Postado originalmente por
DieselPower
Boa tarde a todos,
Gostaria da opinião dos senhores para dois casos ocorridos nos últimos dias.
Primeiro:
Estava estacionando, de ré (ui!), morro acima. Quando tentei arrancar, uma roda traseira patinou e ela não subiu, também não forcei, visto que todas as picapes possuem esta característica (mas estava imaginando que a X por ser um SUV não apresentaria este comportamento

). Como de costume, ao perceber a roda patinando, tirei imediatamente o pé do acelerador e engatei a reduzida.
Aí vem a dúvida. Quando arranquei novamente, desta vez reduzido, ela deu diversos pulos (trancos) para trás... Bem estranho! Pelo menos, em todos os veículos 4x4 que já possui, nunca notei este comportamento na reduzida...
Fiquei com uma pulga atrás da orelha, pensando em embreagem, ou no famoso volante bi-massa. Aproveitando, ela não apresenta nenhum ruído estranho ao ligar ou desligar, inclusive já fiquei funcionando dentro da garagem para avaliar este possível barulho. Em relação a embreagem, nunca percebi ela patinando, nem mesmo quando você “cutuca” o acelerador morro acima em marchas mais altas, como comumente acontece quando a embreagem esta precisando ser trocada.
A única coisa que percebi de estranho, é um baixo/sutil ruído metálico (vibração, metal raspando em metal) que parece vir da caixa apenas quando se acelera fundo em baixa rotação, como por exemplo, em uma retomada 60-100 km/h em 5ª marcha.
Isto está tirando meu sono....
Segundo:
Quando peguei a viatura, sua lenta estava a quase 1.000 rpm e a BI sem o lacre do parafuso de débito. Com isso, podemos presumir que o antigo proprietário “deu um grau” no diesel, o que fecha com minha impressão de que ela andava mais que minha antiga
Frontier (BI original) e não perdia muito para a Triton.
Como a lenta a 1.000 rpm estava me incomodando, resolvi baixá-la para as originais 750 rpm. Peguei uma chave 10, soltei a contra-porca, e com uma fenda fui girando sentido anti-horário e baixando a lenta até o ponto começar a vibrar, em seguida apertei em girei em sentido horário até o momento em que ele estabilizou (parou a vibração), aproximadamente entre 750 e 850 rpm (put@ painel impreciso).
Precisei alterar o parafuso aproximadamente 5mm, ou seja, foram várias voltas para baixar a lenta até a rotação desejada.
Gostaria de saber daqueles que alteraram o débito, o quanto acreditam que tenham aberto para a lenta ter ficado em 1.000 rpm: ¼ volta? ½ volta? 1 volta? 1 ½ volta?
Preciso desta informação para saber o quanto ainda posso “fuçar” com segurança!!!

Vale lembrar que a bomba provavelmente nunca foi aberta (manutenção) pois os lacres originais Bosch (tinta) ainda estão presentes (com exceção ao do parafuso do débito).
Ainda, a quantidade de fumaça não é diferente de um motor original, isto que me deixa intrigado. Está andando mais que o esperado, porém não está fazendo fumaça como normalmente o Sprint faz quando com débito aumentado. Tentei inclusive, “atochar o pé” em saídas de lombada olhando pelo retrovisor, situação em que faria muuuuita fumaça se estivesse muito aberta, porém a fumaça foi pouquíssima!
Sei que para ter certeza, o correto seria colocar a BI na bancada e avaliar o fluxo, porém isto custa tempo e $$$, e alguns colegas do fórum (como o Edin) já fuçaram tanto nestes parafusos que devem saber (ou ter idéia) destas informações.
Grande abraço a todos!