não existiria se eu adquirisse a Cherokee.
Sei lá... não tenho tanta grana pra gastar. Como tenho moto, o que pretendo desse carro são passeios leves nos finais de semana, nada de ficar subindo e descendo morros ou ficar socando ele no barro. Além disso, usá-lo durante a semana vez ou outra, quando estiver frio ou com chuva.
Estou meio sem saber o que fazer. Se procuro outro Niva, se parto para o Cherokee conforme fui orientado, ou se insisto nesse que já tenho em vista.
Realmente, andando no carro, dá para ouvir o motor surrado. Ele fuma um pouco quando é exigido. E ainda tem esses problemas do cambio, fora um detalhe ou outro que um carro de vinte anos tem para arrumar. O mecânico da oficina offroad disse que se eu fizer a troca de oleo e colocar bardhall o motor ainda dura bastante tempo.
Um detalhe que observei é que o medidor de pressão do óleo está no zero e quando o carro está em ponto morto sem acelerar acende uma luz vermelha.
Gostaria da palavra de alguém que já tá nesse mundo há algum tempo e que já tenha experiência com nivas e outros offroads.
Obrigado pela atenção.
Ed.