Prezados Amigos,
Estou com uma Frontier em nossa oficina que chegou para verificarmos excesso de fumaça e perdendo um pouco de força, identificamos que os cilindros estavam com problema, passando óleo para admissão. Desmontamos o motor completo e de fato o motor estava com alguns problemas, retificamos o eixo virabrequim, cabeçote e cilindros, trocamos as peças necessárias e montamos o motor. Na parte de Sincronismo trocamos o kit corrente e colocamos uma marca paralela. Ao dar partida no motor verificamos que estava em estado de emergência, porém o barulho do motor está ok. Colocamos o Raster e acusou falha na posição do virabrequim, cod P0336, ai sim começou um pesadelo. Lembrando que antes de desmontar o motor não existia essa falha, pois verificamos antes de desmontar.
Verificamos a posição do volante do motor por várias vezes está ok, verificamos os sensores de posição comando e virabrequim e ok, verificamos a pressão da bomba de óleo a mesma marcou 3bar em marcha lenta e 6bar a 3000 rpm, desmontamos a distribuição e refizemos o ponto e colocamos correntes originais, sendo que confere direitinho o ponto, está ok. Verificamos continuidade dos fios, trocamos os sensores tanto do comando como do virabrequim. Em fim, a minha pergunta, como pode acusar falha posição virabrequim mesmo fazendo tudo corretamente e tendo a certeza que o ponto está nas marcas certas e coincidindo os pontos da corrente com os pontos das engrenagens e a bomba de alta bem travada. Desmontei novamente e coloquei as engrenagens velhas e continua acusando Virabrequim Fora da posição. Pode haver alguma falha que ao montar as correntes o motor sai do ponto?
Lembrando que ao dar partida o motor funciona perfeitamente, pega rápido, mas, ao acelerar ele identifica a falha de posição do virabrequim e entra em estado de emergência e corta aceleração. Passamos o osciloscópio e encontramos uma diferença mínima que acusa estar fora do ponto.
Alguém poderia dar dicas para eu solucionar esse problema? Conto com ajuda dos amigos. Obrigado!