Postado originalmente por
J.Bacellar
Olá, Xalko.
Moro em Curitiba e também estou à caça de um Niva.
Já busquei muitas informações sobre o carro aqui no fórum e parece que há um bom mecânico especializado na cidade, se não me engano o nome é Bibe.
Estava pensando em dar uma ligada pra ele e quem sabe dar um pulo na oficina pra tirar umas dúvidas pessoalmente, já que é bem provável que ele mexa na viatura assim que conseguir uma.
Por enquanto, vou aproveitar a carona no seu tópico pra tentar sanar alguns pontos de interrogação, já que estamos em uma situação parecida. Tomara que te ajude!
(Administradores, me corrijam se estiver burlando alguma regra)
1- Motorização: Depois de levar em consideração as experiências relatadas aqui, estou na dúvida entre dois tipos de motores, o AP - 1.8 ou 2.0, carburado ou injetado - e o 1.9 diesel - geralmente atribuído ao Golf argentino como se fosse um tipo só mas achei vários modelos em uma breve pesquisa.
Imaginando um motor AP e outro 1.9 diesel, ambos bem cuidados, qual ofereceria mais em termos de custo x benefício? As peças do 1.9 são caras e difíceis de conseguir? Sempre ouço dizerem que motor à diesel dá um banho nos alimentados à gasolina/álcool. Verdade ou mito?
2- Condições gerais: Sei que um carro de vinte e poucos anos tem suas peculiaridades mas quais são os pontos cruciais? Ter uma trinca ou outra no monobloco é aceitável? Que cantos do Niva tenho que prestar atenção na hora em que for comprá-lo?
3- Custo de manutenção: Quanto, em média, gasta-se anualmente para manter um Niva? Eu sei que varia muito pelo uso mas pensemos em quase nenhuma trilha leve, pouca rodagem em cidade e algum uso em estrada, pois faço Curitiba-Rio-Curitiba de duas a três vezes ao ano.
Vale salientar que no meu caso, considero vender o meu carro atual e ter o Niva como único veículo. Como a bicicleta vem me atendendo há anos em 70% das necesidades, achei que era hora de colocar em prática um antigo, mas sempre presente, sonho.
Agradeço de antemão a paciência dos amigos. É uma decisão importante pra mim, por isso a avalanche de perguntas.