x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 32

Tópico: MACACO DA NIVA

Hybrid View

MACACO DA NIVA

Caros Amigos,
    Hoje me deparei com um problema ao qual nunca tinha me tocado. Até mesmo com meu primeiro Niva: Eu nunca tinha precisado trocar um pneu!
    Hoje quando tentei usar o tal do macaco, tive duvidas onde encaixa-lo.
    Vi que existe uma especie de haste no elevadorzinho do macaco original. Eu imaginei que ele deve se encaixar perfeitamente num quadradinho onde atualmente esta acoplado o meu estribo. Será que eu tenho que desparafusar o estribo para acoplar o maldito macaco toda vez que o pneu furar ????
    Alguém tem alguma dica de outro tipo de macaco que poderia ser usado no lugar do original (que cá entre nós é um baita trambolho !) ?
    Abraços,
    André.

André

O macaco do niva é encaixado num suporte quadrado entre a porta e o pneu traseiro, e ele funciona corretamente...nos nivas que não tem estribo.

Dá para perceber que ele não serve nos nivas que tem estribo muito longo (este é um dos motivos pelos quais o meu não tem estribo).

Solução: Comprar um macaco extra e carregar ele

Qual tipo: Ai vai depender de quantos R$ você tem.
    - Hidráulico: Perfeito, compacto, seguro (desde que seja de uma marca boa como schutz)
    problemas: Não funciona se o solo não for firme e você tem que entrar embaixo do carro para posiciona-lo corretamente (o mais próximo possível do pneu avariado, no eixo dianteiro pode ser na bandeja ou na travessa, no traseiro perto da roda) em geral há dois tipos de suporte um aberto como se fosse uma garra bem aberta e um que é só um pino redondo. Compre o do primeiro tipo por oferecer uma maior área de contato, principalmente no eixo traseiro.
    Compre com uma capacidade de carga bem grande tipo 1T e de preferência telescópico (dois estágios)
    PS. Tem que ser guardado na vertical.

- mini-jacaré, quase a mesma coisa que o hidráulico, só que dá para empurrar/puxar de baixo do carro. é bem mais pesado e mais "trambolho" tambem, em geral são chineses...

- Hi-lift - tem um curso enorme (o menor deles tem 1m de comprimento), a garra pega muito perto do chão, pode ser usado como guincho manual e esticador. Se o solo não for muito firme não é muito estável, e é super prático de usar (pode levantar o carro pelo para-choque), não precisa entrar em baixo do carro para usar. Tem que levar uma tábua de +/- 30cm de lado para aumentar a área de contato... serve para desatolar o carro ( na lama dá uma grande ajuda)...problema, relativa instabilidade e o preço...PS. Ele não foi feito para ser fixado do lado de fora do carro como alguns imaginam...

Se pudesse teria um hidráulico e um hi-lift de 1,2m, como não dá, tenho um hidrálico e o original.
    Ex Niva 91 Papai Smurf/ F100 302V8 78 Japiraca/ Veraneio 79 Zero-Um
    Atual Veraneio 87 Meneio/Zero-Dois
    Sonho Discovery LR3 HSE verde / interior bege

Outro dia estava ajeitando algumas ferramentas e peguei o macaco original e manivelei até abrir totalmente.

SURPREEEEEEESAAAAAAAAAAAAA

Ele não tem altura suficiente pra levantar meu Niva que foi elevado em 3 cm na traseira e 2 na dianteira. E ainda mais, está com pneus de diâmetro maior e amortecedor da Kombi que aumenta mais ainda o curso da suspenção. Ah, e tem estribo lateral.

Ainda não tive que trocar pneu mas já vi que se precisar vou ter que procurar (ou carregar no carro) pedaços de madeira paara auxiliar na altura.

Pra mim, por enquanto, não vale o investimento$$$$$$ em um Hi Lift ou similar.

Um amigo meu que tem uma d20 4x4 com BF33Mud tem um problema bastante peculiar....
    Com o pneu totalmente vazio o macaco hidráulico não entra embaixo do eixo. Então ele tem que andar com um toco na caçamba para subir caso o pneu fure. Quando acontece ele sobe com o pneu furado no toco para o hidráulico poder entrar no eixo ou pede ajuda pelo PX para alguém que tenha um mini-jacaré...

Pergunta a quem tem o macaco original, a alavanca de acionamento tem que ficar encaixada ao lado da bateria ou tem alguma posição mágica (sem sem logicamente tirando ela, senão a engrenagem sai do lugar , ai o bicho pega pois vai limitar o tamanho da bateria que eu queria colocar (65Ah)

Usuário Avatar de Cavalcante
    Entrada
    31/01/2005
    Local
    Mairiporã/SP
    Agradecimento: 1
    Christian, se a alavanca não estiver entortada ela fica debaixo do reservatório de água do radiador. O macaco tem um furo na base que se encaixa em um pino que fica atrás da lanterna/pisca direito. Mas só encaixa direito se a alavanca não estiver torta. Se estiver torta, o macaco fica um pouco fora de lugar. Como o meu eu só uso pra enfeite, tirei o reservatório, encaixei o bichão e coloquei o reservatório de volta .
    A solução pro cara da D-20, e pros Nivas também é um macaco hidráulico telescópico, de preferência de 3 estágios. Assim um macaco de 20 cm de altura levanta o eixo em até 60 cm.

Cavalcante,

Acho que eu precisaria de um macaco hidraulico de 4 estágios, pois acho que os 60 cm ainda não seriam suficientes pra descolar a roda do chão. Vou fazer o teste este findi e depois coloco aqui. Se der com fotos. eheh

Usuário Avatar de Cavalcante
    Entrada
    31/01/2005
    Local
    Mairiporã/SP
    Agradecimento: 1
    Que diabos de diametro de roda/pneu é esse seu????? 60 cm não dá????!!!! Pega leve...
    Do eixo traseiro, que normalmente tem o maior curso: a roda tem 16 polegadas, logo, no limite são 20 cm, menos uns 2,5 cm de diâmetro do eixo, portanto 17,5 cm de espaço para encaixar o macaco. Aí tem uns 30 cm (!!!!) de curso de suspensão, e você tem tudo o que precisa, e ainda sobram 12,5 cm de curso do macaco. É gorila pra burro!
    Quero ver as fotos, e com uma escala do lado

Vais ver. eheheheh

Grande abraço

Manfredi

Você vai colocar o macaco hidráulico, no caso da traseira, no eixo, então seu macaco precisa ter um curso de pouco menos que o Raio do pneu e não o diâmetro..., o macaco vai levantar o carro por inteiro e não depende do curso da suspensão não....

Na dianteira, ai sim o bicho pega, se vc levantar o carro pela balança o único limitante é a altura que resta entre a dita e o chão para você encaixar o macaco, pois como na traseira o carro via ser suspenso por inteiro. Se não der para encaixar, vc vai ter que levantar o Niva pelo agregado, ai sim o curso vai importar...

Se o hidráulico não servir, então só o hi-lift mesmo

D E S C U L P E M - M E.

Estava errado e subestimando minha suspenção.

Um hidraulico de 3 estágios serviu de sobra-12 cm.

Obrigado a todos.

MADEIRA !!!!!!

FALA POVO

Eu ando com 1 calço de madeira de 30 X 30 X 20 no porta mala....

uso com macaco normal.....

dá e sobra...

falow

30x30x20 cm ? Caracas, é um paralelepípedo!!! Até o macaco de carrinho de playmobil dá conta...Brincadeira. 2 cm né. É bom para aumentar a estabilidade em terrenos instáveis. a base do original é muito pequena mesmo.

Seus pneus devem ser os originais. Acho que se aumentar muito vai ter que ter um macaco alternativo...

Outro dia perguntei onde encaixava a manivela, e depois de tentar muitas opções descobri que a única que dá certo é entre a bateria e o reservatório de expansão do radiador.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem